Início » Noticias » Google Tradutor agora ensina como pronunciar palavras

Google Tradutor agora ensina como pronunciar palavras

Nova tecnologia do Google tradutor mostra a pronúncia correta em inglês e ainda analisa se você está falando corretamente.
Por | 18 de novembro de 2019 às 11:34

Na última quinta-feira, o Google anunciou uma funcionalidade nova para o Google tradutor integrado ao Chrome. Agora ele ensina como pronunciar as palavras, por enquanto somente na língua inglesa. Para usar a função, basta digitar a frase “Como pronunciar” e em seguida a palavra.

Quando você pergunta ao Google sobre uma pronúncia, ele retorna a palavra em forma de sílabas fonéticas para te ajudar. Há ainda uma opção de ouvir mais lentamente.

Além disso, há uma imagem ao lado que tenta ajudar, principalmente mostrando a língua, que é a maior dificuldade de nativos que falam português na hora de aprender inglês.

Além de você ouvir, você pode também praticar. Há um botão escrito “Practice” abaixo da animação. O recurso permite praticar a própria pronúncia. Para isso, basta dizer a palavra no microfone do celular e receber feedback sobre o que pode melhorar.

Essa última função ainda não está disponível em smartphones que tenham o idioma português como principal. Porém, dá para contornar. Basta mudar o idioma do seu celular para inglês que a função aparece. Porém, você terá que usar a frase “How to pronounce” ao invés de “Como pronunciar”. Mas, se você está aprendendo inglês, estar com o celular configurado para inglês ajuda.

Para fazer isso, a tecnologia de reconhecimento de fala é capaz de compreender as palavras e dividi-las em pequenos trechos. Depois, graças ao aprendizado de máquina, o Google cruza o jeito como as pessoas pronunciam a palavra e aquilo que o algoritmo espera ouvir.

Um exemplo: se o usuário quer aprender a pronunciar “asterisk”, o software de reconhecimento de fala analisa como a pessoa diz a palavra e depois (usando aprendizado de máquina) é capaz de perceber se o último trecho foi pronunciado “rik”, e não “risk”. Com base nisso, o Google dá feedback e sugere formas de melhorar a pronúncia.

Os avanços no reconhecimento de fala e no aprendizado de máquina podem melhorar a maneira como aprendemos os idiomas. Esperamos que esses novos recursos ofereçam às pessoas uma maneira criativa e mais eficaz de praticar, visualizar e lembrar novas palavras. Planejamos expandir esses recursos para mais idiomas, sotaques e regiões no futuro.

Via Google

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
google camera samsung

Como instalar a Google Camera em QUALQUER Samsung

por Dicas de tecnologia
A GCam ou Google Camera, quando instalada em smartphones da Samsung melhoram muito a qualidade da imagem na maioria dos ...
Leia Mais
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook? Mitos e verdades

por Dicas de tecnologia
Como saber quem visitou meu perfil no facebook? Se você procura pela resposta a essa pergunta, acredite, você não está ...
Leia Mais
celular pegando fogo celular explode

Porque telefones celulares explodem? Vejam 4 motivos

por Especial
De tempos em tempos vemos relatos de smartphones que explodem nas notícias. E, embora esses acidentes sejam incrivelmente raros, eles ...
Leia Mais
Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

por Especial
Nos últimos 5 anos, a velocidade de carregamento sem fio aumentou de cerca de 5 watts para 10 ou 15 ...
Leia Mais
baixar videos no celular

Como baixar filmes no celular de graça: 5 maneiras

por Dicas de tecnologia
Assistir filmes no celular é uma das facilidades que temos hoje em dia e, consequentemente, saber como baixar filmes no celular ...
Leia Mais