Xiaomi lança MIUI 9, a atualização de sua interface

A Xiaomi lançou hoje a atualização da MIUI 9, o novo sistema operacional da empresa baseado no Android 7.0 Nougat que trás várias novidades
Por
26 de julho de 2017 às 10h33 - Atualização: 17/03/2019
Xiaomi Miui 9

A Xiaomi aproveitou o lançamento do seu novo smartphone Xiaomi Mi 5X para anunciar a atualização de sua interface MIUI. A MIUI 9 trás novidades que os usuários aguardavam, muitas delas baseadas no Android 7.0 Nougat, que é a base da MIUI agora. Confiram abaixo algumas novidades apresentadas durante o evento.

MIUI 9 – Mais rápida

Uma das características que os usuários dos aparelhos da Xiaomi mais gostam é a velocidade do sistema – sim, podemos chamar de sistema graças as enormes alterações. Por meio de um algoritmo capaz de avaliar a capacidade do sistema, a abertura de apps e jogos está mais rápida na MIUI 9. Com o nome de disposição dinâmica de recursos, a tecnologia distribui a utilização da CPU, GPU e RAM de uma forma inteligente.

miui 9 velocidade

Quando um app está em segundo plano, o sistema consegue mantê-lo aberto usando ainda menos recursos; em contrapartida, os aplicativos em uso recebem toda a potência do telefone. Isso faz com que a execução dos mesmos seja ainda mais ágil e fluida.

Para melhorar a velocidade, foi necessário que os desenvolvedores chineses otimizassem algumas funções da MIUI 9. Abaixo uma lista divulgadas por eles com as principais melhorias da MIUI 9:

  • Abertura de apps acelerada
  • Disposição dinâmica de recursos
  • Aceleração crítica em segundo plano
  • Controle de congestionamento do núcleo
  • Limpeza automática
  • Novo sistema de arquivos
  • Gerenciamento da memória chache
  • Anti-fragmentação em tempo real
  • Proteção à exclusão anormal
  • Eficiência de comunicação melhorada
  • Aceleração de redes sem fio
  • Melhor interação com a tela, seja em toque ou em pressão

MIUI 9 – Busca por imagens

miui 9 reconhecimento de imagens

Uma novidade apresentada pela Xiaomi na MIUI 9 é um novo sistema que utiliza reconhecimento facial e outras técnicas para reconhecer os rostos das pessoas nas fotos do usuário e depois separa as mesmas baseando-se nessas informações. Não é algo novo, o Google Fotos e o app de galeria da Samsung já fazem algo semelhante. A diferença é que a MIUI vai além de rostos e divide o conteúdo por rostos, expressões dos mesmos, eventos, documentos e até capturas de tela.

Se tirar 5 fotos com a sua mãe, por exemplo, o software reconhece o rosto e permite agrupar as imagens em uma pasta. Isso tudo para manter o rolo da câmera organizado e de fácil acesso; não é mais preciso ficar subindo a barra de rolagem até achar o que gostaria.

MUI 9 agora tem seu próprio assistente pessoal

Entrando na onda dos assistentes pessoais, a MIUI agora tem o seu próprio batizado de Smart Assistant, confesso que faltou criatividade no nome. Ela embarca basicamente todas as informações disponíveis no dispositivo e descomplica o acesso. Ela lê mensagens, e-mails e identifica imagens para permitir que o usuário não perca tempo procurando.

miui 9 smart assistant

Assim como o spotlight do iOS, o sistema operacional procura por textos em uma única guia. Se estiver escrito “cão” em uma mensagem e em um e-mail, exemplificando, ambos os resultados vão aparecer na tela, assim como os apps relacionados à busca.

Finalmente: Tela dividida chega na MIUI 9

Uma das coisas mais pedidas que chegou nativamente no Android 7 Nougat, era o modo tela dividida. Isso faz sentido já que a Xiaomi possui vários smartphones gigantes além de tablets. Arraste o canto de um aplicativo para encaixá-lo em alguma das metades do display: agora é possível mandar uma mensagem enquanto assiste um vídeo no YouTube, por exemplo. A função já era prometida há um tempo, finalmente desembarcando oficialmente.

miui 9 tela dividida

A Xiaomi já revelou a lista de aparelhos que vão receber a MIUI 9, mas alerta que a maior parte das funções acima chegará primeiro à ROM chinesa, só depois estreando na versão internacional. E aí, o que acharam da novidade? Conte para nós na área de comentários

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta