Brasil irá testar vacina contra Covid-19, mas como ser escolhido?

Teste se iniciará com duas mil pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro selecionadas dentre profissionais de saúde e outros ligados ao setor.
Avatar de André Luiz
05/06/2020 às 10:42 | Atualizado há 4 anos
VAcina Covid-19

O Brasil foi um dos países selecionados para testar uma nova vacina contra o Covid-19, desenvolvida pela Universidade Oxford do Reino Unido. O país foi escolhido devido ao alto número de infectados, sendo considerado por especialistas o novo epicentro global da nova doença.

Leiam também:

Serão escolhidas duas mil pessoas para participarem dos testes, metade de São Paulo e a outra metade no Rio de Janeiro. O ensaio terá o apoio do Ministério da Saúde e será coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em São Paulo; no Rio ainda não foi divulgada a instituição responsável. Dentro de poucos dias, se dará o início o sistema de recrutamento de voluntários.

Quem participará dos testes da Vacina?

Nesse primeiro momento, às duas mil pessoas que serão escolhidas para fazerem os testes com a vacina, serão selecionados dentre profissionais com alta exposição ao vírus, como profissionais de saúde e outros setores diretamente envolvidos com hospitais, como equipes de limpeza de hospitais e motoristas de ambulância.

O ensaio clínico em questão é um teste de fase 3 (que avalia a eficácia do produto) para uma vacina criada a partir de um vírus que causa resfriado em chimpanzés. O patógeno foi alterado em laboratório e tornado incapaz de se reproduzir em humanos. O que o transforma numa vacina é o fragmento de uma proteína do novo coronavírus que é incorporada a ele e atua como antígeno: faz o sistema imune se preparar para a chegada do vírus real.

Via O Globo

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ