Início » Nokia lança PureView 808 com Symbian e câmera de 41MPx, what?

Nokia lança PureView 808 com Symbian e câmera de 41MPx, what?

Por | 2 de março de 2012 às 16:16

E o prometido sucessor do Nokia N8 chegou, o novo câmera phone da empresa roda o Symbian, provavelmente o último top de linha com o sistema, e tem uma câmera de 41 Mpx. Não, não é brincadeira. Repetindo: ele tem uma câmera de 41MPx!. Ele se chama Nokia Pure View 808.

Ele usa a nova geração das famosas lentes Carls Zeiss e tem um processador single-core de 1,3GHz. Já falei aqui antes e repito que número de megapixels não é sinônimo de qualidade, mas a Nokia fez uma “gambiarra” para atingir esses 41MPx. Funciona assim: O sensor tira uma foto de 41MPx e depois faz uma imagem que junta os pixels, cada pixel gerado na realidade são 7 pixels juntados, essa técnica se chama oversampling.

A Nokia também explicou onde isso pode ajudar. Segundo a empresa, ao comprimir os pixels (7 para 1), esses pixels que na realidade são 7 obviamente tem muito mais detalhes o que garante melhor contraste e nitidez. Outra possibilidade é a questão do ZOOM. Há muito se reclama da ausência de zoom óptico nos celulares o que faz os usuários perderem muitas fotos distantes. Agora imagine tirar uma foto de 41 Megapixels, por menor e mais invísivel que determinada cena esteja devido a distância que foi tirada, com uma foto desse tamanho você poderá facilmente ser recortada, reenquadrada e redimensionada para expor esses detalhes invisíveis, e isso sem perder qualidade já que mesmo recortada ela provavelmente ainda ficará com resolução alta. Notaram que não foi exagero nenhum da Nokia colocar uma câmera com sensor real de 41 MPx. Ela não está preocupada em fazer fotos gigantes e sim dar possibilidades de se trabalhar com essas imagens. Ele também faz vídeos, são em fullHD e segundo a Nokia o áudio captado por ele tem qualidade de CD. Outro detalhe importante é que ele possui flash de Xenon.

Ah esqueci, ele também é um celular. Nessa parte não tem muita novidade. Processador de 1,3GHz, tela de AMOLED de 4 polegadas com resolução nHD (640 x 360), 512 de RAM e o sistema? não é o Windows Phone, ele roda o Symbian, quer dizer, o Nokia Belle. Segundo a Microsoft a Nokia estava trabalhando nesse sensor antes da parceria e que eles já estão trabalhando para migrar o sensor também para os aparelhos com sistema Microsoftiano.

Com informações Gizmodo e Gsmarena

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
Galaxy S20 frente

Telas 120 Hz vs 90 Hz vs 60 HZ: faz diferença no Galaxy S20 e Mi 10? Vejam o vídeo

por Comparativo
Um dos principais recursos que a Samsung trouxe nos novos smartphones da linha Galaxy S20, foram as telas que possuem ...
Leia Mais
galaxy S20 vs Xiaomi mi 10

Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10: qual o melhor smartphone para jogos?

por Comparativo
De um lado temos a Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo; do outro, a Xiaomi, uma gigante chinesa conhecida ...
Leia Mais
10 coisas essenciais para quem mudou do Android para o iOS (guia)

10 coisas essenciais para quem mudou do Android para o iOS (guia)

por Especial
Você é um ex-usuário do Android que acabou de migrar para um iPhone (iOS)? Sabemos que a adaptação não é ...
Leia Mais
galaxy S20 vs Xiaomi mi 10

Xiaomi Mi 10 vs Galaxy S20? Veja qual o melhor em tudo

por Comparativo, Noticias
A Xiaomi anunciou hoje o Xiaomi Mi 10 e o Mi 10 Pro. Convenientemente, o lançamento acontece dois dias depois ...
Leia Mais
Galaxy S20 vs Mi Note 10: com os mesmos 108 MP o S20 é muito melhor

Galaxy S20 vs Mi Note 10: com os mesmos 108 MP o S20 é muito melhor

por Comparativo, Especial
No ano passado, a Samsung em parceria com a Xiaomi anunciou o sensor ISOCELL Bright HMX de 108 MP. Logo ...
Leia Mais