Início » Noticias » Guerra! Huawei Mate 30 Pro não terá apps do Google!

Guerra! Huawei Mate 30 Pro não terá apps do Google!

Huawei confirma que Mate 30 Pro não terá aplicativos do Google rodando no seu sistema; por outro lado, o Android 10 estará presente.
Por
9 de setembro de 2019 às 9h40 - Atualização: 09/09/2019
huawei vs eua

A briga entre a Huawei e os EUA vai começar a dar frutos, ruins nesse caso. Foi confirmado que o Huawei Mate 30 Pro, futuro topo de linha da empresa, não virá com quaisquer aplicativos do Google. Para substituir, aplicativos de terceiros serão as opções; a versão do Android 10 será a AOSP, que não tem ligação direta com o Google pois é uma versão pública.

O anúncio foi dado na IFA por Wang Chenglu, CEO da divisão de softwares de consumo da Huawei. Ele disse que a Huawei está desenvolvendo alternativas para todas as aplicações do Google, que incluem até navegação GPS. Por outro lado, não vai ser dessa vez que veremos um smartphone da empresa com seu sistema HarmonyOS, eles continuarão fortes com o Android AOSP.

De acordo com o site Nikkei Asian Review, o Huawei Mate 30 e o Huawei Mate X, o smartphone dobrável, virão sem os aplicativos do Google. Sendo que o Mate 30 Pro será o primeiro a vir assim. Mas se aplicativos não podem ser usados, porque o Android pode?

O sistema operacional Android do Google é de código aberto, para que qualquer pessoa possa usá-lo. O que não é de código aberto é o conjunto de licenças do Google, chamado Google Mobile Services (GMS). Essa é a parte que inclui o popular Gmail, Google Mail, Play Store, Google Maps e muito mais. Esses estarão de fora dos aparelhos da Huawei.

A Huawei, como você bem sabe, teve problemas com o governo dos EUA e foi colocada em uma lista negra, o que significa que não pode negociar com os Estados Unidos. Mas isso não agrada a todos. Semana passada, por exemplo, a Microsoft acusou o governo dos EUA de não ser americano por colocar a Huawei na lista negra, já que prejudica os negócios das empresas.

Mas o que veremos no software do Huawei Mate 30 Pro?

Dia 19 será apenas o anúncio oficial do Huawei Mate 30 Pro, isso não significa que ele será imediatamente lançado. Isso significa que, talvez, a empresa ainda pode não revelar o que virá no software.

Huawei Mate 30 evento

Estamos falando de uma das empresas mais modernas do mundo. O hardware já está sendo produzido, mas atualizações de software podem ser feitas quando eles quiserem após estar tudo pronto.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta