Galaxy S9 vs Galaxy S10: o que de fato mudou?

Vejam as principais mudanças entre as duas gerações nesse comparativo entre o Samsung Galaxy S9 vs Galaxy S10.
Por
23 de maio de 2019 às 8h03 - Atualização: 23/05/2019
Galaxy S9 vs Galaxy S10

Em Março a Samsung anunciou o Galaxy S10 no Brasil. A chegada do smartphone sempre traz a mesma pergunta quando um novo membro da família chega: o que mudou? Pensando nisso, separamos algumas das principais mudanças entre as duas versões. Iremos falar especificamente das versões padrões: Galaxy S9 vs Galaxy S10.

Leiam também:

1 – Galaxy S10 tem tela com notch

A primeira coisa que chama a atenção do Galaxy S10, seja o normal o S10e ou o S10 Plus, são suas telas. Elas agora possuem um furo, ou um notch circular chamado Infinity O.

Devido a isso a tela cresceu. O Galaxy S10, embora tenha praticamente  mesmo tamanho fisíco, a tela cresceu bastante: passou de 5,8 polegadas do S9 para 6,1 polegadas no S10. A resolução Quad HD+ permaneceu. A proporção da tela alterou, ela ficou mais esticada para ganhar mais espaço, o que era 18,5:9 no S9 agora é 19:9 no S10.

galaxy S9 vs S10 4

A tecnologia utilizada na tela deu uma evoluida, ela não é mais chamada Super AMOLED e agora é Dynamic AMOLED. Na prática vimos uma tela com mais brilho e cores mais fiéis, principalmente quando usado o HDR. Além disso, uma grande novidade, é a presença de um leitor biométrico embutido na tela.

2 – Galaxy S10 traz cores diferentes

Como dito, o tamanho e a forma do corpo do aparelho mudou pouco. O que notamos é que ele é um pouco mais quadrado nas laterais, lembrando o Galaxy Note, mas é quase imperceptível.

Mas as cores mudaram. O Galaxy S9 é vendido diferentes opções de cores, dentre elas o ultravioleta, que foi destaque no último ano. Já o Galaxy S10 chega em preto, branco, verde e azul. Mas no Brasil, a versão verde não chegou.

O modelo mais recente é também ligeiramente mais leve, pesando 157 g, contra 163 g do Galaxy S9, mesmo tendo uma bateria maior.

3 – Galaxy S10 ganha mais RAM e melhor bateria

Na parte de hardware, a Samsung voltou a tradição e novamente usa um processador Exynos ao invés de um da Qualcomm. O modelo escolhido é o Exynos 9820 é o processador mais avançado da Samsung no momento. A fabricante promete um desempenho até 29% melhor em processamento, em relação ao S9. Nos gráficos, a melhoria é ainda maior: 37%.

O smartphone conta com memória RAM de 8 GB, proporcionado muita fluidez e velocidade na execução de tarefas o S9 vinha com a metade: 4 GB de RAM.

Um dos pontos negativos do Galaxy S9 é sua bateria de 3.000 mAh que não aguenta do dia a dia. No S19, ela aumentou para 3.400 mAh, mesmo assim o aparelho ficou mais estreito e mais leve.

Um recurso que é novidade no Galaxy S10 é o carregamento reverso, PowerShare, que permite carregar outros dispositivos, como um celular compatível com o padrão Qi ou mesmo fones de ouvido Bluetooth, apenas ao encostá-los na traseira do smartphone.

4 -Câmeras: a maior evolução

A maior evolução fica por contas das câmeras. Enquanto o Galaxy S9 tem somente um sensor traseiro de 12 MP com abertura várivel de f/1.5 até f;2.4, o Galaxy S10 tem 3 sensores. Permanece o principal de 12 MP e foram acrescentados um com 16 MP com abertura de f/2.2 superultrawide com 125º e um terceiro com uma teleobjetiva de 12 MP e abertuta de f2/4 capaz de dar um zoom de 2X.

O upgrade de câmera faz muita diferença. Principalmente pelo fato do S10 ter um melhor efeito bokeh, o desfoque de fundo. Isso acontece porque agora é feito via hardware graças as lentes a mais, enquanto no S9 era feito via software.

galaxy S9 vs S10 4

Já na câmera frontal, o sensor aumentou de 8 MP para 10 MP e ficou com um ângulo mais aberto para caber mais pessoas nas selfies. Por outro lado, a abertura diminuiu passando de f/1.7 no S9 para f/1.9 no S10.

6 – Adeus leitor de íris; bem vindor leitor biométrico na tela

Uma das maiores novidades, sem dúvidas, é a presença do leitor biométrico embutido na tela. Para isso e por espaço perdido graças ao notch, a Samsung optou pela retirada do leitor de íris, presente desde o Note 7 nos modelos avançados da Samsung.

galaxy S9 vs S10 5

O reconhecimento facial continua uma opção para proteger os dados armazenados no celular.

Galaxy S9 vs Galaxy S10: uma boa evolução

Difernente do Galaxy S9 em relação ao S8, a Samsung evoluiu bastante quando comparado o S10 com o S9. Nova tela; mais câmeras; mais bateria e novo sensor biométrico são suficientes para mostrar que ela não brincou em serviço.

Galaxy S9 vs Galaxy S10 preços

Obviamente o Galaxy S10 se encontra com um preço bem acima do Galaxy S9. Isso é uma oportunidade para quem pretende adquirir o S9, já que o preço do mesmo caiu com a chegada do novato.

O Galaxy S9 pode ser comprado a partir de R$ 2.699 na Amazon já o Galaxy S10 custa a partir de R$ 4.700.

 

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta