Início » Noticias » Fim de uma era: Nokia 808 foi o último Symbian da história. Morte oficializada.

Fim de uma era: Nokia 808 foi o último Symbian da história. Morte oficializada.

Por | 28 de fevereiro de 2014 às 15:20

Agora é oficial: O Symbian está morto! A Nokia hoje pela manhã, divulgou os resultados do último trimestre de 2012 e aproveitou para falar um pouco do futuro da companhia. A partir de agora, ela apenas vai produzir aparelhos com Windows Phone, que venderam mais de 4,5 milhões de unidades só no último trimestre de 2013 e decretou oficialmente, o fim do Symbian.

“Durante a transição para o Windows Phone em 2012, nós continuamos produzindo aparelhos com Symbian” escreveu a companhia. “O Nokia 808 PureView, um aparelho que demostra nossas capacidades de imagem e que veio ao mercado no meio de 2012, será o último aparelho com Symbian da Nokia”

Nokia 808 PureView
Nokia 808 PureView

O Nokia 808 PureView vendeu 2,2 milhões de unidades, no último trimestre de 2012, menos da metade da venda do Lumia, com Windows Phone. Ao que tudo indica, os planos da Nokia em abandonar de vez o Symbian e partir para o Windows Phone estão dando certo, parte pelas baixas vendas dos aparelhos com Symbian e parte pela expansão e aceitação do Windows Phone no mercado.

Nota do editor-chefe André

É triste ouvir isso. Assim como eu, muitos outros amigos blogueiros da área mobile só começaram a “carreira” graças ao Symbian. O próprio tekimobile surgiu como repositório de dicas para o Symbian lá no começo de 2009. Coincidentemente, depois de 4 anos, essa semana desativei um dos meus primeiro blogs, o S60aplicativos, justamente por não ter o que falar e ter audiência insignificante.

fim do symbian
Descanse em paz Symbian

Meu ingresso no mundo dos smartphones aconteceu 8 anos atrás com o Nokia N70. Nessa época ninguém sequer ameaçava a Nokia e seu Symbian. O mais próximo que tínhamos de qualidade e usabilidade era a linha Palm. Depois passei para um 6680 e N73. Dai em 2007 teve início a era dos “câmeras phones” iniciada com o chamado “computador de mão” N95, obviamente logo comprei um. Depois dele ganhei da Nokia um N97, mas esse foi o pior smartphone que já tive, e depois abandonei de vez o sistema.

Mas tudo que começa tem que ter um fim. Ainda o considero o sistema mais bem sucedido da história, ele inventou o conceito de smartphone que temos hoje em termos de funcionalidades, já que em termos de design foi o iPhone. Atualmente o Android é o principal sistema que existe, o mais completo, mas a verdade tem que ser dita: o Android não revolucionou nada, ele apenas melhorou as coisas. O Google pegou o melhor de dois mundos: funcionalidades do Symbian com interface do iPhone.

Symbian: descanse em paz. Agora só resta a Nokia apostar todas as suas fichas no Windows Phone 8. A permanência no mundo dos smartphones depende disso. Que a força esteja contigo Nokia!

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
google camera samsung

Como instalar a Google Camera em QUALQUER Samsung

por Dicas de tecnologia
A GCam ou Google Camera, quando instalada em smartphones da Samsung melhoram muito a qualidade da imagem na maioria dos ...
Leia Mais
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook? Mitos e verdades

por Dicas de tecnologia
Como saber quem visitou meu perfil no facebook? Se você procura pela resposta a essa pergunta, acredite, você não está ...
Leia Mais
celular pegando fogo celular explode

Porque telefones celulares explodem? Vejam 4 motivos

por Especial
De tempos em tempos vemos relatos de smartphones que explodem nas notícias. E, embora esses acidentes sejam incrivelmente raros, eles ...
Leia Mais
Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

por Especial
Nos últimos 5 anos, a velocidade de carregamento sem fio aumentou de cerca de 5 watts para 10 ou 15 ...
Leia Mais
baixar videos no celular

Como baixar filmes no celular de graça: 5 maneiras

por Dicas de tecnologia
Assistir filmes no celular é uma das facilidades que temos hoje em dia e, consequentemente, saber como baixar filmes no celular ...
Leia Mais