Sistema Huawei HongMeng OS está pronto para substituir o Android

Chamado Huawei HongMeng OS, o novo sistema já foi testado em algumas partes da China e seria a solução para a proibição do uso do Android.
Por
21 de maio de 2019 às 8h39 - Atualização: 21/05/2019
Huawei-leading-5G

As tensões e sanções dos EUA contra a Huawei irão forçar a empresa a adiantar um antigo projeto: lançar seu próprio sistema operacional mobile. O Google anunciou que irá romper com a Huawei e não fornecerá mais o Android comercial a empresa, um próprio sistema seria a solução dos problemas da chinesa.

Sem poder usar o Android comercial, a Huawei se limitaria a usar a versão pública AOSP, o impacto será enorme pois isso impossibilita o uso dos aplicativos do Google, inclusive a loja Google Play. Na China o impacto é zero, pois eles já são proibidos, mas para o resto do mundo é praticamente inviável vender um Android sem a loja.

Sendo a segunda maior do mundo em vendas de smartphones, a Huawei precisa urgente de uma solução para não perder mercado, caso a proibição se mantenha. A fim de minimizar o risco, um último relatório afirma que a Huawei está prestes a lançar seu próprio sistema operacional móvel chamado HongMeng OS. O projeto já é antigo, mas a situação deve adiantar o lançamento.

De acordo com o relatório do Financial Times, Tim Watkins, vice-presidente de operações da Huawei na Europa Ocidental, disse em uma entrevista que a Huawei está se preparando para lançar seu próprio sistema operacional móvel depois que o Google afirmou que restringiria o serviço Android da Huawei.

Huawei HongMeng OS; o novo sistema móvel da chinesa

Watkins disse que a Huawei está desenvolvendo o sistema a passos largos. Segundo ele, o sistema já foi até testado em algumas partes da China e deverá ser lançado em breve.

Em março deste ano, o CEO de negócios de consumo da Huawei, Yu Chengdong, também disse que a Huawei já preparou seu próprio sistema operacional. Quando os sistemas operacionais do Google e da Microsoft não puderem mais ser usados, a Huawei estará pronta para iniciar o plano B, disse ele na ocasião.

HongMeng OS é o sistema proprietário da Huawei

Na semana passada, Yu Chengdong também disse em um círculo de amigos: “A Huawei sempre insistiu em construir a competência central de seus próprios chips, insistindo em usar e cultivar seus próprios chips. Além de seus próprios chips, existem recursos básicos do sistema operacional. ”

Pelo que sabemos, o sistema operacional da Huawei é chamado de “HongMeng OS”. O grande desafio dos sistemas operacionais é o suporte a aplicativos. Os dois maiores sistemas operacionais, Android e iOS, têm mais de 3,5 milhões e 2,1 milhões de aplicativos respectivamente.

O Tizen OS, da Samsung, lutou para ter 5000 aplicativos após anos de operação e isso levou à “morte” este sistema em celulares, ficando restringido a TVs e wearables.

Sem contar o Windows Phone, mesmo pertecendo a maior empresa de software do mundo, também não conseguiu se firmar e saiu do mercado depois de anos de luta.

Mesmo sendo a segunda, e com pretensões de ser a maior fabricantes de smartphones, implacar um sistema fora da China é uma tarefa muito difícil.

Via MyDrivers (em chinês)

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta