Huawei passa Apple e é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo

huawei passa apple

Hoje (01/08) o IDC divulgou um relatório com o resultado das vendas de smartphones do mundo inteiro no segundo semestre de 2018. A primeira surpresa foi a Huawei ter passado a Apple e se tornado a segunda maior fabricante do mundo, atrás da Samsung.

Esse relatório se refere ao volume de vendas, não de lucro onde a Apple domina. Enquanto a Apple vendeu cerca de 41,3 milhões de aparelhos no período, a gigante chinesa vendeu 54,2 milhões de smartphones, assim a Huawei garantiu a segunda posição.

idc xiaomi

Isso não significa que a Apple teve uma queda de vendas de smartphones, como aconteceu com a Samsung. No mesmo período do ano passado, a Apple vendeu 41 milhões de celulares, ou seja, teve um crescimento de 0.7%. A diferença foi que a Huawei cresceu o volume de vendas em incríveis 40,9% de vendas, passando de 38,5 para 54,2 milhões. O aumento só não foi maior que a Xiaomi, que cresceu 48,8% e assumiu o quarto lugar encostando na Apple.

Mas há algumas ressalvas. Mesmo que obviamente a Huawei vem crescendo mais que a Apple, o segundo trimestre do ano normalmente é mais calmo para a empresa americana. O motivo é bem simples: a Apple só lança iPhones no quarto trimestre do ano, são exatamente ai que as vendas disparam. Mas é fato que ela nunca terá um aumento de mais de 40%.

Além de deter 27% do mercado chinês de smartphones, a Huawei lançou dois smartphones que a ajudaram a abocanhar boa fatia do segmento de aparelhos avançados: o P20 e o P20 Pro. A boa recepção a esses modelos também acaba servindo para promover a marca em segmentos mais acessíveis. Vale lembrar que a Huawei está voltando ao mercado brasileiro ainda esse ano.

André Luiz

Depois de mais de uma década trabalhando com eletrônica e telecom, resolveu escrever sobre tudo o que já havia aprendido. Assim nasceu o Tekimobile.