Samsung anuncia Galaxy S9 e S9+ com câmera de abertura ajustável

galaxy s9

Conforme prometido, a Samsung anunciou há pouco o lançamento dos novos tops de linha da empresa na MWC 2018: o Galaxy S9 e Galaxy S9+. Um dos destaques, como previsto, são suas câmeras com abertura ajustável. Confiram os detalhes.

Assim como os seus antecessores, a Samsung novamente traz uma tela infinita; suas telas curvadas que proporcionam um excelente aproveitamente frontal quase sem bordas.

Em comum, o Galaxy S9 e o Galaxy S9+ têm processador octa-core Snapdragon 845, câmera frontal de 8 megapixels (f/1,7), 64, 128 ou 256 GB de armazenamento (com entrada para microSD de até 400 GB) e alto-falante duplo da AKG com Dolby Atmos. Nas conexões, os aparelhos trazem Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11ac, 4G simultâneo nos dois chips e conector para fones de ouvido de 3,5 mm.

O que há de diferente entre os dois modelos? Talvez essas sejam as versões da linha S com  mais diferenças significativas entre os modelos. A tradicional tela muda, enquanto o S9 tem uma tela mais “compacta” de 5,8 polegadas, o S9+ conta com uma tela de 6,2 polegadas. Também mudam a quantidade de RAM (4 GB no S9, 6 GB no S9+), capacidade de bateria (3.000 mAh no S9, 3.500 mAh no S9+) e conjunto de câmeras (o S9+ tem uma câmera secundária na traseira para tirar fotos com zoom óptico). Tomara que isso se reflita também na diferença de preços.

Especificações técnicas do Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus

  • Tela Super AMOLED com resolução Quad HD + (2880 x 1440 pixels)
  • Chipset Qualcomm Snapdragon 845 ou Samsung Exynos 9810
  • 4/6 GB de RAM
  • Modelos com 64/128/256 de armazenamento interno
  • Câmera única (Galaxy S9) e câmera dupla (Galaxy S9 Plus)
  • Foco na inteligência artificial para melhoria de imagem
  • Gravação de vídeos em câmera lenta a 960 fps
  • Leitor de impressões digitais e de íris
  • Certificação IP68 melhorada contra água e poeira
  • Android Oreo sob a interface exclusiva da família da Samsung Galaxy como sistema operacional

Como diz o título, a câmera principal é o principal atrativo. Se muitos reclamaram que não houve mudanças significativas entre o S7 e o S8 – eu fui um deles – no S9 a história é outra.

Ambos os modelos possuem um sensor principal com 12 megapixels, estabilização óptica de imagem e uma lente com duas aberturas: f/1,5 (maior) e f/2,4 (menor). A abertura maior pode ser utilizada em cenários noturnos, fazendo o sensor capturar 28% mais luz que o Galaxy S8, enquanto a menor fica para as fotos sob a luz do sol. É o primeiro smartphone com abertura regulável de que se tem notícia.

No caso do Galaxy S9+, há uma segunda câmera com lente teleobjetiva para tirar fotos de assuntos mais distantes, semelhante ao que a Samsung já havia apresentado no Galaxy Note 8. O sensor também possui resolução de 12 megapixels como a principal, mas a abertura da lente é fixa em f/2,4.

Vale salientar que em ambos os modelos, a Samsung diz que eles são capazes de tirar fotos com até 30% menos ruídos que o Galaxy S8. Especialmente durante a noite isso deve fazer uma tremenda diferença na qualidade das fotos e vídeos.

Falando em vídeos, a novidade fica por conta do super slow motion capaz de gravar vídeos em 960 fps, algo que a Sony faz desde o ano passado na linha Xperia XZ.

Ele já vem de fábrica com o Android 8.0 Oreo, tem ainda o AR Emoji – versão do Animjis da Apple – e outras melhorias.