App promete desinstalar todos aplicativos chineses do seu Android (download APK)

Aplicativo promete desinstalar aplicativos chineses de smartphones Android completamente, mas não está disponível no Brasil. Saiba como baixar.
Avatar de André Luiz
01/06/2020 às 16:22 | Atualizado há 4 anos
App promete desinstalar todos aplicativos chineses do seu Android (download APK) 1

Que muita gente se incomoda com a China não é segredo para ninguém. Os EUA trava uma guerra em vários sentidos, desde bloqueios a empresa como no caso da Huawei, como acusando a China de ser responsável pelo coronavírus causador do Covid-19. Além disso, aplicativos chineses estão sempre envolvidos com roubo de dados, pelo menos isso poderá ser evitado. Um novo app chamado Remove China Apps promete desinstalar na hora qualquer app de origem chinesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aplicativo ajuda a identificar e remover aplicativos feitos na China a partir de seus smartphones Android e, em questão de duas semanas, tornou-se o aplicativo gratuito número um na Google Play Store na Índia. Vale lembrar que China e Índia estão em conflito há décadas.

Remove China Apps agora tem mais de 1 milhão de downloads, a maioria deles da Índia. O aplicativo em si é feito por uma startup indiana chamada OneTouch AppLabs  e sua descrição da Play Store diz que ele está “sendo desenvolvido para fins educacionais apenas para identificar o país de origem de um determinado aplicativo”. No entanto, o aplicativo só verifica aplicativos desenvolvidos na China, e ainda dá a opção de desinstalá-los de dentro do aplicativo.

Os desenvolvedores escrevem ainda na descrição do aplicativo que detectam aplicativos desenvolvidos na China com base em pesquisas de mercado. Não obstante, a JATO não garante a totalidade dos dados. O app nao está disponível na loja brasileira, somente através de um arquivo .apk. Caso tenha interesse, clique aqui para baixar.

Instalamos o aplicativo em um Motorola One Zoom e, de fato, ele reconheceu o aplicativo Mi Remote da Xiaomi e  o TikTok  como os dois aplicativos originários de desenvolvedores chineses. No entanto, ele não conseguiu incluir PUBG Mobile na lista, um aplicativo desenvolvido pela Tencent Games, com sede na China.

Aplicativo para desinstalar apps chineses não funciona em celulares… chineses

Os usuários também relatam que o aplicativo não identifica aplicativos pré-instalados em smartphones chineses e apenas leva em conta os aplicativos instalados pelos usuários da Play Store ou de qualquer loja de terceiros. Então, como você pode ver, remover aplicativos da China não é muito preciso em sua avaliação de aplicativos feitos por desenvolvedores chineses.

O aplicativo em si não exige que você crie uma conta para usá-lo. No entanto, ele coleta dados como a versão para Android do seu telefone, o número de cliques nos recursos do aplicativo, o idioma que você usa no seu dispositivo, o código de versão dos aplicativos que você está usando, o tempo no seu telefone e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Parece que os próprios desenvolvedores são muito novos, pois o Remove China Apps é o único aplicativo listado por eles na Play Store. Uma pesquisa de nome de domínio de seu site também mostra que ele tem apenas 24 dias e entrou no ar em 8 de maio.

Enquanto isso, os termos da Play Store do Google  proíbem um aplicativo de interferir com outros aplicativos em um dispositivo. Estamos incertos se essa diretriz se aplica ao Remove China Apps, mas se isso acontecer, o aplicativo pode ser removido da Play Store a qualquer momento.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ