Real Time Analytics
dicas android, Dicas de informática

Voip: O que é? Como funciona?

Hoje muito se fala do famoso Voip, apesar de muitas pessoas o usarem através de programas famosos como o Skype ou mesmo através de seus celulares através do Nimbuzz, eles nem sabem que na verdade estão usando uma tecnologia que é considerada uma das grandes revoluções do século 21.

Voip é a abreviação de “voz sobre IP” que é quando passamos a conversar utilizando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseado no Protocolo de Internet que vem do termo inglês Internet Protocol que dá origem a sigla IP. Diferente do telefone convencional, na ligação através da tecnologia Voip existe uma redução de custo pois passa a se usar uma única rede para carregar dados (internet) e voz. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP, que no geral são inferiores ao custo das ligações tradicionais. Nesse artigo vou dar uma explicação básica e menos técnica possível sobre seu funcionamento.

 

voip

Como funciona

Por utilizar a rede de computadores para transmissão de dados é necessário primeiro converter a voz em sinais digitais, sendo assim o primeiro passo é o software utilizado digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP, após isso, quando o sinal chega no destino é novamente convertido em voz para o utilizador final. Exemplo:

O utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de “telefone fora do gancho”. A parte de aplicação emite um sinal de discagem. O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada. (Wikipedia)

Leiam também:  Instale o launcher do Galaxy S8 no seu Galaxy S7

Contras:

Porém alguns fatores ainda atrapalham a aceitação do Voip por muitos usuário.

Energia: Já repararam que quando acaba a energia os telefones convencionais continuam funcionando? (menos os sem fio :D ) por quê? Simples, as centrais telefônicas fornecem energia pois possuem geradores. Diferente disso o Voip não é capaz de fazer o mesmo, pois ao acabar a energia seu roteador será impossível você se conectar com a internet e consequentemente fazer uma ligação Voip.

Qualidade da ligação: Uma boa ligação Voip depende primariamente de uma boa conexão de internet, embora a internet de banda larga esteja se popularizando no Brasil, as taxas de transmissões ainda são baixas, sendo assim nem todos poderão usufruir de uma boa qualidade de ligação e isso piora em redes bastante congestionadas ou onde existe grande distância entre os pontos de conexão. Uma ligação Voip depende da banda larga e do mesmo modo compartilha com os diversos problemas que o serviço também “oferece”.

Chamadas de emergência: Como não há como especificar uma localização exata pelo protocolo de internet não é possível realizar chamadas de emergência.

Depedência de Computadores: Outro problema relacionado ao VoIP é ter o sistema telefônico dependente de computadores de várias especificações e potências. Uma chamada pode ser afetada por sobrecarga do sistema. Vamos supor que você esteja conversando usando seu softphone (programas utilizados no sistema VoIP, que simulam aparelhos de telefones reais) e decide abrir um programa que sobrecarregue seu processador. A perda de qualidade vai aparecer imediatamente. Na pior das hipóteses, o sistema pode cair no meio de uma ligação importante. No VoIP, todas as ligações ficam sujeitas às limitações dos problemas normais dos computadores.

Existem mais de 10 operadoras de VoIP que podem ser usadas no Brasil (Vono, Skype, Vox2go, MundiBrasil, Nikotel, Via Voice, Clubefone, Primeira Escolha, UOL e Conexion). Algumas oferecem planos de minutos, mas a maioria trabalha com sistema de créditos: você paga adiantado um valor à operadora, que fica contabilizado como crédito. À medida que você faz ligações, os créditos são debitados são debitados da sua conta. Nos Estados Unidos, existem planos onde é possível fazer ligações VoIP à vontade, pagando apenas uma mensalidade fixa.

Leiam também:  Como configurar SMTP para enviar emails do Gmail através de outro cliente

Vantagens

A tecnologia VoIP permite que várias ligações telefônicas ocupem o mesmo espaço ocupado por somente uma na telefonia tradicional. Usando a rede comutada de telefonia pública, aquela ligação de 10 minutos de que falávamos antes consumia 10 minutos de transmissão à taxa de 128 Kbp/s. Com VoIP, a mesma ligação poderia ter ocupado somente 3,5 minutos de tempo de transmissão a 64 Kbp/s, deixando outros 64 Kbp/s livres pelos 3,5 minutos, mais um adicional de 128 Kbp/s pelos 6,5 minutos restantes. Com base nesta simples estimativa, outras três ou quatro chamadas poderiam caber facilmente no espaço previamente usado por uma única ligação no sistema convencional. Esse exemplo nem mesmo considera a possibilidade de compressão de dados, que reduz ainda mais o tamanho de cada ligação.

voip2

Como usar?

Existem 3 maneiras de você utilizar o Voip:

  • Telefones IP – São aparelhos específicos embora parecem ser um telefone comum não são, eles se conectam-se diretamente em seu roteador e contêm todo o hardware e software integrado para fazer uma ligação IP.
  • Dispositivos ATA – ATA – Adaptador telefônico analógico – é  um adapatador que permite que você possa conectar um telefone comum ao seu computador ou diretamente na sua conexão de internet para usar com VoIP, ele é um conversor analógico-digital, ou seja, transforma o sinal analógico de telefone em dados digitais para transmissão pela internet.
  • Computador para computador – É a maneira mais comum e usada atualamente. Existem várias empresas oferecendo software grátis ou de baixo custo para serem usados neste tipo de VoIP. Tudo que você precisa é o software, um microfone, alto-falantes, uma placa de som e uma conexão com a internet, preferencialmente uma conexão rápida a cabo ou com modem DSL. O maior exemplo é o Skype.
Leiam também:  Video tutorial: Recuperando dados do seu HD

Em Celulares e Smartphones

Do mesmo modo que em casa, hoje é possível economizar muito usando o serviço Voip em Smartphones. Devido a popularização da conexão 3G, no Brasil muitos já tem acesso a internet aonde quer que estejam e isso pode abrir um leque de possibilidade e dentre elas utilizar o Voip no seu celular. Muitos smartphones tem esse suporte nativo e hardware específico para tratar VoIP, o padrão utilizado é o sip através de redes Wi-Fi. Na prática quase todas operadoras VoIP utilizam este padrão.

Os clientes VoIP para celulares smartphones dividem-se em duas categorias: Clientes de VoIP “reais”, que utilizam somente a rede de dados igual aos clientes para computador. A segunda é a dos “híbridos”, que são mais limitados pois cominam chamada de voz comum até uma central e uma ligação VoIP até o destinatário.

Obviamente os melhores serviços são os Reais pois o único custo será com o tráfego de dados. Ai que entra o Nimbuzz que é um cliente real e compatível com diversos aparelhos. O Nimbuzz permite que você faça ligações, converse por chat, envie messagens e compartilhe arquivos em tempo real e de graça. Você junta todas os seus amigos do Skype, MSN, Yahoo, ICQ, AIM, Google Talk e outros. Um único login e uma única lista de contatos, com todas as suas contas.

As ligações do Nimbuzz tem boa qualidade mesmo em conexões não tão rápidas assim e o custo do NimbuzzOut é bem atrativo e dá para economizar bastante em comparação com ligações tradiociona interubanas. Eu mesmo já testei o NimbuzzOute obtive um bom custo x beneficio.

Agora você já sabe: Quer economizar nas ligações de telefone? use e abuse do Voip, basta escolher a tecnologia correta e começar a ver a economia, quer economizar ainda mais? utilize o Nimbuzz e no seu Smartphone e seja feliz

Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de informática

Como remover o chromesearch.today do Google Chrome

Um dos mais dificeis malware de remover atualmente é o chromesearch.today. Se trata de um site que é usado pelos…

Um dos mais dificeis malware de remover atualmente é o chromesearch.today. Se trata de um site que é usado pelos sequestradores para modificar as configurações do navegador no Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer. Seu design enganoso faz que com sua página de inicialização instalada no Chrome, como busca padrão engana os usuários.

Na realidade, consultas de pesquisa pelo Chromesearch.today são redirecionadas para o google.com ou yahoo.com. Seu design e esquema de cores se assemelham a Google e até tem links. O problema é que o histórico e hábitos de busca de usuários podem ser comprometidos e vendidos para empresas de publicidade de terceiros. Mas como remover o Chromesearch.today especificamente do Google?

chromesearch.today

Nem adianta tentar programas anti malware ou spyware que não vai dar certo. E também não tente remover ele dos motores de busca pois ele fica bloqueado. Mas a resposta é o mais simples possível. Baixe e instale essa ferramenta do Google que reseta as configurações de segurança do navegado. Execute ela como administrador (direito do mouse). Após isso, reinicie o navegador e vai nas configurações de escolha de motores de busca e o remova de lá. Pronto. Simples e fácil.

Leiam também:  Root para Android através do PC
materia completa
Dicas de informática

Como configurar SMTP para enviar emails do Gmail através de outro cliente

Essa semana me deparei com uma dúvida bem besta: como configurar o Gmail para receber e enviar mensagens através de…

Essa semana me deparei com uma dúvida bem besta: como configurar o Gmail para receber e enviar mensagens através de outro cliente de e-mail. Para receber, praticamente todos os aplicativos já possuem o Gmail nativamente funcionando, mas para enviar não. Para enviar é preciso configurar o servidor SMTP. Bastou uma rápida procura na internet que achei os dados.

Gmail SMTPSMTP (Simple Mail Transfer Protocol), embora necessário para todos os clientes de e-mail, não é o mesmo para todos os provedores. Abaixo estão os detalhes específicos que você precisa para configurar o SMTP para o Gmail.

Observação: Lembre-se de que, além dessas configurações de servidor de e-mail, você precisa permitir que o cliente de e-mail receba / envie e-mails de sua conta do Gmail também.

Configurações de SMTP padrão do Gmail

  • Endereço do servidor SMTP do Gmail: smtp.gmail.com
  • Nome de usuário SMTP do Gmail: seu endereço do Gmail (por exemplo, example@gmail.com)
  • Senha Gmail SMTP: sua senha do Gmail
  • Porta SMTP do Gmail (TLS): 587
  • Porta SMTP do Gmail (SSL): 465
  • Gmail SMTP TLS / SSL necessário: sim

Configurações Padrão POP3 e IMAP do Gmail
A transferência / recepção de correio é efectuada através de servidores POP3 ou IMAP. Você pode ativar esse tipo de acesso por meio das configurações do Gmail, na tela Configurações> Encaminhamento e POP / IMAP.

Para obter mais informações sobre essas configurações, consulte esses links para os servidores POP3 do Gmail e os servidores IMAP.

Leiam também:  Dê adeus ao cabo USB com AirDroid
materia completa
dicas android

Instale o launcher do Galaxy S8 no seu Galaxy S7

Já havia dito no vídeo que fiz comentando sobre o Galaxy S8, que a maioria dos recursos novos de software…

Já havia dito no vídeo que fiz comentando sobre o Galaxy S8, que a maioria dos recursos novos de software que chegariam com o Galaxy S8 aos poucos seriam liberados para o S7. Embora não oficialmente, a galera do XDA já conseguiu portar o launcher do S8 para o S7 e S7 Edge. Saiba como instalar abaixo.

Para o launcher do S8 funcionar em ambos os S7 e S7 Edge, a primeira coisa é estarem rodando o Android 7.0 Nougat. Sabemos que essa atualização já foi liberadan o Brasil para o S7 Flat, porém para o S7 Edge ainda não. Sabendo disso, a instalação é muito fácil.

Basta você baixar o arquivo .apk do launcher do S8 e instalar no smartphone.

Pode acontecer de dar algum erro ou dar tela branca. Nesse caso, vá para Configurações> Aplicativos> Início TouchWiz > Armazenamento e, em seguida, toque em limpar dados.

O que tem de diferente no launcher do S8?

Na realidade são poucas as diferenças. A mais notável é que o ícone de gaveta de aplicativos sumiu. Para abrir o esquema é igual do Google Pixel, basta “puxar” a tela para cima com um gesto que ele aparece. Confesso que não gostei. Não do modo de abrir, mas sim do espaço vazio que ficou entre os aplicativos na home e barra inferior. Poderiam ter preenchido com outra linha de apps.

Outra coisa que não gostei foi o fato do Briefing de noticiais que fica na primeira tela home não funcionar com o launcher no S8. Eu, particularmente, acompanho as noticias por ali por ficar mais organizada e não precisar abrir nenhum outro app.

Leiam também:  Root para Android através do PC

Outra mudança é na busca dentro da gaveta de apps. Ela parece estar mais profunda, e ela já mostra dispositivos próximos (Bluetooth e Wifi) antes dos resultados. Achei meio desnecessário. Além disso, quando você dá enter para procurar os resultados, a tela é fechada e aberta outra com fundo preto. Achei estranho, pois parece que abre outro aplicativo.

Claro que como é um port não oficial, não deve estar otimizado para o uso no S7, por isso esses erros, se forem erros. Mas é legal para testar.

materia completa
Dicas de informática, WIndows 10

Como ativar teclado virtual automaticamente no Windows 10

É engraçado que por mais que conhecemos tecnologia uma hora outra não sabemos de alguma coisa. Recentemente recebi da Gearbest…

É engraçado que por mais que conhecemos tecnologia uma hora outra não sabemos de alguma coisa. Recentemente recebi da Gearbest um super tablet que roda Android e Windows 10. Mas quando comecei a usar o Windows 10, fiquei alguns dias estranhando já que o teclado touch não abria automaticamente como no Android ou no iOS. Eu tinha sempre que clicar no ícone dele na barra de tarefa para ele aparecer. Nesse artigo mostro como ativar o teclado virtual automaticamente no Windows 10. No fim do artigo há também um vídeo mostrando, caso prefira.

Como mostrar teclado touch automaticamente no Windows 10 no modo tablet

Eu já havia usado anteriormente um tablet com Windows 10, porém como peguei ele para testes creio que já estava habilitada essa função, então conclui que era algo nativo. Pois bem, assim que comecei a testar o Teclast Tbook, o raio do teclado não aparecia. Dai descobrir em uma rápida pesquisa no Google como habilitar (engraçado que só fiz isso dias depois.) Falando nisso, o Teclast Tbook é um super tablet que pode ser chamado de rival barato do Microsoft Surface. E ele é bem barato mesmo, você leva ele por 1065 Reais. Ele possui tela de 11 polegadas full HD, 8 GB de RAM, processador Intel Atom x7-Z8750 64bit Quad Core 1.6GHz, 64 GB de armazenamento e roda Android 6.0 e Windows 10.

Mas voltando ao assunto, é bem fácil configurar o teclado touch do Windows 10 para aparecer automaticamente quando precisamos digitar algo. Faça o seguinte.

ativar teclado touch automaticamente no windows 10

1 – Vá em configurações e depois em dispositivos.

ativar teclado touch automaticamente no windows 10

2 – Agora vá até Digitação

3 – Desça até a última opção e ative a função “mostrar teclado automaticamente…..”

Leiam também:  Veja como corrigir o "bug do horário de verão" no Chrome para Android

 

Vídeo: Como ativar o teclado virtual do Windows 10 automaticamente

Esse método de ativar automaticamente o teclado touch no Windows 10 serve em qualquer tablet ou hibrido que utilize uma tela touch. Fácil não?

 

materia completa