Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Especial » Indústria do futuro cria novas profissões; conheça algumas delas

Indústria do futuro cria novas profissões; conheça algumas delas

Segundo estudo de mercado, a expectativa é que 2 milhões de pessoas sejam contratadas até 2025 com o avanço da tecnologia
Por | 16 de março de 2020 às 12:35
profissoes do futuro

Cada vez mais a inteligência artificial e a inteligência humana devem se mesclar nas empresas, com impactos positivos em ambos os lados. Pelo menos é isso o que aponta o Gartner. Segundo a consultoria norte-americana, a tecnologia criará mais empregos do que eliminará a partir de 2020. A estimativa, de acordo com o estudo, é de que 2 milhões de postos de trabalho sejam gerados até 2025.

E muitas dessas funções ainda nem existem. A indústria 4.0, conforme levantamento do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), deve criar 30 novas profissões em oito áreas de atuação, incluindo tecnologias da informação e comunicação.

A Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores, reafirma esse cenário. Recentemente, a empresa contratou profissionais para cargos que não existiam antes. Dentre eles: developer evangelist, UX writer e UX researcher, explicados pelos contratados:

“Sou responsável pelo contato constante com os clientes a fim de ajudá-los a alcançarem os resultados que eles esperam com o uso do nosso serviço/produto. Como os consumidores estão cada vez mais exigentes, o Customer Success surge como uma nova maneira de olhar para estreitar o relacionamento e garantir a entrega de valor durante toda a jornada do cliente”, pondera Joy Budal, customer success na Zenvia/TotalVoice, em Santa Catarina.

“Eu sou responsável por fazer toda a comunicação e explicação das funcionalidades e possibilidades do produto para a comunidade técnica, formada por programadores, desenvolvedores, fábricas de software, startups etc. Entre as funções estão a elaboração de conteúdos técnicos, palestras, encontros, workshops, bancas, com o objetivo de ser um facilitador da comunidade para o uso e aproveitamento do produto. Esse papel é necessário devido à natureza do nosso produto de voz, que é voltado a consumidores mais técnicos”, ressalta Carlos Santos, developer evangelist da Zenvia/TotalVoice, em Santa Catarina.

“Todo o conteúdo dos robôs é feito pela minha profissão: UX writer. É uma redação que requer muito cuidado, porque é preciso ter muita empatia com o consumidor do meu cliente”, afirma Marina Galan, uma das UXs writers da Zenvia, em São Paulo.

profissioes do futuro robo

“Sou responsável por entender o comportamento dos clientes e compreender suas necessidades e dores, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas. Depois, traduzo tudo em dados e insights para que os times possam tomar decisões. Acredito que UX researcher é uma nova profissão porque coloca o cliente no centro da decisão”, aponta Júlia Timponi, UX Researcher da empresa, em Porto Alegre.

Além de ter em seu time profissionais com essas qualificações, a Zenvia também tem investido na contratação de cientistas de dados e analistas de Big Data.

Katiuscia Teixeira, head de Gestão de Pessoas da Zenvia, comenta os esforços da empresa para colaborar com o desenvolvimento do mercado e das novas profissões: “Vamos muito além de gerar oportunidades de trabalho. Queremos realmente capacitar os profissionais e educar o segmento. Por isso, lançaremos em breve a Zenvia Academy, universidade da Zenvia para capacitar as pessoas em consultoria, design e gerenciamento de chatbots. Os roadshows para levar o primeiro módulo [Basic] a brasileiros de diversas regiões do País foi realizado em 2018 e 2019. Somente nos cinco encontros do ano passado, conseguimos formar mais de 250 pessoas, de 100 empresas, o que nos indica o grande potencial da ação”.

Mais sobre: Android,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais
melhores editores de video 2020

24 melhores aplicativos de edição de vídeos em 2020 (Computador e celular)

por Especial, Listas
Encontrar o melhor software gratuito de edição de vídeo deve ser uma parte central do sucesso de qualquer empreendedor de ...
Leia Mais
O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

por Especial
O Wi-Fi está prestes a ficar mais rápido. Essa é uma ótima notícia: uma internet mais rápida está se tornando ...
Leia Mais