Início » Noticias » Fim da guerra? Trump anuncia que a Huawei está liberada para comprar dos EUA

Fim da guerra? Trump anuncia que a Huawei está liberada para comprar dos EUA

Donald Trump anunciou o fim das sanções das empresas americanas a Huawei, estando a empresa chinesa livre para comercializar seus produtos
Por | 3 de julho de 2019 às 12:23

É o primeiro passo para o fim da guerra entre EUA e Huawei. O presidente Donald Trump, hoje na coletiva do encontro G20, disse que vai “aliviar” as restrições impostas a Huawei, mas ainda não a tirou da lista negra. Com isso, empresas americanas poderão voltar a negociar com a chinesa.

Leiam também | Huawei abre lojas físicas em São Paulo

Claro que não foi de graça, assim como aconteceu no ano passado com a ZTE, em troca a China concordou em fazer grandes compras de produtos agrícolas norte-americanos. No caso da ZTE, a empresa teve que pagar algumas multas para os EUA. Isso sustenta a ideia dos EUA estarem usando a Huawei como moeda de troca na guerra comercial com a China.

O acordo foi feito ontem (29) depois que Trump e o líder chinês, Xi Jinping, estiveram em um jantar de negócios, eles ainda voltaram a se encontrar nesse sábado. Desde novembro os dois lideres das duas maiores economias do mundo não “sentavam para conversar”.

De acordo com o Bussines Insider, Trump disse: “você sabe, empregos, eu gosto de nossas empresas vendendo para outros… Essas não são decisões fáceis de tomar“.

huawei vs eua

A Huawei não está sendo retirada da lista negra do Departamento de Comércio, mas o fato de as empresas norte-americanas poderem continuar a vender serviços para o fabricante é um passo na direção certa.

Jornalistas perguntaram quando a Huawei será retirada da lista negra, Trump disse:

A Huawei é uma situação complicada, estamos deixando ela para resolver no final. Vamos ver aonde vamos com o acordo comercial.

Ele ainda diz que a inteligência americana sabe muita coisa errada envolvendo a Huawei que eles ainda não podem falar.

Mas a mídia, em geral, ainda está dividida nas opiniões. O pessoal do Bloomberg, por exemplo, descreveu a seguinte frase feita na coletiva: “Companhias americanas podem vender seus equipamentos para a Huawei. Estamos falando de produtos onde não existem grandes problemas de segurança nacional”. Não se sabe exatamente quais seriam esses produtos.

Para alegria de todos a Huawei está, parcialmente, livre

Essa é uma excelente notícia para o mundo da tecnologia como um todo. Grandes empresas americanas, como o Google, já haviam cobrado o governo americano sobre os possíveis danos ao bloquear a Huawei.

A Huawei vem sendo acusada de espionagem industrial há anos pela Casa Branca. Sendo a principal fornecedora de tecnologia 5G do mundo, um bloqueio a ela poderia atrasar a implantação da tecnologia, e os EUA não querem ficar para trás.

Já para o público, em geral, isso é um alívio. O medo que rodeava os usuários de perder funcionalidades básicas e atualizações do sistema Android, fez com que as vendas da Huawei até caíssem. Afinal, ela é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo.

É uma trégua, mas ainda não definitiva

A decisão ainda é o primeiro passo. Donald Trump removeu obstáculos e abriu caminho para mais negociações. Mas os dois países ainda precisam de um acordo mais forte e a longo prazo. A Huawei ainda está proibida de vender para os EUA.

De qualquer modo, isso dará tempo para a Huawei investir mais no seu futuro sistema operacional. Com esse tempo a mais, se os EUA voltarem com suas sanções no futuro, talvez a empresa não sentirá tanta falta assim do Android e já terá um plano B pronto para comprar componentes de empresas não americanas.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
google camera samsung

Como instalar a Google Camera em QUALQUER Samsung

por Dicas de tecnologia
A GCam ou Google Camera, quando instalada em smartphones da Samsung melhoram muito a qualidade da imagem na maioria dos ...
Leia Mais
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook? Mitos e verdades

por Dicas de tecnologia
Como saber quem visitou meu perfil no facebook? Se você procura pela resposta a essa pergunta, acredite, você não está ...
Leia Mais
celular pegando fogo celular explode

Porque telefones celulares explodem? Vejam 4 motivos

por Especial
De tempos em tempos vemos relatos de smartphones que explodem nas notícias. E, embora esses acidentes sejam incrivelmente raros, eles ...
Leia Mais
Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

por Especial
Nos últimos 5 anos, a velocidade de carregamento sem fio aumentou de cerca de 5 watts para 10 ou 15 ...
Leia Mais
baixar videos no celular

Como baixar filmes no celular de graça: 5 maneiras

por Dicas de tecnologia
Assistir filmes no celular é uma das facilidades que temos hoje em dia e, consequentemente, saber como baixar filmes no celular ...
Leia Mais