Câmera do Galaxy S9 supera Pixel 2 no DxOMark

A Câmea do Galaxy S9 ultrapassou o Pixel 2 nos testes do DxOMark e agora é a câmera mais poderosa do mundo, segundo eles.
Por
1 de março de 2018 às 10h33 - Atualização: 18/03/2019

O Google Pixel 2 até então é considerado o melhor smartphone já feito no quesito câmera. Mas agora que o Galaxy S9 chegou, parece que ele pode perder o trono. No DxOMark já perdeu. O S9 ultrapassou a pontuação do Pixel 2.

O DxOMark é um site especializado em teste de câmeras e smartphones. Seu ranking é referência no mundo todo, embora controverso. Eles concluiram os testes com o Galaxy S9 e postaram o resultado, se foi bom? Confiram a conclusão deles abaixo:

O Samsung Galaxy S9 Plus é um smartphone que não possui nenhuma verdadeira fraqueza no quesito de câmera.” (tradução livre)

O site ainda apontou que o Galaxy S9 vai ser a referência para câmeras de smartphones esse ano. Além disso também concluiram que o Galaxy S9 Plus, é um dos melhores smartphones zooms da atualidade. Lembrando que só ele possui uma lente teleobjetiva, a versão normal não.

Em relação às fotos, o Galaxy S9+ ultrapassou os 100 pontos e alcançou uma média de 104 pontos no geral: “a melhor que já vimos até agora”, enquanto a nota dada para vídeos também foi considerada “um pouco menor, mas ainda entre os melhores”: 91 pontos, sendo grandes destaques em ambas as categorias os excelentes controles de exposição, contraste, cores e autofoco.

Mas como eles chegaram a essa conclusão?  “O Galaxy S9 Plus lida muito bem com a dificuldade em cenários de alto contraste,” afirma o DxOMark.  Na foto abaixo dá para notar isso, onde o exterior é muito mais claro que o interior e ainda assim existe um equilíbrio excelente entre o claro e o escuro. O motivo é sua nova câmera que possui abertura variável.

foto dia galaxy s9

Como funciona? Quanto menor número da abertura (f/1.5 no caso do S9), mais luz entra no sensor. Para ambientes pouco iluminados isso é excelente, pois aproveita o minimo possível de luz para tirar fotos sem rúidos, já que não precisa aumentar o ISO (ele que causa o ruido). Mas e durante o dia? Não é tão bom, afinal se o dia tá bem claro, entrar muita luz significa que as imagens irão estourar principalmente no branco. Assim vem acontecendo nos últimos anos, já que cada vez mais as fabricantes colocam aberturas maiores.

No caso do Galaxy S9 ele tem uma lente com abertura variável de f/2.4, isso significa que entra menos luz. Durante o dia isso é excelente, pois consegue captar melhor os contrastes de luzes (alcance dinâmico), trazendo detalhes até mesmo de nuvens, como na foto acima, onde há a separaçao entre o azul e o branco.

Em relação às capturas em baixa luminosidade, o site aponta que no teste acima a captura ficou a exposição levemente mais escura do que o devido, mas que ainda assim é muito utilizável e nos conformes com os seus competidores mais diretos para estas condições de luz. Confira a foto abaixo:

Em relação às cores o DxOMark aponta que o smartphone geralmente oferece uma boa cor em todas as condições de fotografia. Na comparação abaixo, por exemplo, além dele contar com o melhor equilíbrio de contraste, também oferece cores ligeiramente mais naturais que os aparelhos comparados.

Samsung Galaxy S9 Plus
Apple iPhone X
Google Pixel 2

 

E o efeito bokeh? Graças à configuração da câmera dupla, o Galaxy S9 Plus também produz imagens agradáveis de “simulação de bokeh”. O borrão se estende não só para a parte de trás de uma cena, mas também para o primeiro plano, e tanto a força do floco como as transições criam um visual agradável. O isolamento da moça é bom também, mas olhando de perto, dá para notar alguns erros em torno dela.

Samsung Galaxy S9 Plus modo bokeh
Apple iPhone X modo bokeh
Google Pixel 2 modo bokeh

 

Lá no site tem mais detalhes com fotos da análise. Mas aqui fica o resumo com os pontos positivos e negativos:

Pontos positivos

  • Ruído muito bem controlado em todas as condições de luminosidade
  • Muitos detalhes em capturas externas e internas
  • Autofoco preciso e muito rápido
  • Brilho e cores vivas em muitas situações
  • Excelente resolução quando aplicado zoom de 4x
  • Boa estabilização para vídeos

Pontos negativos

  • Instabilidade ocasional da exposição
  • Notável perda de nitidez e fring de cores (quando a lente não lida bem com as ondas das cores)
  • Convergência de exposição ocasionalmente visível
  • Fortes batimentos e padrão de efeitos de onda
  • Perda de detalhes finais em muitas condições

Realmente mais uma vez a Samsung parece que revolucionou as câmeras de smartphones com essa lente de abertura variável. Lembrando que o Galaxy S9 chega ao Brasil em Março. Quem ai tá ansioso para colocar as mãos? (e abrir mão de muito dinheiro).

Matérias relacionadas

2 respostas para “Câmera do Galaxy S9 supera Pixel 2 no DxOMark”

Deixe uma resposta