7 incríveis dicas do Google Tradutor escondidas que você não sabe

Aprendam 7 dicas do Google Tradutor que você talvez nem imagine que existam e dominem esse que é um dos melhores aplicativos que existe.
Por
20 de março de 2019 às 11h55 - Atualização: 20/03/2019
google_tradutor

O Google Tradutor é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo e um dos aplicativos mais baixados em 2018. Mas sabia que ele tem diversas funções que muita gente não sabe? Ele é muito mais do que um tradutor de espanhol ou tradutor de inglês. Ele traduz até por imagens e também simultanamente, igual filme de ficção. Confiram 7 incríveis dicas do Google Tradutor.

Antes de tudo, não se esqueça de baixar o aplicativo Google Tradutor. Embora seja do Google, ele não vem instalado nativamente no Android como outros apps da companhia. Para instalar, clique aqui na loja Google Play. Se você tem um iPhone ou iPad, clique aqui na loja App Store.

1 – Google tradutor de voz

Poucas pessoas usam esse recurso, mas o Google traduz vozes igual filmes de ficção: basta falar que ele reconhece e traduz sua voz. É muito simples: basta você apertar o botão de microfone e falar pausadamente que o Google tradutor começa a transcrever suas palavras.

Isso é útil quando você estiver com pressa, não possa digitar ou mesmo para praticar seu listening no celular.

2 – Conversar e traduzir simultaneamente com o Google Tradutor

Com certeza você já deve ter assistido algum filme de ficção ciêntifica onde um aparelho faz tradução simultânea. Décadas atrás, em StarTrek, já havia um bastão que fazia “tradução universal”. Mas hoje isso é possível com seu smartphone.

Rapidamente, o Google Tradutor se transforma em Tradutor português-inglês, português-espanhol, português-coreano ou qualquer um dos centenas de idiomas presentes no aplicativo. Como fazer?

No aplicativo há um ícone chamado “Conversa”, basta apertar que irá aparecer na tela 2 ícones de microfone, um para cada idioma. Quando você clicar no microfone de português e falar, por exemplo, ele irá traduzir em texto para o inglês, aperte novamente o microfone inglês para a outra pessoa e você receberá a tradução em português.

3 – Use a câmera do Google Tradutor para traduções de textos

Depois de comprar uma empresa chamada Quest Visual, o Google introduziu a tecnologia de tradutor de texto via Realidade Aumentada (com a câmera) deles no Google Tradutor. Ela permite que o usuário apenas aponte o seu smartphone para uma placa em outro idioma e tenha uma tradução em tempo real para o seu idioma original.

google tradutor camera simultanea
Para utlizar o Google tradutor via câmera, toque no ícone “Câmera” no aplicativo. Ele irá manter os dois idiomas que você esteja usando para tradução de texto. Mas quando abrir a câmera, será possível mudar o idioma com um toque.

O uso é simples, basta apontar a câmera para o texto no idioma original da placa, revista, livro ou qualquer lugar que esteja impresso a frase ou texto. A tradução irá aparecer na tela.

O mais legal da tecnologia do Google tradutor câmera, é que  texto se sobrepoê copiando até a fonte e cores do texto original. Realmente parece coisa de filme.

4 – Traduzir um texto de uma foto

O Google Tradutor Foto é acessado do mesmo jeito acima. Mas a diferença é que o aplicativo tira uma foto do texto que você quer traduzir e depois você consegue selecionar o que você pretende traduzir, além disso a tradução fica mais acurada que a tradução simultânea.

google tradutor camera simultanea

Saiba como traduzir por foto usando o Google Tradutor abaixo:

  1.  Toque no ícone Câmera na barra do app Google Tradutor;
  2. Dentro dos colchetes com a mensagem “Alinhar texto”, centralize o texto da foto;
  3. Toque no botão vermelho com uma câmera. Irá aparecer a opção “Selecionar tudo” para o app traduzir todo o texto capturado na imagem, ou você pode selecionar só o que quiser para ser traduzido passando o dedo no texto;
  4. O idioma irá mostrar na hora a tradução do texto selecionado.

5 – Baixe seus idiomas off-line e use o aplicativo sem internet

Parece uma dica boba, mas muitas pessoas ficam sem usar o Google Tradutor por falta de conexão com a internet. Mas para isso que serve o Google Tradutor offline.

Leiam também | Como ter Internet de graça no seu smartphonegoogle tradutor linguas offline

Para baixar os idiomas desejados off-line é muito fácil.

  1. Clique no menu de 3 listas ao lado do logo “Google Tradutor”;
  2. Agora clique em Tradução off-line;
  3. Procure o idioma desejado e clique na setinha para baixo de download.

Feito isso, os idiomas ficarão disponíveis para uso off-line, sem necessidade de estar conectado a internet.

6 – Toque para traduzir textos dentro de outros aplicativos

É normal abrirmos um texto em outro idioma dentro do aplicativo de e-mails, do editor de texto ou mesmo em sites da internet. O que fazemos para traduzir normalmente? Copiamos o texto; abrimos o Google Tradutor; colamos o texto e então traduzimos. Isso gasta tempo.

google tradutor toque para traduzir

Mas sabia que é possível você traduzir com apenas um toque sem sair do próprio aplicativo do texto a ser traduzido? Dá para fazer isso, a função se chama “Toque para Traduzir” (Tap to Translate). Nela, toda vez que você copiar um texto em outro idioma em qualquer aplicativo, irá abrir um pop-up (bolha de tradução) do Google Tradutor na tela, basta tocar nela que ela traduz o texto ali mesmo.

Para ativar o “Toque para traduzir”, faça o seguinte:

  1. Clique no menu de 3 listas ao lado do logo “Google Tradutor”;
  2. Agora clique em Configutações;
  3. E então clique em Toque para traduzir;
  4. Finalize clicando em Ativar. Depois basta escolher os idiomas para ativar a função.

Uma outra opção de traduzir dentro dos aplicativos é traduzir o texto selecionado, funciona parecido com a função acima.

google tradutor traduzir selecao

Para traduzir qualquer trecho de texto de qualquer aplicativo, basta selecionar o texto, depois na barra de opções que irá aparecer, clique nos 3 pontinhos e depois em Traduzir, pronto, ele irá traduzir sem você sair do aplicativo.

7 – Salvar frases favoritas

A última opção é bastante interessante para quem está aprendendo outro idioma. É possível você criar uma lista com frases preferidas no Google Tradutor.

Basta você digitar a frase que você deseja salvar, dai na parte de baixo onde aparece a tradução, clique na estrela ao lado da frase. Ela irá salvar.

Para consultar as frases salvas, basta clicar no menu com  listas ao lado do logo do “Google translator” e depois clicar em Listas de frases, irão aparecer todas.

Sem dúvidas que com essas dicas, você estará dominando o Google Translator e pronto para não passar vergonha em outro idioma.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta