Instagram agora “lê” as fotos para deficientes visuais

A partir de agora o aplicativo do Instagram vai ler as fotos para os usuários que sofrem com deficiência visual. Funciona no Android e iOS.
Por
28 de novembro de 2018 às 10h30 - Atualização: 28/11/2018
instagram

Para tornar o Instagram mais acessível para deficientes visuais, hoje (28) a empresa anunciou que já está utilizando IA (Inteligência artificial) para descrever as fotos publicadas.

Para beneficiais mais de 285 milhões de usuários cegos da rede social, o Instagram diz que eles irão se beneficiar mais da rede.

São duas principais novidades: a primeira é o reconhecimento de objetos que descrevem a foto; o segundo os próprios usuários poderão fazer uma legenda descrevendo a foto.

Mas para quem não tem deficiência visual, o Instagram não funcionará do modo acima. As funções exclusivas para esse fim, só são ativadas quando o TalkBack do Android ou o VoiceOver do iOS estão ativadas. As legendas ficarão no feed, bem na aba Eplorar nos perfis.

Instagram com a funcionalide de leitura de imagens

Mas isso não é novidade para o Facebook, dono do Instagram, nessa direção. A mesma tecnologia já é usada há cercca de 2 anos no Facebook.

Os usuários do Instagram também poderão descrever manualmente suas fotos. Para isso, basta fazer uma nova publicação, tocar em “Configurações avançadas” e depois em “Escrever texto alternativo”. Assim como nas legendas automáticas, o texto será acessível apenas para pessoas que utilizam leitores de tela.

Via tecnoblog

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta