Review Samsung Galaxy Gear S3 Classic, melhor smartwatch do Brasil

review gear s3 classic

Por mais que os fabricantes tentem, infelizmente os smartwatchs não emplacaram como esperavam. Mesmo assim a Samsung conseguiu se estabelecer nesse nicho, principalmente pelo fato de usar seu próprio sistema ao invés do Android. Vamos falar então do Gear S3 Classic, um super relógios da coreana.

Equipado com diversas funções inteligentes e sensores que diminuem a dependência de uma conexão com um smartphone (ao contrário do Android Wear), o Gear S3 Classic tem visual mais luxuoso que e vem com pulseira de couro. Sem dúvidas, 1 ano e meio após o seu lançamento, ele anda é uma das melhores opções do segmento.

Design

Disponível no Brasil nas versões Frontier e Classic — à qual  testamos —, o Gear S3 não traz diferenciais de hardware entre seus modelos. O que varia é o acabamento: o modelo Classic tem uma pulseira em couro legítimo, sendo que seus botões laterais são ligeiramente mais protuberantes em relação ao corpo principal.

Gear S3 Review

Oferecendo dois tamanhos de pulseiras intercambiáveis, a Samsung criou um aparelho com dimensões consideravelmente mais espessas do que as vistas no Gear S2. Isso ajuda a dar ao aparelho uma aparência bastante masculina. Ele é grande, então se você quer algo mais discreto, ele talvez não seja a melhor opção.

Gear S3 Review

O elemento que mais chama a atenção sem dúvida é a coroa central que rodeia a tela. Mais do que servir como um elemento estético, esse item também funciona para navegar pelos menus do aparelho, evitando que você tenha que passar os dedos pela tela e oferecendo uma maior precisão na hora de realizar algumas ações.

Tela e controles

A Samsung construiu a tela do Gear S3 usando a tecnologia OLED, o que garante um ótimo nível de brilho e uma boa visualização de elementos em praticamente qualquer situação. A resolução adotada é semelhante à de outros produtos do mercado e é suficiente para exibir elementos de maneira bastante clara.

Gear S3 Review

Conforme explicado anteriormente, a coroa que rodeia a tela também serve como uma forma de controlar a navegação, fazendo um trabalho bem melhor do que arrastar os dedos sobre o aparelho. Você ainda vai ter que usar os dedos para interagir com alguns elementos, mas a solução encontrada pela Samsung é muito boa e diminui a quantidade de manchas de suor e impressões digitais deixadas sobre o display.

Gear S3 Review

Para assegurar uma maior durabilidade do Gear S3, a fabricante adicionou ao aparelho a resistência à água e à poeira, além de investir em materiais resistentes a impactos. Isso garante a possibilidade de praticar esportes sem correr o risco de estragar seu gadget acidentalmente.

Desempenho

Evitando problemas do passado, a Samsung traz o Gear S3 com compatibilidade de fábrica com a maioria dos aparelhos Android e iOS disponíveis no mercado. Ainda é um pouco chato ter que depender do aplicativo Samsung Gear para usar o smartwatch, mas ao menos isso garante que você não vai levar para casa um acessório que não vai conseguir se conectar a seu smartphone.

Gear S3 Review

Ele roda o Tizen e não Android Wear. Ele depende bem menos do celular como o corrente do Google, porém ainda é necessário um smartphone. Instalar aplicativos, por exemplo, só é possível através do celular e na loja da Samsung.

O destaque sem dúvida fica por conta do aplicativo S Health, que usa os recursos do acessório para oferecer detalhes completos sobre suas atividades físicas. Ele até avisa que você tá ocioso e sugere se levantar e movimentar-se. Também controla o sono, porém devido ao seu tamanho é ruim dormir com ele no pulso.

Gear S3 Review

Além de exibir informações sobre o horário e as condições climáticas, o dispositivo sai de fábrica com a capacidade de informar quantidades de batimentos cardíacos e passos, de exibir notificações de maneira simplificada e até mesmo de oferecer algumas experiências de jogo.

Embora no Brasil a Samsung não venda a versão 4G do smartwatch, ainda é possível conectá-lo diretamente a redes WiFi para diminuir sua dependência de smartphones. Porém isso altera drasticamente o desempenho da bateria.

Bateria

Ele aguenta bem 2 dias de uso com o Wifi desligado, no modo automático 1 dia e meio, mas deixar o WiFi sempre ligado diminui para menos de um dia a autonomia da bateria.

Gear S3 Review

A recarga também não é um problema: basta deixar o gadget sobre sua base magnética conectada a uma fonte de energia durante um máximo de duas horas para obter 100% de bateria.

Aplicativos

Em termos de apps, há por exemplo o Flipboard que exibe versões resumidas de notícias — a leitura completa só pode ser feita em um celular. Situações semelhantes afetam os apps do Twitter (que mostra somente os trending topics do momento) e do Spotify. Esse último consegue ser mais independente, até mesmo tocando músicas (sim, ele tem um alto falante e é alto) e também é possível baixar as músicas nele. É perfeito para corrida, pois aliado a um fone bluetooth, dá para ficar indenpendente do smartphone.

Gear S3 Review

Mesmo quando o smartwatch atua sozinho, ele nem sempre consegue fazer isso de maneira competente. Exemplo disso ocorre durante o recebimento de chamadas telefônicas: a qualidade de áudio é muito baixa, deixando você com a impressão de estar usando um walkie-talkie de baixa qualidade.

Conclusão

Confesso que sempre fui aversso aos smartwaches, dado as péssimas experiências com o Android Wear. Mudei de ideia? Depende. Gostei da experiência e teria um smartwatch como o Gear S3 sem problemas. Até esqueci de ver as horas no celular.

O problema ainda é o preço. Atualmente ele custa pouco mais de  1 Mil Reais, bem menos que os mais de  2 Mil da época de lançamento. Mas ainda é muito dinheiro.

A vantagem do Gear S3 é seu design que dá para subsituir tranquilamente um relógio comum. Porém, o principal é o foco na saúde. Mas o preço ainda não me deixa a vontade. Na questão de saúde, qualquer pulseira focada nisso faz tudo o que ele faz por bem menos. E pelo preço dele dá para comprar um relógio de verdade – que não precisa ficar colocando para carregar – mais bonito e resistente.
Mesmo tendo características muito atraentes, o Gear S3 não conseguiu me convencer de que ter um smartwatch é algo indispensável para os dias de hoje.

No entanto, se você não vive sem um, considero a melhor opção no mercado brasileiro dado seu custo x benefício. Além disso, dificilmente você vai encontrar uma opção do mundo Android tão competente. Na Apple sim, mas dai o preço é proibitivo no meu ponto de vista.

André Luiz

Depois de mais de uma década trabalhando com eletrônica e telecom, resolveu escrever sobre tudo o que já havia aprendido. Assim nasceu o Tekimobile.

Gear S3 Classic

R$ 1.494
8.4

Preço

7.0/10

Hardware e desempenho

9.0/10

Tela

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Bateria

8.0/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *