facebook-logo-ufficiale-png

Facebook

Origem: EUA

Fundação: Fevereiro de 2004

Mark Zuckerberg, 23 anos, fundou o Facebook enquanto estudava psicologia na Universidade de Harvard. Zuckerberg, um grande programador de computadores, já havia desenvolvido vários sites de redes sociais para colegas, incluindo o Coursematch, que permitia aos usuários ver as pessoas que se formavam, e o Facemash, onde você pode avaliar a atratividade das pessoas.

Em fevereiro de 2004, Zuckerberg lançou o site “The Facebook”, como era originalmente conhecido; o nome retirado das folhas de papel distribuídas aos calouros, com perfil de alunos e funcionários. Dentro de 24 horas, 1.200 estudantes de Harvard haviam se inscrito e, após um mês, mais da metade dos alunos já tinham um perfil na rede.

Vendo o potencial, ele estendeu a rede para outras universidades de Boston, a Ivy League e, eventualmente, a todas as universidades dos EUA. Em 2005 assumiu o domínio Facebook.com após comprar ele por US $ 200.000. As escolas secundárias dos EUA puderam se inscrever a partir de setembro de 2005 e começaram a se espalhar pelo mundo, chegando às universidades do Reino Unido no mês seguinte.

Somente em setembro de 2006 a rede foi estendida para além das universidades, ficando acessível para qualquer pessoa do mundo, bastando ter um endereço de e-mail válido. Graças ao sucesso, empresas como Yahoo e Google manifestam o desejo de comprar a rede, sendo que rumores indicaram na época uma proposta de US $ 2 bilhões.

Os recursos do site continuaram a se desenvolver durante 2007. Os usuários agora podem dar presentes a amigos, publicar anúncios classificados gratuitos e até desenvolver seus próprios aplicativos.

Atualmente, o Facebook é a maior rede social do mundo, ultrapassando os 2 bilhões de usuários. Além disso, é dona do Instagram, segunda maior rede, e também do mensageiro WhatsApp.

Finanças do Facebook

O Facebook registrou um lucro líquido de US $ 22,1 bilhões em US $ 55,8 na receita total em 2018, crescendo 39% em relação a 2017, menos que os 56% do ano anterior.

Os lucros do Facebook tem fonte em 2 diferentes segmentos: Publicidade e Receita de outros desenvolvedores que usam a plataforma. São três tipos de publicidade: publicidade dirigida – os anunciantes escolhem a quem deve chegar – anúncios interativos – as empresas pedem que os usuários façam algo em seu anúncio – e anúncios contextuais, aqueles que os usuários mostram quais amigos gostam de determinado produto ou marca.

Publicidade

O Facebook gera substancialmente toda a sua receita com a venda de publicidade para profissionais de marketing. Os anúncios são exibidos no site de rede social principal do Facebook, bem como no Instagram, Messenger e outros sites ou aplicativos móveis de terceiros. Os profissionais de marketing pagam por anúncios com base no número de impressões entregues ou no número de ações, como cliques, realizadas pelos usuários.

O Facebook registrou US $ 55 bilhões em receita de publicidade em 2018, representando 98,5% da receita total da empresa. A receita de anúncios cresceu 38% ao longo de 2018 em comparação com 49% ao longo de 2017.8 Nos três primeiros trimestres de 2019, a receita de anúncios cresceu 27% em relação ao ano anterior.5

Pagamentos

A receita de pagamentos é derivada da taxa líquida que o Facebook recebe dos desenvolvedores usando sua infraestrutura de pagamentos. As outras taxas são compostas por receita proveniente da entrega de dispositivos de hardware de consumo e várias outras fontes.

O Facebook registrou US $ 825 milhões em receita de pagamentos e outras taxas em 2018, representando os 1,5% restantes da receita total do ano. A receita do segmento cresceu 16% em 2018, uma melhora significativa em relação a uma queda de 6% em 2017. Nos três primeiros trimestres de 2019, a receita de pagamentos e outras taxas cresceu 26% .

Situação atual do Facebook

O Facebook foi forçado a defender sua reputação nos últimos anos, pois enfrenta uma reação crescente a notícias falsas e questões de privacidade de dados. Em abril de 2017, a empresa divulgou um estudo de caso confirmando que vários grupos tentaram usar seu site de rede social para influenciar as eleições presidenciais de 2016. Em março de 2018, surgiram as notícias de que a empresa de consultoria política Cambridge Analytica havia acessado ilegalmente milhões de dados de usuários e os usou para influenciar os eleitores a apoiar o candidato presidencial Donald Trump durante sua campanha.

Atualmente, a empresa está enfrentando quatro investigações antitruste separadas, incluindo uma pelo Departamento de Justiça dos EUA, uma pela Federal Trade Commission (FTC) e uma pelos procuradores-gerais de oito estados diferentes dos EUA.

O Facebook também está enfrentando resistência dos reguladores globais em relação à sua proposta de lançar sua própria criptomoeda chamada Libra. O lançamento do Libra tornaria o Facebook não apenas um gigante da mídia social e da tecnologia, mas poderia transformá-lo rapidamente em um player global no setor bancário e serviços financeiros. Considerando as outras questões que o Facebook está enfrentando atualmente com os órgãos reguladores, não seria surpreendente se o lançamento planejado da Libra ficar somente para 2021.

Artigos sobre a Facebook

SBT, Band e Rede TV! usarão Facebook Watch para transmitir programas

SBT, Band e Rede TV! usarão Facebook Watch para transmitir programas

por
O Facebook anunciou ontem (18) uma parceria com três grandes canais de televisão do Brasil: Band, RedeTV! e SBT. A ...
como excluir facebook

Facebook irá exigir selfie para usuário acessar conta

por
Em breve, o Facebook exigirá uma selfie do seu rosto de diferentes ângulos para confirmar seu perfil. A rede social ...
ajax e valencia ao vivo

Como assistir Ajax e Chelsea (Liga do campeões) ao vivo no Facebook

por
Ajax e Chelsea se enfrentam hoje (23) pelo grupo H da Liga dos Campeões. O Ajax é líder do grupo ...
O que é um Digital influencer (e saiba como se tornar um)

O que é um Digital influencer (e saiba como se tornar um)

por
Graças ao avanço da tecnologia, hoje existem milhares de pessoas que ganham muito dinheiro na internet e ficam famosas em ...
como excluir facebook

Como excluir o Facebook no celular e PC (desativar e apagar)

por
Sendo a rede social mais acessada do mundo, é normal as pessoas darem um tempo dela. Por isso, muitas procuram ...
liga dos campeoes celular

Liga dos Campeões: como assistir os jogos no Facebook

por
A Liga dos Campeões da Europa (UEFA Champions League) começou no mês passado e, assim como no ano passado, as ...
Como se livrar de um perseguidor no Facebook

Como se livrar de um perseguidor no Facebook

por
Milhares de pessoas usam o Facebook para interagir com amigos e familiares. No entanto, existem aquelas pessoas que usam a ...
recuperar fotos apagadas no instagram

Como recuperar fotos apagadas do Instagram sem stress

por
Saber como recuperar fotos apagadas do Instagram é algo muito procurado por internautas. Isso acontece, porque é comum apagarmos as ...
Como fazer backup do Facebook (fotos, mensagens, publicações, etc)

Como fazer backup do Facebook (fotos, mensagens, publicações, etc)

por
Sabemos que nada na internet pode ser permanente excluído. Embora isso seja algum bem ruim, o lado bom e que ...
5 geradores de senha online gratuitos

5 geradores de senha online gratuitos

por
Para manter seus dados seguros na internet, é essencial que você tenha uma senha forte, seja nas redes sociais ou contas ...
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook facilmente

por
Quer saber como saber quem visitou meu Facebook? Você não é o único. Sabendo que 1 sexto da população mundial já ...
WhatsApp muda nome para "WhatsApp do Facebook"; empresa quer mostrar quem manda

WhatsApp muda nome para “WhatsApp do Facebook”; empresa quer mostrar quem manda

por
Com o intuito de impor sua marca, o Facebook anunciou a mudança no nome de seus dois principais serviços: WhatsApp ...
stories musica destaque

Música no Stories do Instagram chega ao Brasil

por
Antes tarde do que nunca. O Instagram anunciou hoje (25) a chegada da função Música no Stories do Instagram. Desde ...
Como ganhar dinheiro com o vídeos do Facebook ao vivo (lives)

Como ganhar dinheiro com o vídeos do Facebook ao vivo (lives)

por
Sabiam que é possível ganhar dinheiro com vídeos do Facebook? Desde o ano passado, a empresa adicionou o recurso de ...