O que é a Initiative Q? Até agora nada, mas pode vir a ser

initiative q

Provavelmente você já recebeu a mensagem da “Initiative Q” no seu WhatsApp ou Telegram, pedindo para compartilhar. Mas afinal, o que é essa Initiative Q. É isso o que tentaremos descobrir nesse artigo.

As pessoas andam compartilhando sem parar a mensagem sobre a Initiative Q, uma suposta nova moeda virtual. O objetivo é claro: a promessa de ganhar algum dinheiro. Basta dar uma olhada bem em como está sendo feito que a primeira coisa que vem em mente é: pirâmide.

Segundo o Mashable, o Initiative Q  até agora mentira, não passa de uma campanha de marketing viral.

O que é a Initiative Q?

Na mensagem, a nova moeda virtual se declara “a nova rede de pagamento do futuro”. Acontece que o compartilhamento já gerou mais de 2 milhões de usuários, possivelmente você que está lendo esse artigo já faz parte desse número.

Mas, voltando a pirâmide, vamos lembrar que qualquer coisa que promete lucro e não apresente um produto real, se trata do esquema de pirâmide. Nada foi mostrado até agora. Ninguém até agora usou a moeda, ou sequer tenha participado de algum programa beta de testes.

Entretanto, o Mashable, também avisa que a Initiative Q foi lançada há vários meses e vem crescendo apenas no boca a boca, ou seja, não é mais algo novo.

Com isso em mente, de certo modo, a Initiative Q se parece muito com um esquema de pirâmide: quanto mais usuários você convidar, mais “Qs” você ganha na plataforma. Ou seja, tudo é baseado no valor de comissões de pessoas novas que entram na jogada. E como sabemos, o topo da pirâmide ganha em cima de todo mundo.

Quem está por trás passa confiança

Uma coisa que passa confiança, é que a mensagem diz que os criadores são antigos empreedores do Paypal. Essa parte é verdade e, de certo modo, tentam passar confiança. Todos os nomes por trás da empresa são ex-funcionários do PayPal.

O site menciona o empreendedor serial Saar Wilf como fundador e o economista Lawrence White como conselheiro.

Wilf é conhecido como um jogador de pôquer profissional. Mas ele também vendeu uma startup chamada Fraud Sciences para o PayPal em 2008 por U$ 169 milhões, e trabalhou no PayPal por um tempo. Ele também começou várias startups desde então, incluindo a Rootclaim, uma plataforma de crowdsourcing para avaliar a verdade por trás de tópicos controversos.

White já lecionou economia em diversas universidades dos EUA. A última foi a George Mason University.

Resumindo, os criadores da Initiative Q possuem credencial para estar por trás da empresa.

Initiative Q é ou não é esquema de Pirâmide?

Aqui um aviso: segundo a lei brasileira 1.521, de 1951, constitui crime contra a economia popular, punível com 6 meses a 2 anos de detenção, “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos”. Um explicação mais técnica de um esquema de pirâmides.

Não estamos dizendo que participar da Initiative Q é errado, mas, como não existe produto, há grandes chances disso acontecer. Quem ai lembra do Telexfree?

O site Mashable entrou em contato com a empresa e eles responderam que  não fazem nada além de uma “prática comum de mercado”. Ainda disseram que os ganhos serão futuros, quando a moeda for amplamente adotada, e não dos recém-chegados que pagam para entrar.

Além disso, os nomes e emails de novos usuários não servem como moeda para a Initiative Q: “Uma base de dados de apenas nomes e emails pode valer alguns milhares de dólares no máximo — não é algo em que arriscaríamos processos e perder a reputação”.

Embora a defesa da empresa até faça sentido, isso não muda o fato de que as pessoas estão se cadastrando em algo que ainda não existe, que não existe um produto em si e nem data para ser lançado. Pior: não existe nenhum documento técnico que prove a existência da tal moeda.

O mais engraçado é que os criadores, de certo modo, admitem isso. Eles responderam ao Mashable que estão tentando reunir uma grande base de usuários que querem ter sucesso e depois construir a própria rede de pagamento — uma rede que não é limitada por requisitos de compatibilidade com versões anteriores. Assim, o sistema em si ainda não foi desenvolvido, nem um ambiente de teste”.

Pode ser alguma coisa, mas também não pode ser nada

Nos últimos anos vimos inúmeros projetos para novas criptomoedas. Muitas prometaram revolucionar o sistema financeiro mundial.

Revolucionar o sistema não conseguira, mas deixaram muita gente rica. Quem não se arrependeu 7 anos atrás de ter comprado bitcoins?

Mas a Iniciativa Q é diferente de diversas maneiras. Na realidade nem sabemos do que se trata. Ainda não é uma criptomoeda real, pois não apresentaram nada. Também ainda não pediu dinheiro dos cadastrados, então não pode ser culpada de nada.

De certa forma, é o epítome da internet em 2018: um projeto que valoriza sua atenção acima de tudo, e faz uma jogada de sorte antes que é prometer algo que não existe para milhões. Parece jogo sujo, mas é inteligente.

Pense no seguinte: se Elon Musk dissese que está mudando a maneira como o dinheiro funciona e pedisse para você lhe dar o seu e-mail, tenho certeza que você faria. Então, isso é o que os “usuários” da Iniciativa Q estão fazendo: Inscrevendo-se e esperando ter sorte de realmente ser algo que dê dinheiro.

E ainda assim, me sinto enganado. Tudo o que fiz foi deixar meu nome e e-mail em um site, mas ainda acho que a Iniciativa Q deveria ter pelo menos alguma aparência de um produto (ou um artigo, ou qualquer coisa) antes de me convidar.

Então, a minha opinião até agora é a seguinte: Initiative Q, por enquanto, é só uma manobra de marketing inteligente com promessas grandiosas, mas praticamente nada para mostrar aos cadastrados. Veremos se será algo mais no futuro, mas não contem com o pagamento de nenhum Qs tão cedo.

Fonte: Mashable