Nokia 9 Pureview tem 5 câmeras e pode revolucionar ou decepcionar. Entenda como funcionam.

Nokia oficializa o Nokia 9 Pureview com 5 câmeras traseiras. Entendam o funcionamento de todas as 5 câmeras.
Por
25 de fevereiro de 2019 às 7h42 - Atualização: 25/02/2019

A HMD Global tem um novo carro-chefe da Nokia, e pode ser o telefone mais ambicioso da empresa: o Nokia 9 PureView. Ele possui 5 câmeras de última geração. Pelo menos na quantidade, ela já é a primeira. Diferente do que pensávamos, a ideia é diferente de tudo o que há hoje.

Desde que a HMD assumiu o negócio de telefones celulares da marca Nokia em 2016, ressuscitando a empresa, esse talvez seja o mais importante projeto da empresa. Embora até então ela tenha lançado bons smartphones, nada de realmente novo tinha vindo da empresa, até agora. É a primeira vez que estamos vendo o DNA da Nokia desde o ressurgimento.

Leiam também | Review Nokia X6: : a gigante está de volta?

Há ainda muito a descobrir sobre o Nokia 9 Pureview. Ao contrário dos recentes lançamentos de empresas como a Samsung e seu Galaxy S10 e LG e seu V40, a Nokia não apostou em diferente tipos de lentes para suas 5 câmeras.

Diferente do que pensávamos, não há uma lente grande-angular nem uma lente telefoto. As especificões das câmeras do Nokia 9 Pureview são iguais: cada sensor possui os mesmos 12 MP e abertura de f / 1.8. Mas apenas duas dessas cinco câmeras fotografam em cores, já que as outras três são monocromáticas. Vale notar que todas as lentes são assinadas pela parceira Zeiss.

Ao tirar uma foto, todas as 5 câmeras do Nokia 9 Pureview são ativadas

Sempre que você pressiona o botão do obturador, todas as cinco câmeras fotografam diferentes exposições ao mesmo tempo, que então são mescladas em uma única foto ultra detalhada.

Dependendo da composição da cena, a Nokia diz que câmeras individuais podem até fotografar várias exposições por conta própria para adicionar ainda mais dados à imagem final. O resultado – pelo menos em teoria – é uma câmera de smartphone que oferece novos níveis de detalhe e cor. Sem contar a possibilidade incrível de melhorar o alcance dinâmico das fotografias.

Como se poderia esperar de ver um dispositivo com tantas câmeras, a Nokia fez uma parceria com a Light, que ficou famosa por fazer uma câmera compacta com 16 câmeras.

A Nokia está usando um chip chamado “Lux capacitor” da LIght para gerenciar seus sistema de câmeras. Segundo a fabricantes, graças a essas tecnologia (chip + lentes) os dispositivos conseguem entregar imagens com qualidade de DSLR mesmo sendo compactos. Eles conseguem captar até 10x  mais detalhes que câmeras comuns.

Porém, os reviews da câmera L16 da Light que possui esse chip e 16 câmeras, são medíocres no geral. Editores reclamaram muito da qualidade das fotografias bem como do custo.

10 segundos para processar uma imagem

Segundo o pessoal do TheVerge que testaram um protótipo do Nokia 9 Pureview, as fotos realmente estavam impressionantes mesmo com iluminação pouco favorável. Mas eles reclamaram da versatilidade da câmera, e eu concordo.

A ideia de tirar uma foto com um smartphone é a capacidade de ter várias possibilidades de fotografia dentro do bolso, sem ter que carregar uma câmera e várias lentes para diversas situações. A ideia de ter várias câmeras em um celular sempre foi essa: ter um conjunto completo de lentes nas mãos. Mas o Nokia 9 PureView oferece apenas uma distância focal única, o que me entristeceu.

Foto tirada pelo Nokia 9 Pureview
Foto tirada pelo Nokia 9 Pureview. Crédito Tom’s Guide
Foto tirada pelo Nokia 9 Pureview
Foto tirada pelo Nokia 9 Pureview. Crédito Tom’s Guide

Outro problema citado por eles, é o tempo de processamento. Imaginem como deve ser difícil o processamento de fotos de 5 câmeras ao mesmo tempo. O tempo foi de cerca de 10 segundos para processar uma foto, uma vez que ela foi tirada, e depois mais alguns segundos para carregar totalmente o resultado final em resolução total no aplicativo de fotos. Porém a unidade testada era um protótipo e estava trabalhando somente em RAW, a Nokia diz que esse recurso é opcional e imagens JPEGs comuns são mais fáceis de serem processadas.

A Nokia também está se unindo à Adobe para o Nokia 9. O Lightroom virá pré-instalado no dispositivo, e as duas empresas estão desenvolvendo presets do Lightroom especificamente ajustados para as lentes do Nokia 9 PureView. Lembrando que a Adobe fez parceria semelhante com a Samsung para o Galaxy S10.

Nokia 9 Pureview é o melhor telefone da nova Nokia

Enquanto a câmera é, obviamente, a estrela do show, o resto do Nokia 9 PureView ainda é considerado um topo de linha, mas do ano passado.

Ele compete em hardware com smartphones do ano passado como o Pixel 3 e ao Galaxy S9, que usam o mesmo processador Snapdragon 845, diferente dos smartphones de 2019 que estão com o Snapdragon 855.

Leiam também | Saibam tudo sobre o Snadpragon 855

Para completar ele possui 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e impermeabilização IP67. O display em si é um painel OLED com resolução 2K de 5,99 polegadas sem notch e Gorilla Glass na frente e atrás. A bateria tem 3.320 mAh. Ah, ele não tem entrada para fone de ouvido

Nokia 9 Pureview – Ficha técnica

  • Processador: Snapdragon 845
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Tela: OLED com resolução 2K de 5,99 polegadas
  • Bateria: 3.320 mAh
  • Software: Android 9 Pie (Android One)
  • Câmera traseira: 5 sensores de 12 MP com abertura f / 1.8 (3 monocromáticos e 2 coloridos), TOF camera
  • Câmera frontal: 20 MP

A HMD Mobile anunciou que o Nokia 9 PureView estará disponível a partir de março. O preço dependerá do mercado, mas será vendido nos EUA por US $ 699 (~R$ 2.619).

Matérias relacionadas

3 respostas para “Nokia 9 Pureview tem 5 câmeras e pode revolucionar ou decepcionar. Entenda como funcionam.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *