Melhor operadora do Brasil em 2017 segundo a ANATEL

Vejam a lista com as melhores operadoras do Brasil em 2017 segundo ranking divulgado pela ANATEL, também damos nossa opinião.
Por
14 de março de 2018 às 10h19 - Atualização: 14/03/2018
melhor operadora do brasil

Todos os anos a ANATEL divulga um estudo onde ele a melhor operadora de celular do Brasil. No ano passado, a Porto Seguro ganhou em todos os aspectos da pesquisa. Esse ano teve ligeiras mudanças. Confiram abaixo.

Na análise da ANATEL, ele dão notas de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por parte dos consumidores. São usados vários parâmetros, como por exemplo, o índice de reclamação feito para o próprio órgão.

Foram avaliadas as quatro grandes operadoras (Claro, Oi, TIM e Vivo) e as prestadoras com atuação limitada: Algar (GO, MG e SP), Nextel (RJ e SP), Porto Seguro Conecta (SP) e Sercomtel (PR).

Uma mudança foi que nesse ano, a pesquisa foi divulgada separando os clientes pré-pagos dos pós-pagos. Consequentemente, os resultados foram diferentes.

É válida a pesquisa da ANATEL?

Como disse no ano passado, a pesquisa da ANATEL não reflete exatamente qual a melhor operadora em todos os aspectos, que incluem não só satisfação do cliente mas também a qualidade técnica dos serviços prestados.

Todo ano, desde 2002, a ANATEL divulga uma lista para mostrar qual a melhor operadora de celular do Brasil. O estudo é feito usando a pesquisa de satisfação da agência. Ou seja, é baseado apenas nas reclamações que os usuários fazem ao órgão. Esse ano foram ouvidos pouco mais de 33 mil clientes, que em número não é praticamente nada frente as linhas ativas no Brasil.

Ainda tem o fato das operadoras regionais entrarem no ranking. Como elas atendem em poucas localizações, não faz o menor sentido serem avaliadas a nível nacional. A Porto Seguro Conecta, que foi a melhor no pós-pago esse ano e também no ano passado, só atua em SP, então como pode ser avaliada como a melhor do Brasil?

Ciente desses fatos, vamos aos resultados.

A melhor operadora do Brasil no pré-pago

Das 4 grandes, a Claro, TIM e Oi melhoraram os indíces de satisfação referente a 2016. Por outro lado a Vivo, que estava na frente das concorrentes, teve queda na qualidade, consequentemente ficando atrás da Claro.

Assim como no ano passado, as empresas menores que operam em poucas localidades, acabam ficando na frente das grandes.

  1. Sercomtel (7,71)
  2. Algar (7,41)
  3. Claro (6,92)
  4. Vivo (6,88)
  5. TIM (6,82)
  6. Oi (6,66)

Abaixo a ANATEL fez um gráfico mostrando o desempenho de cada operadora em diferentes tipos de atendimento. Note que a Vivo foi a única que piorou em todos os aspectos.

melhores operadoras do brasil

A melhor operadora no pós-pago

No pós pago, a regional Porto Seguro Conecta – que usa infraestrutura da TIM – ficou na liderança repetindo o resultado do ano passado. A segunda colocação também se repetiu e a Vivo continua lá.

melhor operadora do brasil porto seguro
Porto Seguro é eleita melhor operadora do Brasil, segundo a ANATEL

A operadora virtual pertencente a Porto Seguro, obteve média de 8,32 em satisfação geral, bem acima da segunda colocada que aparece com 7,26. Este é o ranking, com base em uma amostragem de 31.467 assinantes:

  1. Porto Seguro Conecta (8,32)
  2. Vivo (7,26)
  3. TIM (7,16)
  4. Algar (7,04)
  5. Nextel (7,02)
  6. Claro (7,00)
  7. Oi (6,20)

Segue o mesmo gráfico do Pré-pago dividindo as notas por tipos de atendimento.

melhor operadora de celular do brasil pos pago

Melhor operadora em 2017 entre Vivo, Claro, TIM e Oi

Se analisarmos somente as 4 grandes, teremos um resultado realmente nacional baseado no estudo da ANATEL.

Nesse caso, teremos o seguinte ranking:

  1. Vivo
  2. Tim
  3. Claro
  4. Oi

Ou seja, se repete a análise que a equipe do Tekimobile fez no ano passado levando em consideração diversos outros meios de comunicação, além da pesquisa da ANATEL.

Com informações do Tecnoblog

Matérias relacionadas

4 respostas para “Melhor operadora do Brasil em 2017 segundo a ANATEL”

Deixe uma resposta