Início » Aplicativos » Teste agora o modo escuro (dark mode) do Chrome no seu Android

Teste agora o modo escuro (dark mode) do Chrome no seu Android

Saiba como testar o modo escuro (dark mode) no Google Chrome para Android. Não é perfeito, mas está em desenvolvimento.
Por
28 de fevereiro de 2019 às 11h56 - Atualização: 28/02/2019

O Google continua com suas melhorias no navegador Chrome. Dessa vez, a empresa deu mais um passo para a implementação compleat do modo escuro (dark mode) no Chrome para o Android.

No mês passado mostramos o avançao dos desenvolvedores do Chrome Canary para ativar o modo escuro no Windows. Agora chegou a vez do Android.

Embora ainda não completa, uma atualização na última terça (26) no app para Android do Canary, tornou mais completo o modo noturno (dark mode).

Leiam também | Como ativar o modo escuro no Chrome para PC com temas e extensões

Na versão anterior, a interface ficava estranha ja que os menus estavam em cinza escuro enquanto as letras estavam pretas, tornando a falta de constraste incomôda para a leitura. Mas agora as letras já ficaram brancas e o fundo preto com um melhor contraste.

Porém ainda não é perfeito. O app ainda faz uma inversão de cores. Em sites com elementos em preto, como aqui no tekimobile, esses elementos se tornam branco ficando algo estourado na tela. Além disso, os menus continuam branco, porém é possível fazer a gambiarra de utilizar o modo anônimo para ficar em escala cinza.

Modo escuro no Google Chrome para Android
Modo escuro no Google Chrome para Android (modo anônimo)

De qualquer modo, ainda está longe do ideal. Para efeito de comparação, o navegador da Samsung para seus smartphones possui um dark mode nativo e completo. Notem as diferenças abaixo.

Modo escuro no navegador Samsung
Modo escuro no navegador Samsung

Mas isso é questão de tempo. O modo noturno (Dark Mode) para o Chrome será uma das características nativas da próxima versão do Android Q. A sua versão final deverá ser detalhada durante a conferência Google I/O 2019, com o início da distribuição durante o mês de agosto.

Como testar o modo noturno (Dark Mode) no seu Google Chrome para Android

  1. Baixe o aplicativo Chrome Canary. Ele é igual ao Chrome, porém com atualizações de testes;
  2. Agora, na barra do navegador, digite chrome://flags;
  3. Feito isso, procure pela flag #enable-android-web-contents-dark-mode. Basta procurar por dark no campo de busca;
  4. Clique em “enabled” e pronto.

O modo escuro tem sido pedido por muitos utilizadores há tempo. Não é atoa que a Samsung já desenvolveu o seu dark mode (modo noturno) para a linha Galaxy. O modo escuro ajuda a economizar bateria nas telas AMOLED, pois nesse tipo de tela quando há preto, é sinal que não há nenhuma luz ativa, economizando assim energia da bateria.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta