Galaxy S9 com Android 9 Pie: Confiram 5 novidades que turbinaram o aparelho

Conheçam 5 funções que chegaram ao Galaxy S9 junto com o Android 9 Pie e a nova interface Samsung One Ui. Vale a pena.
Por
13 de fevereiro de 2019 às 3h49 - Atualização: 13/02/2019
android 9 galaxy S9

Com o anúncio da atualização do Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus para o Android 9 Pie, muitas novidades chegaram. Depois de um dia testando, separamos aqui 7 novas funcionalidades que achamos legais de comentar, dentre muitas.

Interessante é que o Galaxy S9 e o Galaxy S9+ receberam a nova interface juntamente com o Android 9 antes do Galaxy Note 9, principal smartphone da empresa na atualidade. Porém, usuários do Note 9 não fiquem preocupados, em Março a Samsung prometeu atualizar ele também.

Principais novidades do Android 9 Pie no Samsung Galaxy S9 e S9+

1 – Nova interface UI

A nova interface chamada One UI, foi totalmente remodelada. Ela foi pensada para usar em telas grandes. A própria Samsung enfatiza 3 pilares da One UI:

Nova samsung One ui com Android 9 pie

  • Botões e abas ficam na parte inferior da tela, e as listas começam a partir da metade da tela, para facilitar o acesso com o polegar. O app de ligação, por exemplo, a lista de contatos e chamadas foi movida para baixo, facilitando assim o acesso. É algo bem óbvio, mas nunca aplicado.
  • Há um modo noturno por todo o sistema que aumenta o conforto para os olhos e pode ajudar a economizar bateria. Ele fica presente nos menus e nos apps pré-instalados como Mensagens e E-mail. Infelizmente apps de terceiros ainda não estão preparados.
  • Há os novos “blocos de foco” que reduzem a quantidade de informações exibidas para ajudar o usuário. Quando você insere um número de telefone no teclado de discagem, são exibdas opções para criar um contato ou iniciar uma chamada de vídeo; enquanto as opções não-relacionadas à digitação desaparecem. Ou seja, a One UI tenta deixar na tela somente as informações úteis para aquele momento.

2 – Modo escuro

Depois de muito tempo, finalmente o Google colocou um modo escuro nativamente no Android 9 Pie. A Samsung adaptou ele magistralmente na sua nova interface One UI. Vale lembrar que como se trata de telas de AMOLED, temas predominantemente preto ajuda na economia de bateria.

3 – Notificações

Com o novo sistema de notificações, agora é possível responder uma mensagem ou email diretamente da barra. Além disso, é exibido uma miniatura de imagens das notificações, como a foto do perfil da rede social.

Novo painel de notificação da One UI android 9
Novo painel de notificação da One UI

Outra novidade nas notificações, é que na configuração das notificações de um app especifico, há um seletor para ativar ou desativar todas as notificações de uma categoria.

4 – Navegação por gestos

Outra novidade do Android Pie do Google, adaptada para a One UI da Samsung. Ao invés de um botão de navegação por gestos, a Samsung colocou 3 que ficam escondidos abaixo da tela. Eles são parecidos com o botão do Samsung Pay. Quando você quer usar um botão original (voltar, multitarefa ou inicio), basta um gesto para cima na posição do botão.

3 botões para navegação por gestos one ui android 9 galaxy s9
3 botões para navegação por gestos

Com isso, o aproveitamento da tela fica quse 100%, sem os botões virtuais tomando espaço abaixo.

 5 – Modo Dex sem ter o Dex

Junto com o Galaxy Note 9, a Samsung anunciou que o modo Dex dele, que o transforma em um computador, não precisa mais da Dock. Basta conectar o mesmo em uma entrada HDMI, através de um adaptador HDMI para Tipo C, vendido pela Samsung.

A novidade também chegou para o S9 com Android Pie, mas o que ninguém comenta é que o usuário não precisa ter um adaptador original da Samsung. Qualquer adaptador conversor de USB Tipo C para HDMI transforma abre a interface automaticamente a interface do Dex no monitor.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *