USB 4 é lançado oficialmente com velocidade de 40 Gbps

Organização mundial responsável pelo protocolo USB anunciou oficialmente o novo USB 4 usb que consegue até 40 Gbps de velocidade na transmissão de dados.
Avatar de André Luiz
04/03/2019 às 15:00 | Atualizado há 5 anos
usb 4 thunderbolt 3 macbook
Outros destaques

A organização USB-IF anunciou recentemente que planeja cancelar a nomenclatura USB 3.0 / 3.1. O USB 3.0 já mudou seu nome para USB 3.2 Gen 1 (5Gbps), o USB 3.1 foi renomeado para USB 3.2 Gen 2 (10Gbps) e o USB 3.2 foi alterado para USB 3.2 Gen 2 × 2 (20Gbps). Mas provavelmente você não prestará muita atenção a esses nomes, porque hoje, o USB-IF anunciou oficialmente o USB 4. Note que não é USB 4.0, é USB 4.

O que é o USB 4

Em termos de taxa de transmissão, o USB 4 dobrou sua velocidade de transferência de pico em comparação com o USB 3.2, chegando a 40Gbps (dual-channel). É familiar? É isso mesmo, a interface Thunderbolt 3 da Intel é de 40 Gbps.

Para simplificar, o USB 4 é equivalente ao atual Thunderbolt 3. Afinal, a Intel anunciou que será aberto ao público e estará isento de taxas de licenciamento. A partir do Ice Lake de 10nm, ele integrará o suporte ao Thunderbolt 3 no nível do processador. Claro, é muito mais aberto que o Thunderbolt 3, porque o uso do Thunderbolt 3 deve ser estritamente certificado pela Intel (apenas 463 modelos até agora).

tabela velocidade usb 4 vs usb 3

Para outros parâmetros, o USB 4 suporta até 100W de energia, uma placa gráfica externa, dois monitores 4K ou um único display de 5K. Além disso, ao contrário da era USB 3.0 / 3.1 / 3.2, que usa a interface de cores para diferenciação intergeracional, o USB 4 não possui esse requisito.

Esta nova interface introduz um novo protocolo subjacente, mas também é compatível com o USB 3.2, USB 2.0 e Thunderbolt 3. O conector físico deste padrão será idêntico ao USB-C do Thunderbolt 3, o que significa que todos os Thunderbolt 3 existentes os cabos devem ser compatíveis.

Atualmente, toda a versão do padrão USB 4 ainda está sendo revisada. Espera-se que a versão original seja lançada no segundo semestre deste ano. Então, vai demorar mais um ano para aplicação em grande escala.

Via USBorg

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ