Receita anuncia aplicativo CPF digital (CNH também)

Aplicativo disponível para Android e iPhone exibe versões digitais do CPF e também da Carteira de Motorista e é válida em todo território nacional.
Avatar de André Luiz
14/05/2020 às 19:56 | Atualizado há 4 anos
cpf digital

A Receita Federal por meio de sua secretaria anunciou hoje (14) em todo território nacional o aplicativo “CPF digital”. Criado pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Além de exibir a versão digital do documento, ele também dá acesso a CNH digital, além de notícias relevantes ao usuário.

Há mais de um ano, o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. Inclusive, durante a pandemia do Coronavírus, somente cidadãos com CPF regularizado conseguem se cadastrar para receber o auxílio de R$ 600 que o governo federal está dando para quem tem baixa renda.

O aplicativo possui versões tanto para o sistema Android como para iOS. A confirmação de legitimidade de ambos os documentos do aplicativo, são feitas através de um QR code independente entre os dois documentos.

Além das funções citadas, o aplicativo ainda conta com um chatbot que tira dúvidas ds usuários referente ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que vale lembrar que teve o prazo de entrega estendido até junho devido a Covid-19.

Como instalar o CPF Digital

Como dissemos, o aplicativo pode ter feito o download na Google Play (Android) e na App Store (iOS). Depois de instalado, sigam os passos a seguir.

  • insira seu CPF e data de nascimento;
  • aceite os termos de uso (LGPD e Marco Civil da Internet);
    • se você não tiver CNH, verá a mensagem de erro “validação biométrica indisponível” e não poderá usar o app.
  • se você tiver CNH, faça a prova de vida, que consiste em realizar uma sequência de ações (sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos);
  • tire uma selfie como autenticação biométrica;
  • crie uma senha (PIN) de quatro dígitos.

Com informações do G1 e tecnoblog

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ