Início » Noticias » Nokia dá mais detalhes do 808 PureView e explica porque Symbian e não Windows Phone 7

Nokia dá mais detalhes do 808 PureView e explica porque Symbian e não Windows Phone 7

Por | 24 de julho de 2012 às 21:05
Nokia_808_pureview_2

O Nokia 808 PureView, que está a venda desde semana passada por 2 mil Reais, também foi uma das atrações que a Nokia mostrou hoje juntamente com o Lumia 900. Durante o evento foi mostrado mais detalhes do aparelho e algumas explicações sobre a tecnologia PureView. Foi enfatizado que o PureView é todo o conjunto de tecnologias que a Nokia usou – em parceria com a Carl Zeiss –  no 808 PureView. É o conjunto de lentes, software e algoritmos usados pelos engenheiros de imagem das empresas.

Nokia_808_pureview

O gerente de produtos e portfólio Vinícius Costa, explicou que a tecnologia começou a ser desenvolvida 5 anos atrás pelos engenheiros da empresa. Ela foi baseada na mesma tecnologia usada em satélites e é semelhante ao que o Google faz com o Maps. Desde o começo o objetivo não era a quantidade de pixels produzida, mas sim a qualidade deles.

Outro detalhe, bem explicado por sinal, e que gera muita controversa foi se a câmera realmente produz imagens de 41 Megapixels ou é feito por interpolação, assim como aparelhos xing-lings. Ele enfatizou: a câmera do 808 não utiliza interpolação, os 41 Megapixels são realmente verdadeiros. Na realidade as fotos ficam com 38 Megapixels no caso da proporção 4:3 ou 34 Megapixels no caso da proporção de 16:9. Porque então 41? simples, em ambas as proporções sempre sobram espaços ou acima e abaixo (4:3) ou nas laterais (16:9). Os 41 Megapixels são referentes a todo espaço juntando as duas proporções, desse modo não é preciso fazer “gambiarras” como interpolações, é tudo por conta da lente.

Nokia_808_pureview_2

A câmera do 808 PureView pode ser utilizada de dois modos: no comum onde a imagem é produzida com 5 Megapixels ou resoluções maiores (até 41 Megapixels). A tecnologia por trás do PureView cria um oversampling de pixels, ou seja, condensa sete pixels em apenas um, oferecendo muito mais brilho e qualidade em cada um deles. Outro aspecto que faz toda a diferença é o potente flash Xenon embutido.

Mesmo tirando fotos na resolução máxima, elas são salvas assim – o que deixa os arquivos gigantescos. Sendo assim, o usuário pode dar o Zoom  nas imagens posteriormente gerando imagens com resoluções menores já que serão recortadas, mas com uma riqueza de detalhes extraordinária. Tudo por ser compartilhado por e-mail ou redes sociais, o menu de funções também é muito rápido e prático, ponto para o Symbian.

[nggallery id=9]

E agora a pergunta que não quer calar: se o Nokia 808 PureView é tão bom, porque usar o velho Symbian ao invés do atual queridinho Windows phone? Simples. Como dito anteriormente, a tecnologia PureView começou a ser desenvolvida 5 anos atrás em um tempo que o Symbian era o sistema principal da Nokia e nem se imaginava sobre esse tal de Windows phone. E como a tecnologia é uma junção de lentes, algoritmos e sistema, ele nasceu grudado ao Symbian.

Nesse momento, os engenheiros da Nokia já está portando toda a tecnologia PureView para o Windows Phone e em breve teremos um com câmera PureView, obviamente já com o Windows Phone 8. Será finalmente essa a salvação da Nokia? veremos…

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook? Mitos e verdades

por Dicas de tecnologia
Como saber quem visitou meu perfil no facebook? Se você procura pela resposta a essa pergunta, acredite, você não está ...
Leia Mais
celular pegando fogo celular explode

Porque telefones celulares explodem? Vejam 4 motivos

por Especial
De tempos em tempos vemos relatos de smartphones que explodem nas notícias. E, embora esses acidentes sejam incrivelmente raros, eles ...
Leia Mais
Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

por Especial
Nos últimos 5 anos, a velocidade de carregamento sem fio aumentou de cerca de 5 watts para 10 ou 15 ...
Leia Mais
baixar videos no celular

Como baixar filmes no celular de graça: 5 maneiras

por Dicas de tecnologia
Assistir filmes no celular é uma das facilidades que temos hoje em dia e, consequentemente, saber como baixar filmes no celular ...
Leia Mais
cancelar planos e promoces oi

Cancelar Oi: veja como cancelar planos e promoções (2020)

por Dicas de tecnologia
Veja como cancelar qualquer plano da Oi facilmente com nosso passo a passo para solicitar o cancelamento através de meios ...
Leia Mais