Huawei no Brasil em Maio. Agora é oficial.

Por
10 de março de 2019 às 5h32 - Atualização: 11/03/2019

Agora vai. A Huawei confirmou que está voltando ao Brasil depois de 4 anos. O retorno da empresa está marcado para Maio. A partir dessa data, os celulares premiums da fabricante poderão ser encontrados nas lojas brasileiras.

“Queremos trazer ao Brasil as tecnologias mais inovadoras que temos”, diz Ketrina Dunagan, vice-presidente sênior de marketing da Huawei nas Américas, em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de São Paulo.

Leiam também | Huawei Mate X será vendido no Brasil

Espera-se que os primeiros modelos a chegar ao Brasil sejam o Huawei P20 e P20 Pro. Afinal, eles já foram até homologados no Brasil no ano passado, podendo já serem comercializados normalmente.

Huawei viria ao Brasil em 2018 e mudou os planos

No ano passado a Huawei chegou a oficializar que voltaria ao Brasil ainda em 2018. Na ocasião, ela viria através de uma parceria com a brasileira Positivo que iria se encarregar de importar e distribuir os smartphones da marca. Mas, depois de analisar o mercado, a empresa mudou de ideia. 

Huawei irá vender pela segunda vez smartphones no Brasil

Diferente de em 2013, quando a empresa chinesa vendeu apenas smartphones de entrada e intermediáros no pais, dessa vez ela está decidida a trazer smartphones de sua linha premium.

huawei passa apple
Huawei P20 vem vendendo muito ao redor do mundo

O Brasil é um mercado complexo pela estrutura tarifária. Não dá para vencer aqui se você não tiver fabricação local”, diz a executiva. Com isso, ela afirma que montará seus smartphones no Brasil.

Mas isso não é imediatamente. Segundo Ketrina, os primeiros lotes de smartphones da Huawei que chegam em Maio serão importados. A fabricação local deverá iniciar até o fim do ano. Parceiros ainda estão sendo estudados e um time local, com áreas de logística, vendas e marketing, está sendo contratado.

Lembrando que em 2018 a Huawei se tornou a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, mas já de olho na liderança da Samsung em 2019.

A longo prazo ela está de olho na liderança aqui no Brasil. Um fato que ajuda a empresa por aqui, é que ela não é “nova de mercado”. Ela é uma das líderes mundiais em equipamentos de telecomunicações, graças a isso, é de longa data parceira das operadoras brasileiras, para as quais fornece infraestrutura de redes há duas décadas.

Acordos com varejistas também estão sendo desenhados. “No lançamento, os brasileiros poderão ver e testar os produtos no varejo”, garante a executiva.

Huawei ainda é desconhecida no Brasil. Mas aposta no mercado premium

Para ter chance de concretizar suas ambições por aqui, a Huawei terá vários desafios. O primeiro será se apresentar ao brasileiro: menos de 1% dos consumidores do país conhece a marca, segundo pesquisa da consultoria IDC Brasil feita em setembro de 2018. “Preço vai ser importante, mas a empresa terá de convencer que é melhor que Apple e Samsung”, diz Renato Meirelles, analista da IDC.

Na visão de analistas, a estratégia da empresa de começar por aparelhos mais caros é acertada. “Hoje, o brasileiro não está mais comprando seu primeiro celular, mas trocando seu aparelho por modelos mais caros”, diz o analista da IDC. O preço médio de um smartphone no Brasil, segundo a consultoria, saltou 13,7% em 2018, para R$ 1.307.

Vamos trazer um portfólio abrangente, mas queremos ser uma marca premium, com boas câmeras e boa performance. Traremos a tecnologia mais inovadora que temos – e não sacrificaremos qualidade em prol de quantidade.

Via UOL

Mais sobre: Huawei,
Matérias relacionadas

2 respostas para “Huawei no Brasil em Maio. Agora é oficial.”

Deixe uma resposta