Início » Noticias » GPU dos processadores Qualcomm terão atualizações na Play Store

GPU dos processadores Qualcomm terão atualizações na Play Store

Fabricantes poderão atualizar a GPU dos smartphones para otimizar jogos recém lançados, o driver poderá ser baixado na Google Play Store.
Por | 5 de dezembro de 2019 às 12:58
Qualcomm GPU Drivers

A Qualcomm anunciou hoje (05) que a GPU de seus novos processadores, serão atualizáveis separadamente. Isso significa que smartphones equipados com os novos chipsets Snapdragon 865 e 765, e futuros modelos, terão atualizações da placa gráfica que poderão ser baixadas na Google Play Store.

Irá funcionar semelhante ao que acontece com placas de vídeo de computadores.  As fabricantes de GPU de desktops, como NVIDIA e AMD, realizam atualizações regulares de drivers para suas placas gráficas.

Essas atualizações incluem patches de segurança e correções de bugs, mas o mais importante: otimizações de desempenho para jogos recém-lançados. É por isso que você verá frequentemente novos patches sendo lançados no mesmo dia que novos jogos serão lançados, pois, os drivers incluirão otimizações de desempenho para esses jogos em específico.

A Qualcomm está tentando levar essa experiência para o segmento móvel agora. Com esses patches, a empresa pode incluir melhorias e otimizações de desempenho para novos títulos de jogos com mais regularidade, em vez de esperar pelas atualizações do sistema operacional para atualizar os drivers.

O Android consegue atualizar componentes do sistema operacional como drivers individualmente há algum tempo, mas a Qualcomm é a primeira a tirar proveito desse recurso.

Infelizmente, a Qualcomm deixou para o fabricante do dispositivo testar e enviar as atualizações de drivers para seus dispositivos. Isso significa que você pode, ou não, conseguir obter a atualização mais recente do driver a tempo, pois as OEMs do Android não são exatamente conhecidas por enviarem atualizações a tempo.

As atualizações também serão lançadas apenas para os recém-anunciados chipsets Snapdragon 865 e 765 (G) que estarão disponíveis no início do próximo ano. Todos os futuros chipsets da Qualcomm também receberão esse recurso.

Ainda assim, como um todo, essas são boas notícias para dispositivos Android e, com sorte, fazem com que outros fornecedores de chipsets também comecem a atualizar as atualizações de driver separadamente. Infelizmente, depende muito das fabricantes dos dispositivos e da regularidade com que eles decidem enviar essas atualizações.

Mais sobre: qualcomm,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais
10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

por Dicas de tecnologia, Especial
Você sabia que existem diversas maneiras de assistir Netflix em qualquer TV, mesmo que você não tenha algum topo de ...
Leia Mais
pandemia destaque

O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

por Especial
Uma pandemia é um surto global de uma doença. Existem muitos exemplos na história, sendo a mais recente a pandemia ...
Leia Mais
Coronavirus destaque

O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

por Especial
Os coronavírus são um tipo de vírus que causam diferentes tipos de doenças respiratórias. O Coronavírus que estamos vivendo um ...
Leia Mais
playstation 5 vs xbox series x

Playstation 5 vs Xbox Series X: quem tem o melhor hardware (comparativo)

por Especial
No período que antecedeu a revelação do PlayStation 5 e Xbox Series X, houve intensa especulação sobre o hardware que ...
Leia Mais