Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Aplicativos » 18 Melhores emuladores para Android em 2020 (todos consoles)

18 Melhores emuladores para Android em 2020 (todos consoles)

Lista contém emuladores de praticamente todos os consoles: Playstation, GBA, GB, GBC, Super NES, Neogeo, PSP, Nintendo 64 e muito mais
Por | 6 de março de 2020 às 10:37

Os consoles de vídeo games antigos são uma das memórias mais agradáveis de muita gente. Desde o Super NES até o Playstion, milhares de jogos icônicos marcaram a infância de muitos. Claro que não podemos contar com os gráficos quase reais que os consoles atuais proporcionam, porém, isso não significa que esses jogos não garantam diversão. É aí que entram os emuladores para Android.

Graças aos pontentes hardwares dos smartphones atuais, bem superiores aos consoles antigos, é possível jogar esses jogos em smartphones Android através de emuladores. Existem emuladores para todos os consoles antigos e, muitos deles, são tão rápidos e fluídos como os originais. Você terá um verdadeiro console portátil em suas mãos.

Nesse artigo, separamos 18 desses emuladores, cuidadosamente testados por nossos editores. São esses:

  1. Dig – Organizador de ROMs
  2. Happy Chick – PlayStation 1, 2 ou 3, Nintendo 64, MAME, Nintendo DS, PSP, Gameboy
  3. Classic Boy – PS1, Nintendo 64, GBA, GB, GBC, NES, MegaDrive, NeoGeo
  4. Dolphin Emulator – Nintendo GameCube e Wii
  5. DraStic DS Emulator – Nintendo DS
  6. EmuBox – Nintendo DS, PSX, SNES, Game Boy Advanced e Color e NES
  7. ePSXe – Playstation
  8. FPse – Playstation
  9. John NESS e John GBAC – SNES, NES, Game Boy Advance e Game Boy Color
  10. MyBoy e My OldBoy – Game Boy Advance e Game Boy
  11. Nostalgia Emulators – Game Boy Color, NES e Game Gear
  12. PPSSPP – Sony PSP
  13. MegaN64 – Nintendo 64
  14. Reicast – Sega Dreamcast
  15. RetroArch – praticamente qualquer console
  16. Emuladores Robert Broglia – praticamente qualquer console
  17. SuperRetro16 – Nintendo SNES
  18. Yaba Sanshiro – SEGA Saturn

Para garantir ainda mais uma jogatina memorável, aconselhamos um bom controle bluetooth (Gamepad). Na loja da Amazon, há uma infinidade deles. Vale a pena dar uma olhada clicando aqui. Pronto para a jogatina? Vamos então comentar um a um. Detalhe, deixamos o preço em dólar, afinal, com a variação do dólar no Brasil é quase impossível prever o preço em Reais.

Dig – Organizado de ROMs

Preço: Grátis / US $ 3,99

O Dig não é um emulador de ROM, mas sim um organizador, um verdadeiro canivete suiço para quem leva a sério a emulação de games. Ele permite que você organize seus jogos em vários consoles, tudo em um único local, uma espécie de prateleira de jogos.

O aplicativo verifica automaticamente os jogos baixados no seu celular e os adiciona em várias categorias como, por exemplo, por modelo de console. Você pode ver sua coleção rapidamente. Ele suporta 83 sistemas, tem suporte para vários tipos de arquivos e até temas personalizáveis. Você pode tocar no jogo para iniciar e ele irá abrir o emulador certo para o jogo; caso você tenha instalado, ou irá abrir a Play Store indicando para você baixar um. É uma excelente opção para pessoas que têm coleções de jogos maiores.

Leiam também: Como emular Android no PC? 9 melhores emuladores (2019)

Happy Chick – PlayStation 1, 2 ou 3, Nintendo 64, MAME, Nintendo DS, PSP, Gameboy

Preço: Gratuito

O Happy Chick é tido atualmente como uma das melhores opções para emular jogos antigos noAndroid. Este app é capaz de emular jogos para PlayStation 1, 2 ou 3, Nintendo 64, MAME, Nintendo DS, PSP, Gameboy e outros.

A principal função que ele tem, é a possibilidade de baixar os jogos diretamente do catálogo do próprio Happy Chick, ele é como uma plataforma de jogos. Você não precisa recorrer a sites de ROMs que podem ter vírus e outras coisas. Antes de começar a baixar, é possível ver para quais plataformas cada jogo está disponível, então você vai sempre ter certeza que está baixando o jogo certo.

 

Classic Boy – PS1, Nintendo 64, GBA, GB, GBC, NES, MegaDrive, NeoGeo

classicboy nintendo 64 mario

Preço: Grátis

O Classic Boy é um dos emuladores mais famosos para Android. Além de emular diversos consoles como o Playstation 1, todos os Gameboys e o Megadrive, ele se destaca por ser uma das melhores opções para emular o Nintendo 64, uma das plataformas de hardware mais dificeis de emular com competência.

O emulador ainda possui um sistema para salvar e carregar a qualquer momento e conta com controles por gestos. Fora isso, ele conta com uma excelente compatibilidade de jogos disponíveis para todos esses consoles, garantindo que você possa aproveitar o emulador o máximo possível.

Dolphin Emulator – Nintendo GameCube e Wii

Preço: Grátis

O Dolphin é um emular dos mais interessante. Ele saiu da Playstore por um tempo e depois voltou, mas voltou melhor. Este é o único emulador para o Nintendo GameCube e Wii para Android. Permite jogar ROMs de jogos de ambos os sistemas com relativa competência. Ainda está em desenvolvimento ativo, portanto, espere alguns bugs.

Possui a maioria dos recursos comuns, como salvar e carregar estados e coisas do tipo. Isso é meio óbvio, mas você precisa baixar suas próprias ROMs, já que ele não vem com nenhuma. O grande atrativo é que, até o momento que escrevemos esse artigo, ele é totalmente gratuito.

DraStic DS Emulator – Nintendo DS

Preço: $ 4.99

O DraStic DS Emulator está entre os melhores emuladores do Nintendo DS. Ele apresenta itens básicos como salvar e carregar estados, além de controles virtuais. Também inclui a capacidade de personalizar as telas superior e inferior do DS. O emulador também tem suporte para teclados externos. A melhor parte disso é a estabilidade. A maioria das ROMs de jogos funciona perfeitamente bem com muito poucas falhas. O preço caiu ao longo dos anos também. Não existe uma versão gratuita para experimentar.

Nota: Tivemos uma experiência perfeita com ele, pois testamos em um LG G8X ThinQ, que possui duas telas igual ao DS.

EmuBox – Nintendo DS, PSX, SNES, Game Boy Advanced e Color e NES

Preço: Grátis

O EmuBox é um emulador multifuncional semelhante ao DraStic, porém suporta vários consoles da Nintendo. Ele suporta o Nintendo DS, PSX, SNES, Game Boy Advanced e Color e NES. Possui um design bem legal e funções gerais como salvar e carregar estados, função de avanço rápido, suporte a controles bluetooth e muito mais.

Você também pode ajustar as configurações para obter mais desempenho. Isso é especialmente benéfico para dispositivos de entrada. Por enquanto, ele é gratuito, sem compras no aplicativo. Mas ele contém anúncios. Gostaríamos muito que tivesse uma opção paga para remover os anúncio – que confesso que incomodam – mas é fantástico mesmo assim.

ePSXe – Playstation

Preço: $ 3.75

O ePSXe é um dos dois emuladores mais populares do PlayStation. Este se concentra um pouco mais na simplicidade. O emulador funciona na maioria das vezes. Basta carregar sua ROM e você está pronto para começar. Ele também possui uma excelente personalização do teclado virtual, suporte a controles bluetooth e coisas comuns, como salvar e carregar estados.

Emuladores de Playstation normalmente precisam de muitas configurações para rodarem bem os jogos, se você não tem tempo nem paciência, o ePSXe é uma excelente opção pois dispensa isso e funciona na maioria das vezes, mas já aviso que em jogos mais pesados a experiência não será tão boa, principalmente em smartphones mais fracos. Mas, isso tem um preço: US $ 3,75.

FPse – Playstation

Preço: $ 3.63

O FPse é o segundo dos dois emuladores mais populares do PlayStation. Ao contrário do ePSXe, ele se concentra mais na personalização profunda. Há várias configurações, plug-ins e outras coisas. Eles podem melhorar a aparência dos gráficos, ajustar as taxas de quadros e melhorar várias outras coisas. Ele também possui o material usual, incluindo suporte a controles bluetooth.

Esta é a opção que você deseja se você gosta de mexer nas coisas e, principalmente, quer jogar jogos mais pesados de modo satisfatório. Assim como o ePSXe, é relativamente barato sem compras adicionais no aplicativo. No entanto, também não há versão gratuita, portanto teste-a o mais rápido possível, caso você precise de um reembolso!

Este é o emulador de PlayStation mais complexo, mais completo e poderoso, enquanto o ePSXe é a opção que simplesmente funciona, mas não em todos os jogos.

John NESS e John GBAC – SNES, NES, Game Boy Advance e Game Boy Color

Preço: Avaliação gratuita / US $ 4,49 cada

O link acima não vai para um emulador especifico, mas sim para vários. É o link do desenvolvedor John Emulators. Eles possuem na Play Store emuladores para SNES, NES, Game Boy Advance e Game Boy Color. Cada um é considerado um dos melhores em suas categorias de console.

Eles são sólidos com um bom suporte para praticamente todas as ROMs, possuem recursos básicos e algumas coisas divertidas extras, como códigos secretos e modo de avanço rápido. A grande vantagem é que todos eles possuem versões gratuitas com uma versão pro, que custam US $ 4,49 cada.

MyBoy e My OldBoy – Game Boy Advance e Game Boy

Preço: Gratuito / US $ 3,99- US $ 4,99 cada

MyBoy e My OldBoy são emuladores para Game Boy Advance e Game Boy, respectivamente. Eles estão entre os melhores em suas respectivas categorias, com toneladas de recursos. Alguns dos recursos incluem estados de salvar / carregar, modo de avanço rápido, códigos secretos, sincronização de arquivos salvos com o Google Drive e muito mais. Eles também fazem um bom trabalho emulando jogos.

Há uma versão gratuita que não contém a maioria das funções, mas o principal ele faz igual a versão paga: roda as ROMs com opção de salvar.

Nostalgia Emulators – Game Boy Color, NES e Game Gear

Preço: Gratuito / US $ 1,49- US $ 3,99

Aqui mais uma vez é um link do desenolvedor, no caso o Nostalgia. Eles fazem três emuladores populares para Game Boy Color, NES e Game Gear. Esse é o único para Gamegear que realmente funciona.

Todos eles possuem controles virtuais personalizáveis, estados de salvar / carregar, suporte a gamepad bluetooth e vários recursos específicos para cada console que ele suporta. Uma opção bem legal é que dá para usar outro celular como controle virtual nos jogos, através de uma conexão Wi-Fi Direct. Eles também são bastante baratos. O mais caro é de US $ 3,99 para o emulador de NES. Os outros custam menos de US $ 2 cada.

PPSSPP – Sony PSP

Preço: Grátis / $ 4.49

O PPSSPP é, sem dúvida, o melhor emulador de PSP disponível para Android. Por algum motivo, emular o PSP no Android não é tarefa fácil, a maioria dos emuladores só rodam jogos básicos e, mesmo assim, sempre com algum tipo de lag ou bug.

Mas o PPSSPP é fora de série. Ele possui a melhor estabilidade, o melhor suporte a ROMs e os melhores recursos de qualquer um dos outros emuladores PSP. Além disso, o emulador inclui a variedade usual de recursos para um emulador. Ele está constantemente em desenvolvimento, já que como dissemos, não é fácil emular o PSP. Alguns jogos podem não ser jogados a toda velocidade, mesmo nos dispositivos mais poderosos com o Snapdragon 865, como o Galaxy S20 ou o Xiaomi Mi 10. No entanto, é definitivamente bom o suficiente para a maioria dos jogos. Você pode experimentá-lo gratuitamente antes de comprar a versão pro.

MegaN64 – Nintendo 64

O MegaN64 é o melhor emulador dedicado ao Nintendo 64. O MegaN64 é um app de código aberto e seus desenvolvedoresnão atualizam ele frequentemente, porém, quando atualizam, sempre cehgam com recursos e aprimoramentos bem úteis e visíveis. Fora isso, ele conta com diversas versões diferentes desenvolvidas por fãs do emulador original. Tudo feito com o código liberado pelos desenvolvedores originais.

No geral, ele é bem estável e compatível com a maioria dos jogos do Nintendo 64.

Reicast – Sega Dreamcast

Preço: Grátis

Reicast é o único emulador para o saudoso SEGA Dreamcast que funciona satisfatoriamente. Ele apresenta a maioria das coisas usuais de um emulador, incluindo estados de salvar e carregar, personalização de controle e outros recursos básicos. O emulador também suporta os formatos de jogo GDI, CHD (v4) e CDI.

A grande questão é que, para funcionar bem, o Reicast requer um monte de configurações extras. Você precisa criar manualmente a pasta do jogo, salvar a pasta e formatar manualmente os cartões de memória. Existem também alguns problemas de estabilidade e erros aqui e ali.

Ele sempre ganha atualização de melhorias, é um processo que está andando. Mesmo com os problemas, é de longe o que mais funciona.

RetroArch – praticamente qualquer console

Preço: Grátis

O RetroArch é um dos emuladores mais exclusivos. Ele tem a capacidade de emular um monte de consoles diferentes. O aplicativo em si é um emulador que roda emuladores, falando a grosso modo. As pessoas baixam núcleos que são executados dentro do aplicativo. Cada núcleo é um console diferente. É um pouco difícil de aprender no começo. No entanto, a maioria dos núcleos do emulador (diferentes consoles) funcionam extremamente bem. Essa é uma ótima opção para quem gosta de emular vários consoles sem querer fazer o download de vários aplicativos. Também é totalmente gratuito, repleto de recursos e muito mais.

Como dissemos, ele requer uma curva de aprendizagem. Se você está disposto, talvez seja uma das melhores pedidas da lista.

Emuladores Robert Broglia – praticamente qualquer console

Preço: Gratuito / US $ 2,99- US $ 7,99 cada

Nesse link, destacamos o desenvolvedor Robert Brogila. Ele tem emuladores para praticamente todos os consoles antigos: SNES, Game Boy Advance, Game Boy Color, NES, Commodore 64, CD Sega, Master Drive, Neogeo, Atari 2600, MSX, NeoGeo Pocket, TG16 e outros. Sim, essa é uma lista bastante longa.

O emulador Commodore 64, por exemplo, é provavelmente o melhor da sua classe e o restante também estão em um nível muito bom. Cada um tem uma versão gratuita para experimentar com uma versão paga que desbloqueia todos os recursos. Todos eles também têm todos os recursos básicos que você esperaria em um emulador com alguns recursos específicos para cada console.

SuperRetro16 – Nintendo SNES

superretro 16

Preço: Avaliação gratuita / $ 0,99

SuperRetro16 é um dos emuladores para SNES mais populares. Ele sofreu várias alterações de nome ao longo dos anos. No entanto, ele permaneceu confiável. Ele funciona praticamente com todas as ROM SNES que existem, e sem travamentos ou algo parecido.

Há também vários recursos, incluindo avanço rápido de velocidade variável, armazenamento de jogos na nuvem e várias configurações gráficas e de áudio. Esse é o recurso que os emuladores possuem. Você pode experimentá-lo gratuitamente antes de comprá-lo.

Nota: a avaliação do aplicativo está baixa na Play Store, mas tem um motivo. O aplicativo foi removido do Google Play algum tempo atrás, porém está de volta. Mas, depois que voltou, as pessoas que compraram a versão paga perderam o direito de baixar novamente, por isso começaram a darem classificações baixas.

Yaba Sanshiro – SEGA Saturn

Preço: Gratuito / Até US $ 26,99

O Yaba Sanshiro é um emulador bem recente. Ele não tem um missão fácil: emular jogos do SEGA Saturn, algo que outros aplicativos fazem de maneira bem mal feita. Mas é aqui que ele se destaca, ele faz de maneira satisfatória.

Assim como acontece com os emuladores do SEGA Dreamcast, é preciso muitas configurações. Você precisa criar sua própria BIOS e arquivos de jogos, obviamente. Caso contrário, o emulador funcionará conforme o esperado. Você obtém a matriz usual de recursos básicos do emulador, juntamente com o suporte ao OpenGL ES 3.0, códigos de truques e outras coisas. Isso ainda é um aplicativo em desenvolvimento.

Como o desenvolvedor declara na listagem da Play Store, é difícil emular o hardware do Saturn. Espere alguns erros. Apenas seja paciente se optar por experimentá-lo e enviar um feedback ao desenvolvedor em vez de deixar os comentários negativos na Google Play.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

por Especial
O Dia do orgulho Nerd, ou Dia do orgulho Geek, é um dia comemorado todo dia 25 de maio no mundo ...
Leia Mais
Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

por Especial
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho Nerd, e uma das maiores referências para a data, ...
Leia Mais
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais