Início » Noticias » Microsoft volta aos smartphones com Android e tela dupla

Microsoft volta aos smartphones com Android e tela dupla

Microsoft Surface Duo é um smartphone com duas telas e que, pela primeira vez na marca, roda o sistema Android.
Por
2 de outubro de 2019 às 2h40

Quando a Microsoft fez seus próprios smartphones pela última vez, surgiram os  Lumia 950 e Lumia 950 XL, super máquinas rodando o Windows Phone. Eles deveriam inaugurar a “nova era” do Windows 10 Mobile, mas que, no final das contas, não foi para frente. Hoje, a Microsoft deu um passo para voltar ao mercado de smartphones. Um aparelho diferente com tela dupla e, pasmem: rodando Android. Conheçam o Surface Duo.

Leiam também: Microsoft anuncia Surface Pro 7 e Surface Pro X

O Surface Duo, possui uma interface do Android personalizada pela Microsoft e já possui alguns aplicativos instalados e ajustados para serem usados em duas telas. Ele também já vem com a Play Store. Mas os detalhes do aparelho são poucos.

Ele  deverá ser lançado somente no final de 2020 e, de acordo com o que foi mostrado, terá duas telas, sendo uma de cada lado com 5,6 polegadas que se junta graças a uma dobradiça de 360 ​​graus e, quando é hora de fazer uma ligação, você pode simplesmente dobrar uma delas atrás da outra para facilitar. Nesse momento, não está claro se poderá dobrar uma tela novamente para usar uma única tela para aplicativos tradicionais do Android, mas provavelmente sim.

O site Wired também destaca que, como a maioria dos carros-chefe que vimos este ano, o Surface Duo usa um dos chipset Snapdragon 855 da Qualcomm — essa certamente não é uma má escolha, mas quando o telefone foi lançado daqui a um ano, será uma plataforma ultrapassada.

Pelo menos, eles terão tempo de convencer os desenvolvedores a criarem experiências inovadoras em tela dupla, embora ninguém saiba como elas irão funcionar. O smartphone mais próximo que temos no momento, é o Galaxy Fold da Samsung, que, na melhor das hipóteses, permite que você execute vários aplicativos em uma única tela.

Embora seja fácil encará-lo como apenas um telefone (muito interessante), o vice-presidente corporativo de dispositivos da Microsoft, Panos Panay, enfatiza que é um dispositivo da linha Surface antes de tudo. “Sabemos que,  cientificamente falando, que você será mais produtivo em duas telas”, afirmou Panay.

Esse foco em realmente fazer as coisas em várias telas foi o espírito que a Microsoft executou na última vez também. Um dos maiores atrativos da plataforma Windows 10 Mobile anterior foi o Continuum, que permite aos usuários conectar seus telefones Windows a displays externos, aumentá-los com teclados e mouses Bluetooth e obter efetivamente a experiência padrão do Windows. Enquanto outros fabricantes de smartphones acabaram implementando seus próprios modos de desktop Android, a ideia realmente não se expandiu além do seu nicho original.

surface duo traseira

Em vez de se apegar a conceitos clássicos de computação, a Microsoft está olhando para onde a indústria móvel está se movendo agora. Ainda vai demorar um pouco até que tenhamos uma noção real do que o Surface Duo é capaz, mas uma coisa parece clara: as pessoas ficarão mais empolgadas com isso do que com um Lumia.

Matérias relacionadas

Uma resposta para “Microsoft volta aos smartphones com Android e tela dupla”

Deixe uma resposta