iPhone SE, iPhone 6 e 6 Plus podem não receber o iOS 13

Supostamente, a Apple deve remover três dispositivos da lista de compatibilidade com o iOS 13: iPhone 6, 6 Plus e iPhone SE.
Por
10 de maio de 2019 às 12h21 - Atualização: 10/05/2019

Recentemente, durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, a gigante das buscas apresentou ao mundo o Android Q, seu mais novo sistema operacional móvel que traz novidades interessantes, como compatibilidade total com dispositivos dobráveis e tema escuro, por exemplo. Atualmente, a versão beta já pode ser baixada em 23 smartphones. No entanto, por mais que o novo Android esteja em evidência, devemos lembrar que a Apple também pretende oficializar a próxima versão do seu SO móvel em breve: o iOS 13.

Faltando menos de um mês para o evento WWDC 2019, dado que ele acontecerá em 3 de junho, todos os fãs da empresa estão ansiosos para saberem quais serão os dispositivos suportados pelo novo sistema. Até o ano passado, isso era relativamente fácil de prever, pois a Apple costumava remover uma geração inteira da lista a cada nova versão do iOS.

iPhone 5s

Porém, o iOS 12 proporcionou uma ótima surpresa aos donos do iPhone 5s, iPad Air e iPad mini 2, afinal, o novo software foi compatível com todos os aparelhos que rodaram o iOS 11, dando uma sobrevida ainda maior para esses dispositivos.

Essa mudança feita pela Apple despertou esperanças de que o iPhone 6 e 6 Plus, lançados em 2014 com iOS 8, receberiam sua quinta grande atualização de software. Mas de acordo com um blog francês citando fontes internas não identificadas, é altamente improvável que isso aconteça. Além disso, espera-se que outro smartphone significativamente mais novo também seja deixado de lado, mesmo tendo recebido apenas três grandes atualizações.

iPhone SE também pode ficar de fora?

O iPhone SE não foi lançado para ser uma potência ou superior ao iPhone 6s, mesmo que suas especificações sejam bem semelhantes. Na verdade, a proposta da Apple era de agradar aqueles consumidores que apreciam telas menores e um design mais compacto.

Por mais que este modelo seja relativamente “antigo”, ainda é possível encontrar unidades novas com descontos significativos em lojas como Amazon e Ebay. Além disso, a própria Apple costuma colocar o iPhone SE à venda, saindo de estoque rapidamente. Então, fica claro que existe uma demanda. Portanto, não faz sentido que este modelo deixe de receber o novo sistema.

De qualquer forma, segundo as fontes do blog francês, o iOS 13 só estará disponível no iPhone 6s e 6s Plus, iPhone 7 e 7 Plus, iPhone 8 e 8 Plus, iPhone X, XR, XS e XS Max, bem como no iPad mini 3, iPad mini 4, iPad 5 e 6, iPad Air 2 e 3, iPad Pro 9.7, 10.5, 11 e 12.9 (gerações de 2016 e 2017). Isso significa que o iOS 12 pode ser a última grande atualização do iPhone 5s, iPhone SE, iPhone 6 e 6 Plus, iPad Air original e o iPad mini 2.

Qual o motivo por traz dessa decisão?

Aparentemente, existe um motivo para que esses dispositivos não entrem na lista de compatibilidade. O iOS 12 focou em otimizações e ajustes, fazendo com que fosse mais adaptável para os diferentes hardwares e tamanhos de tela. Já no iOS 13, parece que a Apple deve trazer diversas customizações, como modo escuro, novo teclado Swipe, mapas atualizados e novos recursos para o aplicativo iMessage, por exemplo.

Sendo assim, todas as mudanças podem exigir mais trabalho de adaptação para caber na tela pequena de 4″ do iPhone SE, além de “puxar” mais desempenho do antigo processador A9. Evidentemente, nada foi confirmado pela Apple. Portanto, teremos que aguardar o evento em 3 de junho para confirmarmos a lista de dispositivos compatíveis com o iOS 13.

Via: PhoneArena

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta