O que o iPhone X faz que outros não fazem; confiram 5 novos recursos

iphone x destaque

Todo iPhone lançado o hype envolvido é muito grande. Com o novo iPhone X não seria diferente. Porém, ele é o que mais trouxe novidadeds desde a primeira versão. Claro que muitas das novidades citadas pela Apple já são coisas que há anos estão presentes em outros smartphones. Mas algumas realmente são inéditas, ou ao menos são melhores que na concorrência. Confiram 5 que separamos.

1 – Câmera frontal TrueDepth: Face ID e Modo retrato

A câmera frontal do iPhone é inédita. Trás uma tecnologia chamada TrueDepth. Na realidade é um conjunto de hardware que vai além da câmera. É esse conjunto que é capaz de fazer o reconhecimento do Face ID além do modo retrato personalizado.

iphone 8 face ID

Além da câmera, o principal hardware d o sistema é uma câmera comum de 7 MP. Há também um emissor de luz infravermelho que projeta mais de 30.000 pontos no rosto do usuário, para criar o padrão do rosto. Em conjunto com esse sensor, há também uma segunda câmera infravermelha. Ela fotografa os pontos emitidos pelo sensor e o análisa se o rosto é o mesmo do dono. Toda essa análise é feita pelo chip neural citado acima.

Depois há um sensor de proximidade, presumidamente para que o sistema saiba quando um usuário está próximo o suficiente para ativar. Um sensor de luz ambiente ajuda o sistema a definir níveis de luz de saída. E também há outro sensor chamado Flood Illuminator. A Apple não disse explicitamente como ele funciona. Mas, teoricamente, ele preencheria o rosto do usuário com uma luz infravermelha não vista pelo olho humano. Essa luz, provavelmente, serve de “flash” para a câmera infravermelha. Isso explicaria que a Apple disse que o reconhecimento funciona mesmo no escuro.

iphone 8 truedepht camera

É exclusivo essa tecnologia? Sim, porém em smartphones, pois a tecnologia em si é bem conhecida e famosa. É a mesma usada na versão original do Kinect da Microsoft, que foi amplamente elogiado por sua precisão. Isso não deve ser uma surpresa, uma vez que a Apple adquiriu o PrimeSense em 2013, empresa que desenvolveu o sensor de luz para o Kinect original.

2 – Primeiro processador com chip Neural – Appel A11

Os processadores neurais são diferentes dos comuns. Resumidamente falando, os processadores neurais simulam o modo de comunicação que os neurônios do nosso cerébro utiliza: sinapses. Esses chips são capazes de aprender algo novo, são esses tipos de processadores que são aplicados em inteligência artificial.

apple a11 bionic iphone x

Um exemplo é o Face ID, embora tenha falhado na apresentação, técnicamente falando a tecnologia é muito superior a utilizada em outros smartphones, como por exemplo, o Galaxy S8. O Face ID aprende em 3 dimensões o formato do rosto do dono, através de um mapeamento 3D, totalmente diferente dos sistema comum de outros smartphones que criam padrões de reconhecimento baseados em uma imagem. Por isso é facilmente enganado com uma foto, por exemplo.

3 – Tela sem bordas

iphone x frente

Claro que há tempos que existem smartphones sem bordas; Galaxy S8, Xiaomi Mi Mix, LG G6 e por ai vai. Mas a diferença é que em todos eles a ausência de bordas ficam somente nas laterais. Todos eles possuem bordas superiores e inferiores maiores que nas laterais (o Mi Mix somente na parte de baixo).  O iPhone X é o primeiro que é simetricamente sem bordas. O custo disso, na parte de cima, foi o que estão chamado de “dente”, um recorte na tela que abriga a câmera e os sensores frontais. Mas, no geral, é totalmente sem bordas.

4 – Animoji

Mas uma coisa inédita que é feita pela câmera TrueDepht. Para a maioria pode parecer algo besta e bobo, eu também acho. Mas a tecnologia por trás dos Animoj é algo extraordinário para um smartphone; é basicamente o que grandes estúdios de animação usam para criar animações 3D em filmes, desenhos e seriados.

iphone x animoji

Nesses filmes, os super computadores e sofwares mapeam os movimentos de atores reais, e depois o transformam em animações. A câmera TrueDepth faz exatamente isso. Ela rastreia o movimento de até 50 músculos da face, e usa esses dados para criar personagens animados baseados nos conhecidos e amados emojis.

É possível utilizá-los para gravar frases e, por exemplo, ter uma conversa engraçada com seus amigos, ou até mesmo com seus filhos, sobrinhos, etc. É bobo para nós, mas a criançada com certeza vai pirar.

5 – Vídeos em 4K com 60 fps

A Apple disse que o iPhone X (o iPhone 8 também) é o primeiro smartphone do mundo a gravar vídeos em 4K há 60 fps com estabilizador ótico. Até agora todos os smartphones estão limitados há 30 fps nessa resolução, com excessão do Note 8 que, teoricamente, receberá uma atualização com essa feature.

Além disso, é a primeira empresa que oferece gravação em 4K sem limite de tempo. Por último, o próprio sistema oferece conversão para 25 fps, para aqueles que preferem vídeos com sensação de filmes. Se os iPhones já eram os preferidos dos cineastas amadores (ou não), agora ainda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *