Moto G6 Plus vs Moto Z2 Play: Qual vale mais a pena?

moto g6 plus vs motoz2 play

Depois de fazermos o comparativo entre o Moto G6 Plus e o Moto G5S Plus, agora é o comparativo entre o Moto G6 Plus vs Moto Z2 Play. Quem será que vale mais a pena comprar? Vamos analisar abaixo.

Construção e acabamento

De um alado temos o Moto Z2 Play com uma construção bem robusta em um corpo inteiro de metal, a frente de vidro tem proteção Gorilla Glass 3.

 Moto G6 Plus tem traseira de vidro, enquanto Moto Z2 Play é de metalDo outro lado temos o Moto G6 Plus que tem a traseira de vidro e as laterais de plástico, isso mesmo, as laterais são de plástico e não de metal como alguns estão dizendo. Sem dúvidas que o Moto Z2 Play é mais resistente, afinal vidro quebra fácil e plástico, bem, é plástico.

Moto Z2 play vs Moto G6 Plus materiaisEntão desastrados: fiquem atentos. Vale lembrar que ambos são resistentes a pingos de água, porém só o Moto Z2 Play também é resistente a poeira.

Leiam tambémReview do Moto Z2 Play

O que mais chama a atenção no Z2 Play é a espessura: Apenas 6 mm, o Moto G6 Plus tem 8 mm. O Moto Z2 Play também é bem mais leve, são 145 contra 167 gramas. Em tamanho geral o Moto Z2 Play é menor na altura e o Moto G6 Plus é mais estreito. Mas isso é por causa da tela que falaremos daqui há pouco.

Agora o quesito beleza é algo bem subjetivo, eu particularmente não gostei do botão estreito e o logo da Motorola na parte de baixo do Moto G6 Plus, por outro lado o Moto Z2 Play tem muitas bordas. Então não tem como falar quem é mais bonito ou mais feio. Levando em conta então a construção, o Z2 Play leva vantagem por ser bem mais robusto e resistente.

Tela

Aqui temos grandes diferenças. A tela do Moto G6 Plus é nova com 6 polegadas e proporção 18:9, ou seja, é esticadona. Por isso ele é mais alto e mais estreito. O Z2 Play tem uma tela de 5,5 polegadas com proporção normal de 16:9.

Moto Z2 Play vs Moto G6 Plus telaAmbas possuem resolução full HD, na realidade a do G6 Plus é full HD+ pois precisa de mais pixels por causa da proporção, mas na prática é a mesma coisa. O Moto Z2 Play tem uma tela de Super AMOLED.

Sem entrar na briga de AMOLED vs IPS, ambas possuem prós e contras, analisei 5 pontos.

  1. A tela do Moto G6 Plus apresenta um branco mais real, caracaterística do IPS. A tela do Moto Z2 Play apresenta uma tela um tanto amarelada. A Motorola nunca acertou a mão em suas telas AMOLED, ficando sempre com tons frios, bem longe das telas da Samsung que são mais calibradas e próximas do IPS
  2. No preto, obviamente, o Z2 Play ganha de lavada. Só para lembrar, no AMOLED não existe a cor preta, você vê na realidade a ausência de cores, por isso é profundo. Fiz um vídeo explicando as tecnologias de telas, vou deixar aqui no card passando.
  3. Em ambientes fechados o Moto G6 Plus apresenta uma cor mais viva.
  4. Já em ambientes externos, a tela do Moto G6 Plus é bem mais reflexiva, enquanto o Z2 Play reflete menos e, consequentemente, facilita a visualização das imagens.
  5. No teste de brilho, usando um medidor de lux (explicar) o Z2 play tem 30% mais de brilho.

No geral podemos dizer que o Z2 Play tem uma tela melhor, embora o branco seja meio amarelado.

Hardware e perfomance

O Chipset do Moto G6 Plus é mais novo, a CPU é uma Snpadragon 630 com 8 núcleos de 2,2 GHz . O Moto Z2 Play tem o Snapdragon 626 com a CPU com os mesmos 8 núcelos de 2,2 GHz Cortex A53. Segundo a Qualcomm, o 630 tem 10% mais poder de processamento. A diferença é causada porque os núcleos que operam em baixa frequência, os mais econômicos, são mais rápidos que da 626.

A mudança maior fica por conta da GPU onde temos uma Adreno 508 no Moto G6 plus e uma Adreno 506 no Moto Z2 Play. Também são prometidos mais 10% de desempenho na GPU.

Isso só dá para notar em jogos, que ao medir o FPS o Moto G6 Plus por vezes fica ligeramente com fps acima. Porém, ] ousuário não notará diferença.

E na prática? Não notei diferença nenhum, nem em jogos. O Antutu é um bom exemplo disso: São 90 mil pontos do G6 Plus comntra 88 do Z2 Play. Enquanto o G6 Plus, obviamente, leva vantagem na GPU e pouca coisa no processamento, o Z2 Play leva na memória, embora ambos tenham 4 GB de RAM. No dia a dia não notei absolutamente nenhum diferença entre os dois na multitarefa.

Eu daria empate técnico, porém o processador e GPU do Moto G6 Plus é mais novo e melhor, embora o usuário comum dificilmente verá diferenças. Ponto para o G6 Plus.

Software

Não vou falar muito do software pelo simples fato de ambos estarem rodando o Android 8.0 Oreo e terem as mesmas funções, inclusice as Moto ações que agora são completas no Moto G6 Plus.

Mas tem o quesito atualização. Com certeza que o Moto G6 Plus terá pelo menos uma atualização a mais por 2 motivos: por ser mais novo e de uma geração na frente. Em breve teremos o lançamento do Moto Z3 Play, com isso ele sempre será prioridade de atualização, enquanto o Moto G6 será prioridade de sua linha até o ano que vem. Ponto para o Moto G6 Plus.

Bateria

Na bateria a diferença é minima, são 3300 mAh do Moto G6Plus vs 3000 do Motorola Moto Z2 play. Na prática os números nção se repetem.

Embora menor, a bateria do Moto Z2 Play tem uma maior duração. Utilizando em um dia de trabalho ele se saiu melhor.
Em reprodução de vídeo ele fez 16 horas, uma marca excelente. Já no Moto G6 Plus ele fez 15 horas. No meu uso diário, o Moto Z2 Play conseguiu chegar as 10 da noite com 15% de bateria, enquanto o Moto G6 Plus estava com os mesmos 15%.

O tempo de carregamento é praticamente o mesmo, cerca de 1:40 min.

Seria um empate técnico, porém vale destacar que esse aparelho tem quase 1 ano de vida, já passou por vários ciclos, enquanto esse aqui é novo. Ou seja, um Moto Z2 Play novo terá um desempenho melhor, infelizmente não tem como dizer quanto já que não tenho um aparleho novo. Vou deixar em aberto esse ponto

Câmeras

O Moto Z2 Play tem uma câmera de 12 MP com abertura f/1.7 contra uma dupla do moto G6 Plus, sendo uma com um sensor também de 12 MP com abertura f/1.7 e uma secundária de 5 MP com abertura de f/2.2.

moto g6 plus vs moto z2 playNo geral o Moto G6 Plus produxzziu fotos bem melhores mesmo sendo um sensor semelhante. As fotos ficam bem melhor iluminadas e com mais detalhes. Além do alcance dinâmico bem mais acertado, sem escurecer ou estourar as luzes das fotos.

Interessante que isso repete o que já constatei no compartivo de câmeras entre o Moto G5 Plus e o Moto Z2 play, vídeo passando aqui no card acima.

Moto G6 Plus
Moto Z2 Play
Moto G6 Plus
Moto Z2 Play
Moto G6 Plus

Moto G6 Plus vs Moto Z2 Play
Moto G6 Plus
Moto G6 Plus vs Moto Z2 Play
Moto Z2 Play
Moto G6 Plus vs Moto Z2 Play
Moto G6 Plus
Moto Z2 Play

Na frontal o Z2 Play tem uma cÂmera de 5 MP com abertura f/2.2 contra uma de 8 MP e abertura de f/2.2. no geral o resultado se repete. No Z2 Play, mesmo com o efeito embelezamento ativado, as fotos ficam lavadas, nitidamente com intervenção do software. Já no G6 Plus, elas ficam mais detalhadas, embora com mais ruidos já que o software eleva o ISO. Mas mesmo assim ficam melhores.

Snaps.
O Moto Z2 play tem a vantagem frente ao Moto G6 Plus de ter suporte aos Snaps. Onde você consegue agregar várias funcões ao celular, obviamente a um custo alto. Como o Moto G6 Plus sequer tem isso, ponto para o Moto Z2 play.

Conclusão

No geral o Moto Z2 Play se saiu melhor tendo melhor pontuação, somente pelo fato dos Snaps. Porém, se você nem cogita comprar um, então seria um empate. Ficando como decisão final o foco de sua compra:

Se você preza por uma boa construção ou é desastrado, Z2 Play sem dúvidas.
Se você valoriza câmera: Moto G6 sem dúvidas.

O resto não tem diferenças significativas.