Nokia 8 é lançado: poderoso e deve vir para o Brasil! Nokia retornando ao trono?

Por | 16 de agosto de 2017 às 6h27
nokia 8 destaque

E finalmente o Nokia 8 foi oficialmente lançado. O topo de linha da empresa chega com hardware poderoso, câmera dupla com lentes Carl Zeiss e tela de 5,3 polegadas 2K. Trás ainda som Surround estéreo, câmera dupla e sistema de captação de áudio em 3D.

Todos os rumores se confirmaram. O Nokia 8 tem processador Snapdragon 835 e várias versões que variam de 4 ou 6 GB de RAM ou 64 ou 128 GB de armazenamento interno, e sim, o slot para micro SD está lá firme e forte. A tela IPS LCD é de 5,3 polegadas, com resolução de 2560×1440 pixels e proteção Gorilla Glass 5. O ponto fraco na parte de hardware fica por conta de sua bateria que tem apenas 3.090 mAh.

Ele trás um design bem tradicional composto de aluminio na parte traseira, mas um aluminio polido que o torna quase um espelho. Outro fato que nos deixou triste foi sua proteção. Todos aguardavam um top de linha com certificação IP68 como no Galaxy S8 ou LG G6. Porém, o Nokia 8 vem com a certificação IP54, ou seja, ele tem proteção limitada contra poeira e resiste a espirros de água, mas não pode ser submerso. A Nokia manteve a entrada de fones de ouvido de 3,5 mm e colocou um leitor de impressões digitais na parte frontal, que também conta com botões capacitivos de voltar e aplicativos recentes.

Nokia 8 – Câmera de respeito, seguindo a tradição

A câmera é algo que muitos aguardavam. A Nokia já havia anunciado sua parceria antiga com a Carl Zeiss, graças a essa parceria a Nokia sempre foi sinônimo de boas câmeras. Além da marca Zeiss estampada na traseira, a Carlz Zeiss forneceu a Nokia duas lentes com abertura f/2,0 na traseira, mas elas não servem para dar zoom — um dos sensores de 13 megapixels é colorido, e o outro é monocromático, o que pode melhorar a qualidade das fotografias, especialmente em condições de baixa iluminação. Essa combinação também compensa a abertura pequena frente a concorrência que já está na casa dos f/1.8 ou f/1.7 como na Samsung.

nokia 8 camera

As imagens demonstradas pela empresa durante a conferência realmente são impressionantes, demonstrando uma ótima supressão de ruídos em ambientes noturnos e belas imagens monocromáticas, o que caso usado corretamente causa um efeito bem marcante. Mas eventos são… eventos. Vamos ver como se comportará ao vivo quando o testarmos.

A câmera frontal também parece uma boa opção para quem curte tirar muitas selfies durante o dia ou a noite, contando com os mesmos 13 megapixels e abertura f/2.0, além de lentes grande-angulares para que mais pessoas caibam na cena sem a necessidade de uso de acessórios como o “pau de selfie”. Novamente, precisamos esperar pelos testes para ver como o Nokia 8 se sai nas selfies.

A linha Lumia da Nokia é famosa até hoje por ter um dos melhores softwares de câmeras já feito. No Nokia 8, ele trás algumas novidades interessantes, mas não tão inéditas.. Há a possibilidade de usar tanto a câmera frontal quanto os sensores traseiros ao mesmo tempo, algo chamado pela empresa de Dual-Sight – algo já usado pela Samsung há algum tempo. Temos ainda opção de streaming direto para Facebook e YouTube (também usado por outras marcas) o que deve agradar ao crescente mercado de produtores de conteúdo.

A maior novidade que achei foi com respeito a captação de áudio. É possível gravar áudio em 360° graças à tecnologia chamada de OZO Audio, sendo a mesma usada pela Nokia em sua poderosa câmera OZO. O Nokia 8 possui 3 microfones para tal fim.

Outra novidades em software fica por conta de uma tecnologia de tela polarizada para conseguir pretos mais profundos, é na verdade igual ao ClearBlack da linha Lumia, porém esse nome pertence a Microsoft agora. A outra novidade é a presença de certificação Dolby Atmos para o sistema de áudio.

Nokia 8: Preço e será que vem ao Brasil?

nokia 8 cores

O novo top de linha da Nokia começa a ser vendido já em Setembro, sendo fixado um valor de 599 euros para sua versão com 4 GB de RAM e 64 GB de espaço para o armazenamento interno. Já a versão mais parruda com 6 GB de RAM e 128 GB de espaço interno não teve o preço divulgado.

O Nokia 8 poderá ser encontrado inicialmente nas cores Polished Blue, Polished Copper, Steel e Tempered Blue. E o Brasil? Nada oficial, mas foi dito que sua comercialização chegaria na Europa e América do Sul. Sendo o Brasil o maior mercado do continente sulamericano, provavelmente ele chegue aqui para nossa alegria.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *