Moto Z3 Play vs Moto G6 Plus: qual comprar?

A Motorola lançou recentemente dois membros de suas principais famílias de smartphones: o Moto G6 Plus, o mais potente da linha intermediária e o Moto Z3 Play, aparelho intermediário premium, acima do Moto G6 Plus. O problema é que ambos são semelhantes em vários aspectos, porém a diferença de preço é grande. Qual será que vale a pena? Vejam nosso comparativo do Moto Z3 Play vs Moto G6 Plus.

Leiam tambémReview Moto G6 Plus, ainda o queridinho do Brasil?

É bom frisar que, obviamente, o Moto Z3 Play é superior na maioria dos aspectos. O motivo do comparativo é analisar se essas melhoras fazem tanta diferença assim, para justificar a diferença de R$ 600 no preço. Ou se o G6 Plus consegue fazer tudo o que o Moto Z3 Play custando bem mais barato.

Moto Z3 Play vs Moto G6 Plus – Design e construção

A principal diferença entre o Moto Z3 Play vs Moto G6 Plus, provavelmente é na construção e no desenho. Na traseira ambos compartilham o vidro, um downgrade em relação as suas versões anteriores que eram de metal. Mas no Moto G6 Plus é mais refinado.

Temos um vodro com efeito 3D e ainda curvas acentuadas na lateral que garante um melhor encaixe na mão. Ele é mais fácil e confortável de usar. O Moto Z3 Play é um vidro reto. O motivo é o encaixe dos Moto Snaps.

Porém na lateral, o Moto Z3 Play se sobressai pois usa metal enquanto o Moto G6 Plus é mais frágil ao usar plástico no aro.

Além disso, na parte frontal, o Moto G6 Plus é um pouco estranho já que na parte inferior tem um sensor estreito para caber o estranho logo gigante da Moto. Um erro de design. Já o Moto Z3 Play, embora também tenha o logo, a borda inferior é menor pois o leitor biométrico foi para a lateral.

Ponto para o Z3 Play por ser mais resistente. A questão estética se divide na traseira o G6 Plus e na frente o Z3 Play, mas gosto é gosto.

Moto Z3 Play vs Moto G6 Plus – Tela

Temos aqui duas telas praticamente do mesmo tamanho. 6,01 polegadas no Z3 e 5,9 no G6 Plus. Na prática a diferença é  nula, não dá para perceber.

Mas na qualidade a história é outra. Temos aqui uma tela de Super AMOLED que tem uma excelente qualidade no Moto Z3 Play. A tela do Moto G6 Plus também é boa, mas mesmo sendo de IPS achei um pouco opaca as cores sendo que, normalmente, tende a ficar em tons frios.

Dá para melhorar nas configurações, mas nesse confronto entre Moto Z3 lay vs Moto G6 Plus, no quesito tela, a superioridade do modelo mais caro é evidente. O preto é profundo e o brilho é bem mais forte. Em um dia ensolarado, no Moto Z3 Play o usuário não terá problemas, mas no Moto G6 Plus terá um pouco de dificuldade. Ponto para o Z3 Play.

HMoto Z3 Play vs Moto G6 Plus – Hardware e desempenho

O Moto Z3 Play vem com o SoC Snapdragon 636, enquanto o Moto G6 Plus vem com o antecessor: o Snapdragon 630.

Tecnicamente falando o 636 é mais avançado. Ele utiliza núcleos Kyro 260, mais moderno que os Cortex A53 da ARM. Eles oferecem até 40% a mais de perfomance que o A53 e, teoricamente, o mesmo consumo energético. Além disso, a GPU Adreno 509 é ligeiramente melhor que a 508.

No Antutu dá para notar, pois a pontuação realmente fica em torno de 40% superior ao 630. Na execução de jogos também dá para perceber um pouco mais de fluidez e carregamento mais rápido.

Tudo isso é tecnicamente falando, mas e na prática, faz diferença? Em 90% dos casos não. A velocidade, multitarefa e outras tarefas básicas não haverá diferenças. Em jogos, também não vai fazer tanta diferença, embora melhor, o Z3 Play assim como o Moto G6 Plus não são focados nisso. Isso é foco de topo de linha.

Mas dentro da parte de hardware, há alguns fatores que pesam mais em prol do Moto G6 Plus.

O primeiro é a bandeja que não é hibrida. Dá para usar dois SIM Cards e um cartão de memória. No Z3 Play não, o usuário tem que escolher.

O segundo ponto é a saída de fone de ouvido. A Motorola tirou do Z3 Play, enquanto no G6 Plus está presente. Esses são dois fatores que eu acho mais importante que a diferença minima de desempenho na prática.

Do lado do Moto Z3 Play há os snaps. Eu particularmente acho bem legal eles, porém não são baratos. Mas quem quer esses upgrades, ou já possui snaps e não quer perder. Isso também vai pesar.

Moto Z3 Play vs Moto G6 Plus – Bateria

A bateria do Moto G6 Plus é maior: são 3.200 mAh contra 3.000 mAh do Z3 Play. Ambos possuem carregador Turbo Power. O carregamento é igual.

A linha Z Play pe conhecida pelo seu desempenho energético, e o Z3 mantém a fama. Mesmo com uma bateria menor ele foi melhor em todos nossos testes.

No uso cotidiano, no  meu dia de trabalho. Ambos aguentam sem problema um dia todo mesmo em um uso pesado. Mas o Z3 Play, no geral, consegue um desempenho melhor. No mesmo dia de trabalho meu, fazendo tudo igual, as 7 da noite o G6 Plus chegou com 14% de bateria, enquanto o Moto Z3 Play estava com 32%.

No teste de tela, colocando os dois aparelhos para reproduzir vídeos sem parar, com brilho no máximo e todas as conexões ativas. O Moto Z3 Play fez 8:30 minuto, contra apenas 4:46 do Moto G6 Plus. Ai vemos como uma tela de AMOLED faz diferença, são 80% a mais de bateria.

Câmera

Ele possuem um conjunto semelhante de câmeras: Dois sensores, sendo um de 12 MP com abertura de f1.7 e o outro de 5 MP com abertura f2.2.

No geral, os resultados são muito semelhantes com luz boa. NMas em baixa luz, o Z3 Play é melhor. Mas não na qualidade do sensor, já que é o mesmo. Mas pelo fato do Z3 Play tem PDAF, a laser enquanto o G6 Plus só tem o tradicional foco por constraste.

O foco a laser ém muito mais rápido, por isso fotos a noite ficam melhores, pois normalmente no G6 você precisa ficar sem se mexer e esperar ele focar. Como no Z3 Play o processo é bem mais rápido, na maioria dos casos as fotos sairão melhor com puca luz.

Já na câmera frontal a diferença é mais gritante. Embora ambos possuam 8 MP, o Z3 Play tem abertura maior, f2.0 vs f2.2. Durante o dia a história se repete, as fotos ficam semelhantes, pouca coisa mais detalhadano Z3. Mas com pouca luz,  nem precisa se a noite, o Z3 Play se sai muito melhor. O G6 Plus tenta corrigir a ausência de luz por software, e as imagens no geral ficam lavadas e sem detalhes.

Mesmo o G6 Plus tendo flash frontal, o recurso de flash utilizando o brilho na tela do Moto Z3 Play se mostra mais eficiente. Pois no G6 Plus a foto fica com tonalidade estranha, já no Z3 Play fica mais natural e com mais detalhes.

Na gravação de vídeo a qualidade é a mesma, porém a estabilização do Z3 Play também é melhor.

Som

Na parte sonora, nenhum deles tem saída estéreo. Mas o Moto G6 Plus é melhor. O som é mais alto, com graves mais acentuados e menos estridente que no Z3. Lembrando que ele traz a tecnologia Dolby Atmos e o Z3 Play não.

Moto Z3 Play vs Moto G6 Plus. – Vale a pena?

No geral, o Moto Z3 é melhor conforme já disse. Porém as diferenças não são tão grandes. No processamento é minima. Na câmera só e melhor a noite.

O que pesaria em minha opinião para o Z3 Play é sua bateria cerca de 15% melhor e e seu acabamento com laterais de metal. A tela é bem  melhor, mas não interfere no uso final tanto assim.

Por outro lado, no G6 Plus temos a gaveta hibrida e a saída de fone de ouvido.

Mas R$ 600 não acho justificável, é muito dinheiro. Então minha indicação, sem dúvidas, é o Moto G6 Plus.