Lenovo ThinkPad X1 dobrável: o primeiro notebook dobrável do mundo

Ele será um tablet de 13,3 polegadas que quando dobrado terá tuas telas de 9,6 polegadas. O ThinkPad X1 chega em 2020 ao mercado.
Por
14 de maio de 2019 às 9h54 - Atualização: 14/05/2019

Todos sabem que 2019 é o ano dos smartphones dobráveis, Galaxy Fold e Huawei Mate X estão ai mostrando. Mas a tecnologia também está chegando para os notebooks. A Lenovo, em parceria com a LG, mostrou o protótipo ThinkPad X1, que será o primeiro notebook com tela flexível do mundo.

Podemos dizer que o Lenovo ThinkPad X1 é um tablet gigante com tela de 13,3 polegadas. Mas quando a tela é dobrada ao meio, a outra metade se transforma em um teclado. Tudo bem que o notebook fica bem pequeno, com cerca de 9,6 polegadas, mas a ideia parece promissora.

Imagem: Engadget

O tablet-noebook da Lenovo só chega ao mercado em 2020, mas a Lenovo já mostrou um protótipo funcional. Isso significa que o dispositivo irá ficar ainda melhor até o lançamento.

ThinkPad X1 terá tela dobrável de OLED da LG

Como dito  no início, a Lenovo irá usar uma tela da LG. A empresa irá fornecer a tela que usa tecnologia OLED – até então a única que é possível dobrar – com resolução 2K e 13,3 polegadas de diagonal.

Para melhorar ainda mais a experiência, a tela será compatível com a tecnologia da Wacon, onde suas canetas táteis poderão ser utilizadas.

Para aqueles que não se adptarem a um teclado na tela, a Lenovo diz que o ThinkPad X1 será vendido juntamente com um teclado bluetooth, com isso ele poderá ser usado com um notebook mesmo com a tela aberta.

Imagem: Engadget

Para profissionais da área de artes e arquitetura, por exemplo, ela também virá já na caixa com uma caneta da Wacon, sendo que a tela irá permitir desenhos e terá reconhecimento de pressão.

A Lenovo está desenvolvendo o dispositivo com os mesmos padrões de durabilidade dos famosos portáteis ThinkPad, inclusive testando a dobradiça para que ela suporte o dobro da quantidade de ciclos que aguentam os seus notebooks normais. Afinal ninguém quer problemas como no Galaxy Fold.

Especificações do Lenovo ThinkPad X1 ainda são um mistério

Segundo o The Verge, que teve a oportunidade de testar o tablet, o hardware está  inacabado neste estágio. O mecanismo de dobragem não pareceu particularmente robusto no protótipo e a tela apresentava ângulos de visualização notavelmente fracos, mudando as cores quando vista de ângulos mais fechados.

Além disso, a Lenovo não deu detalhes de qual será o chipet, GPU, memórias e etc.

O lançamento do Lenovo ThinkPad X1 está programado para 2020, mas preços e datas específicas de lançamento não são revelados.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *