Início » Dicas de tecnologia » Como ativar o modo escuro em todos aplicativos (Android 10)

Como ativar o modo escuro em todos aplicativos (Android 10)

Se seu celular já roda o Android 10, veja como facilmente forçar o modo escuro em todos aplicativos, mesmo que o app não tenha nativo.
Por | 13 de dezembro de 2019 às 18:33
LG G8 modo noturno

O Google trouxe seu modo escuro oficial para o Android 10 há pouco tempo, mas pode demorar um pouco para que todos os aplicativos suportem o novo recurso. Porém, o próprio sistema consegue forçar isso nos aplicativos que não possuem nativamente o “dark mode”.

O que torna o modo escuro no Android 10 tão especial, você pode estar pensando? Com o toque de um botão, todos os aplicativos suportados no modo escuro serão ativados instantaneamente sem nenhum esforço extra.

Isso significa que você não precisa entrar em cada aplicativo, um por um, para ativá-lo manualmente. Demorou algum tempo para que isso funcionasse da maneira que o Google pretendia, mas as peças finalmente estão se juntando.

Etapa 1: ativar as opções do desenvolvedor

Para forçar o modo escuro em todos os aplicativos, você precisa habilitar uma configuração específica de desenvolvedor no seu dispositivo.

Você precisará localizar as opções do desenvolvedor nas configurações do sistema, que estão ocultas por padrão. O processo pode variar um pouco, então consulte o guia abaixo para saber como fazer isso no seu dispositivo.

Etapa 2: forçar o modo escuro a todos os aplicativos

Como esse recurso é usado principalmente pelos desenvolvedores para ver a aparência de seus aplicativos sem ajustes extras no modo escuro, nem todos os apps ficaram 100% funcionando da maneira desejada.

Alguns aplicativos parecem funcionar muito bem com a configuração ativada, o que também é uma boa notícia para os desenvolvedores de aplicativos. Ao mesmo tempo, alguns aplicativos também terão cores, fontes ou ícones de plano de fundo incompatíveis. Então, verifique antes se os aplicativos que você mais usa ficarão aceitáveis, antes de deixar a opção definitivamente ativada.

Na tela principal “Opções do desenvolvedor”, você precisa localizar uma configuração que mencione forçar ou substituir o modo escuro. Para usuários dos smartphones Galaxy, da Samsung, o nome é “Forçar Modo escuro”, enquanto os usuários do Google e OnePlus precisam procurar “Override force-dark”. Depois de localizar a configuração correta, basta ativar a função.

Entre em alguns dos aplicativos instalados que você sabe que ainda não possuem o recurso modo escuro. Confira-os para ver como eles se parecem e se são apresentáveis ​​nesse estado.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

por Dicas de tecnologia, Especial
Você sabia que existem diversas maneiras de assistir Netflix em qualquer TV, mesmo que você não tenha algum topo de ...
Leia Mais
pandemia destaque

O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

por Especial
Uma pandemia é um surto global de uma doença. Existem muitos exemplos na história, sendo a mais recente a pandemia ...
Leia Mais
Coronavirus destaque

O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

por Especial
Os coronavírus são um tipo de vírus que causam diferentes tipos de doenças respiratórias. O Coronavírus que estamos vivendo um ...
Leia Mais
playstation 5 vs xbox series x

Playstation 5 vs Xbox Series X: quem tem o melhor hardware (comparativo)

por Especial
No período que antecedeu a revelação do PlayStation 5 e Xbox Series X, houve intensa especulação sobre o hardware que ...
Leia Mais
profissoes do futuro

Indústria do futuro cria novas profissões; conheça algumas delas

por Especial
Cada vez mais a inteligência artificial e a inteligência humana devem se mesclar nas empresas, com impactos positivos em ambos ...
Leia Mais