Início » Comparativo » Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10: qual o melhor smartphone para jogos?

Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10: qual o melhor smartphone para jogos?

Com os lançamentos dos Galaxy S20 e Xiaomi Mi 10, mais uma vez a briga entre Samsung e Xiaomi está em alta. Mas qual será o melhor na hora de jogar?
Por | 27 de março de 2020 às 16:49
galaxy S20 vs Xiaomi mi 10

De um lado temos a Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo; do outro, a Xiaomi, uma gigante chinesa conhecida pelo fanatismo de seus usuários. Ambas fazem excelentes smartphones, mas se você quer um aparelho  que te traga a mesma experiência com jogos que há em um notebook, acompanhe esse comparativo.

Samsung: tudo o que há de melhor em smartphones

Quando falamos em smartphones premium, a Samsung é insuperável dentro do universo Android. Suas linhas Galaxy S e Galaxy Note sempre trazem o que há de melhor em tecnologia; seja na parte das câmeras, acabamento, tela ou hardware. Sendo esse último, um item essencial para o assunto em questão.

A recente linha Galaxy S20 focou no que mais interessa atualmente: em câmeras. O Galaxy S20 Ultra possui quatro na parte traseira, sendo que a principal conta com um super sensor de 108 MP que usa um periscópio para dar zoom de até 100x. Já o Galaxy S20 e Galaxy S20+, embora não tenham esse poderoso sensor, possuem exatamente o mesmo hardware do modelo mais caro.

Nesse artigo, iremos listar as principais características gamers do Galaxy S20 e do Xiaomi Mi 10, analisando qual se sai melhor no desempenho com jogos. Vamos começar com o Galaxy S20.

Galaxy S20 (todas as versões)

Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10

1 – Hardware

No Brasil, todos os 3 modelos virão equipados com o processador Exynos 990; chipset fabricado pela própria Samsung e construído no processo de 7 nanômetros, com oito núcleos, sendo dois de 2.73 GHz, dois de 2.60 GHz Cortex-A76 e quatro de 2.0 GHz Cortex-A55.

Mas o que mais chama atenção é o fato deles virem com até 16 GB de memória RAM. É uma quantidade de RAM que muito notebook atualmente não possui.

2 – Tela com atualização de 120 Hz

Para completar a experiência, eles possuem outra característica que até então só era vista em monitores gamers: taxa de atualização de tela em 120 Hz.

Na prática, isso significa mais fluidez na exibição das imagens. Quanto maior a frequência, mais informações são exibidas na tela. No caso da linha S20, eles conseguem reproduzir 120 quadros por segundo. Em jogos, isso é essencial para ver as imagens com mais fluidez. 

Telas de smartphones comuns possuem taxa de atualização de 60 Hz, veja a comparação entre uma tela de 120 GHz e uma de 60 HZ rodando um jogo.


3 – Conexão USB-C 3.1 com saída HDMI

Outro ponto que fará toda diferença na hora de jogar no Galaxy S20 é a conexão USB 3.1 com suporte à conexão HDMI.

Muitos não sabem, mas com o padrão USB-C 3.1, é possível conectar o celular diretamente em um monitor por meio de sua entrada HDMI.

A questão é que muitos smartphones possuem uma porta USB-C 3.1, porém, poucos fabricantes habilitam a saída HDMI nessa porta.

Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10

Já as linhas S e Note da Samsung, desde o Galaxy S8, possuem essa conexão. Basta comprar um adaptador ou cabo USB-C para HDMI e pronto, é só conectar ao celular.

4 – Adaptador USB OTG e/ou Samsung Dex

E por último, o Galaxy S20 vem com um adaptador USB OTG na caixa. O que é isso? Com esse adaptador, você consegue conectar qualquer periférico USB nele.

E o que tem a ver isso com jogos? Simples: é possível conectá-lo a um teclado e outros dispositivos!

Mas vamos além, se você tiver um Samsung Dex, ou qualquer outra dock com mais de uma saída USB 3.1, que é facilmente achado por menos de R$ 200, é possível conectar o celular em um monitor, um teclado gamer, um mouse e voilà: você terá praticamente um computador rodando no seu celular.

 

Xiaomi é o equilíbrio perfeito entre qualidade e preço: feito para as massas

Já a Xiaomi é famosa por oferecer smartphones potentes, munidos com tecnologia de ponta, porém custando muito menos que concorrentes como a Samsung.

A linha Mi, por exemplo, é sinônimo de inovação. O novo Xiaomi Mi 10 possui o mesmo hardware que o Galaxy S20. Além disso, curiosamente, também possui um sensor de câmera de 108 MP fabricado pela Samsung, graças a uma parceria com a empresa coreana.

A maior diferença fica por conta do preço: ele custa cerca de 60% do valor do smartphone da Samsung.

Mas não existe milagre: para ser mais barato, algumas características encontradas no Galaxy S20 não estão presentes no Xiaomi Mi 10 e, algumas delas, limitam um pouco ele no quesito jogos, quando comparado com o modelo da Samsung.

Mas a boa notícia é que o Xiaomi Mi 10 perde em somente um aspecto, como veremos. Vamos listar as características, assim como com o Galaxy S20.

Xiaomi Mi 10

Xiaomi mi 10 destaque 2

1 – Hardware

Aqui há bastante semelhanças, com vantagens para ambos. O processador usado no Xiaomi Mi 10 é o Snapdragon 865. Somente nos EUA o Galaxy S20 terá esse processador, no Brasil ele virá com o Exynos. Historicamente, os processadores da Qualcomm são melhores. Graças a isso, o Xiaomi Mi 10 leva vantagem neste componente.

Com respeito a memória RAM, a versão Xiaomi Mi 10 Pro tem 12 GB, enquanto a mais cara do S20 possui 16 GB de RAM. Dando vantagem ao Samsung.

2 – Tela com atualização de 90 Hz

O Xiaomi Mi 10 também possui uma tela com taxa de atualização de 90 Hz, ou seja, será menos fluída que o S20. Além disso, ele tem tela com resolução inferior ao Galaxy S20. 

De qualquer maneira, a diferença será pouca aos olhos. Mas um gamer de verdade notará, mesmo que não interfira na jogatina.

3 – Conexão USB-C 3.1, mas sem saída HDMI

Infelizmente, assim como a maioria das fabricantes, o smartphone até possui uma porta USB-C 3.1, mas a Xiaomi não a habilita a saída HDMI. Sendo assim, não é possível jogar em um monitor.

Claro, há soluções para espelhar a tela do celular sem fio, porém, terão lags e quedas grandes na taxa de frames, estragando totalmente a experiência.

4 – Adaptador USB OTG

O Xiaomi Mi 10 não vem com um adaptador USB OTG na caixa, porém, é facilmente achado em qualquer loja na internet por menos de R$ 100.

Conclusão

O Samsung Galaxy S20 leva vantagem com jogos quando o usuário quer conectar-se em uma tela. Porém, se você deseja aproveitar a gameplay no próprio celular, com o Xiaomi Mi 10 você terá a mesma experiência, talvez até melhor, devido ao processador, mas com um custo bem menor.

Pensando bem, se você quer jogar em um celular usando teclado, tela e mouse, é muito melhor usar um notebook para isso.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
skype vs zoom destaque

Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras

por Especial
Depois de compararmos o Zoom com o Google Hangout meet, chegou a hora de colocar ele lado a lado com ...
Leia Mais
Zoom vs Google Meet

Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência?

por Comparativo, Especial
Com mais e mais pessoas trabalhando em casa devido à pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando qual a ...
Leia Mais
iphone 9 plus design

3 smartphones poderosos que chegam em abril; vejam quais

por Especial
Mesmo em plena pandemia mundial do Coronavírus, os fabricantes lançaram vários smartphones durante o mês de março, principalmente os topos ...
Leia Mais
Huawei P40 Pro

10 melhores câmeras em smartphone de março

por Especial
A indústria de tecnologia está em constante evolução e os fabricantes de smartphones estão fazendo tudo o que podem para ...
Leia Mais
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais