Início » Especial » Motorola One Action: o que achamos da tal “câmera de ação”

Motorola One Action: o que achamos da tal “câmera de ação”

Confiram nossas primeiras impressões da suposta câmera de ação que a Motorola colocou no Motorola One Action.
Por
20 de agosto de 2019 às 4h31 - Atualização: 20/08/2019

A Motorola anunciou recentemente o Motorola One Action, novo smartphone da série One. Como a própria empresa nos disse no lançamento, o intuito da linha é trazer coisas novas sem o compromisso de vender igual a um Moto G. De fato, se tratando de algo novo, a Motorola acertou em cheio com sua nova “câmera de ação“.

Ao invés de se preocupar em como ter a melhor ficha técnica que o concorrente, a Motorola fez algo que muitos pedem no mundo da tecnologia, trazer algo ímpar, algo diferente de tudo o que a concorrência tem. A câmera de ação do Motorola Action é algo que nunca nenhuma fabricante havia pensado, e, se analisarmos bem, é uma coisa tão simples que pensamos: como nunca ninguém pensou nisso?

O que é a câmera de ação do Motorola Action

O nome remete as câmeras fabricadas pela GoPro, câmera que são feitas para filmar cenas de esportes radicais, natureza em movimento, etc. Normalmente, essas câmeras são usadas sempre acopladas a um acessórios, como um pau de selfie, por exemplo. Com isso, o usuário pode usar ela somente com uma mão, segurando o acessório na vertical garantindo uma estabilidade nos movimentos. Em um celular, é impossível fazer isso, pois, para filmar no formato tradicional de filmes, na horizontal, obrigatoriamente é necessário usar às duas mãos.

MOTOROLA ONE ACTION CAMERAS

Mas, com um simples projeto de hardware, a Motorola conseguiu acabar com esses problemas. A empresa colocou o sensor de sua câmera de ação – a primeira de cima para baixo – com uma defasagem de 90 graus em relação as outras. Isso significa que, quando você segura o celular com uma mão na vertical – do modo que você segura um pau de selfie – a câmera fica na horizontal, filmando assim no formato tradicional. Simples e funcional.

Outro aspecto de uma câmera de ação, é o grande ângulo de visão, priorizando sempre o cenário atrás do assunto sendo filmado. A Motorola então colocou um sensor ultrawide de 117 graus, deixando ainda mais parecido com uma câmera de ação. Isso não é novidade, smartphones como o o Galaxy S10 e alguns da linha A possuem um ângulo até maior, mas a ideia é ter isso segurando o celular na vertical, é inédito.

Mas ai, a câmera do Motorola One Action é realmente boa e útil?

O sensor da câmera de ação possui 16 MP e ângulo de abertura de f/2.0. Lembrando que a ideia da Motorola, repetindo: não é ter a melhor câmera do mundo, e sim servir para o propósito de ser de ação. A qualidade da câmera em si, é boa para o padrão intermediário, considerando os sensores utlrawide do mercado. Abaixo algumas fotos tiradas durante o dia.

No propósito que ela se propõe, realmente a Motorola acertou. O fato de somente existir ele no mercado, a função de ser uma câmera de ação foi acertada.

Segurar um celular de pé, na vertical, é algo automático. Tanto que o Instagram foi feito para tirar fotos nessa posição, e hoje estamos falando da segunda maior rede social do mundo.

Abaixo nosso um trecho de vídeo filmado com ela.

Por outro lado, produzir um vídeo para o YouTube ou mesmo para mostrar para alguém, sempre exigiu estar na horizontal. A ideia de unir esses dois aspectos é uma excelente ideia.

Falando de qualidade, eu, particularmente, achei bem aceitável a qualidade da câmera do Motorola One Action.

A câmera frontal do Motorola Action é, basicamente, a mesma do One Vision. Ela mantém os recursos de fundo desfocado bem como mudar as cores.

Motorola One Action – ficha técnica

  • Chipset: Samsung Exynos 9609 (Octa-core 2,2 GHz);
  • RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB UFS;
  • Tela: 6,3 polegadas full HD+, IPS formato 21:9;
  • Câmera traseira: tripla:
    • Primária: 12 MP, f/1.8;
    • Secundária: 16 MP, f/2.2 ultrawide 117° (câmera de ação);
    • Terciária: 5 MP f/2.2 para efeito de desfoque;
  • Câmera frontal:
  • Bateria: 3.500 mAh
Matérias relacionadas

Deixe uma resposta