O que é DLNA: Saiba o que é e como funciona essa tecnologia

Avatar de André Luiz
10/08/2014 às 13:32 | Atualizado há 5 anos
O que é DLNA: Saiba o que é e como funciona essa tecnologia 1
Outros destaques

Muitos hoje sonham em montar ou comprar seu Media Center, simplesmente para ajudar a organizar todas suas midias sejam elas fotos, músicas, vídeos e filmes, mas embora hoje ainda seja a melhor solução para ter uma central multimidia na sala, muitos ainda esbarram no problema dos fios, isso mesmo, imaginem ligar TV, Computador (ou Media Center), Blueray, DVD, vídeo game e Home theather tudo junto! sem contar as ligações esporádicas do seu smartphone, câmera digital, filmadora e outros portáteis! Sua sala ficará muito feia com certeza. Ai que entra a tecnologia DLNA, mas muitos se perguntam: o que é DLNA?como funciona o DLNA, ou: para que serve o DLNA?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No meu caso quando estava construindo minha casa sabia que iria colocar uma TV de LCD na parede e para não mostrar os cabos e conexões resolvi embutir os conduites na parede até chegar na altura da TV, obviamente conduites comuns não suportariam todas as conexões, solução? “simplesmente” coloquei um cano de 1,5 polegada embutido na parede! e acreditem, depois de 1 ano percebi que não cabiam mais cabos! Ai pensei: como seria bom um jeito de não utilizar fios! ai que entra a tecnologia DLNA. Mas o que é DLNA?

o que é dlnaO que é DLNA

A sigla DLNA, é a abreviação de: Digital Living Network Alliance, que nada mais nada menos é um padrão que foi desenvolvido por várias empresas de tecnologia para tornar a conectividade de aparelhos eletrônicos muito mais simples. Entre as cerca de 250 empresas que são membros, podemos citar alguns nomes de peso: AT&T Labs, Inc., Broadcom, Cisco Systems, DIRECTV, Dolby Laboratories, Ericsson, Hewlett-Packard, Huawei, Intel, LG Electronics, Microsoft, Motorola, Nokia, HTC, Panasonic, Pioneer Corporation, Qualcomm, Samsung Electronics, Sharp Corporation, Sony Electronics e Toshiba

Imaginem que vocês acabaram de fazer uma viajem e tirou muitas fotos em alta resolução, são tantas que foi necessário vários cartões de memória, dai você chega em casa transfere todas as fotos dos seus cartões para seu computador mas você lembra que tem uma TV de LCD enorme e novinha na sua sala e quer ver as fotos nela, o que fazer?

  1. Pegue seu PC carregue até a sala, coloque em cima do seu rack novinho, arrasta o rack e vai até a TV, levante ela e conecte o cabo atrás dela e claro fique de pé perto do Rack para ficar perto do mouse (que está arranhando todo seu rack), ufa! que trabalho! ou…
  2. Ligue sua TV e através da rede Wi-Fi acesse a pasta do seu computador e pronto, ta lá suas fotos!, beeem mais fácil certo?

Mas isso é possível? sim, é exatamente essa a proposta do DLNA, para isso basta ter dispositivos certificados pela DLNA, além de uma rede doméstica com ou sem fios. Entendeu o que é DLNA?

 

O que é dlna - aparelhos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

 

Imaginem as possibilidades que você terá: Assistir vídeos armazenados em um servidor, exibir as fotos de seu smartphone ou câmera digital diretamente na sua TV tudo via rede, tocar suas músicas preferidas diretamente no seu Home Theater e várias outras coisas, as possibilidades são enormes!

Mas já existem equipamentos com certificação DLNA?

Agora que sabemos o que é DLNA, vem a pergunta acima. Já existe sim, essa tecnologia está mais próxima de nós do que achamos. Um exemplo? O Playstation 3 já tem a certificação DLNA, logo que ligamos ele conectado a rede wirelless, basta ir até o menu e nas opções de mídia veremos os servidores de vídeo, músicas e fotos que estão armazenados nos outros computadors conectados na mesma rede. Como o vídeo game é capaz de reproduzir vários tipos de arquivos, basta selecionar e pronto, esta lá nosso vídeo diretamente na TV sem sair do conforto do sofá.

 

O que é dlna? - esquema

 

Mas e o preço? obviamente toda novidade tecnológica tem seu custo, os aparelhos eletrônicos com a certificação DLNA começaram a chegar ao Brasil no ano passado, para se ter uma ideia uma Sony Bravia de 46 polegadas de LED com resolução Full HD chegava a custar R$5199,00. Atualmente os preços estão bem mais acessíveis, grandes marcas como LG e Samsung já possuem diversos televisores com preço bem mais acessível ao público em geral.

Quais equipamentos utilizam o DLNA?

Aqui uma pergunta interessante. O DLNA é uma tecnologia que sem dúvidas veio para ficar. Ao longos dos anos desde sua criação vários fabricantes vem incorporando a tecnologia em seus equipamentos, seja eles quais forem. De acordo com a organização, os equipamentos que utilizam o DLNA podem ser divididos em vários grupos de aplicações.

Em equipamentos domésticos.

Aqui podemos subdividir os equipamentos domésticos:

  • Digital Media Server (DMS) – Servidores de Mídia Digital: Aqueles utilizados para armazenarem informações,  no caso do DLNA conteúdos como vídeos, músicas e fotos. Podemos citar os PCs e Notebooks, smartphones, tablets e também servidores NAS (Network Attached Storage).
  • Digital Media Player (DMP) – Tocadores de Mídia Digital:  São os equipamentos que reproduzem os conteúdos armazenados nos DMS visto acimas. São os verdadeiros tocadores de conteúdo. Atualmente temos TVs, Equipamentos de Som, Vídeos games e vários outros equipamentos.
  • Digital Media Renderer (DMR) – Processadores de Mídia Digital:  Aqui pode haver uma confusão, pois o DMRs tem uma função parecida com os DMP, porém eles não se conectam aos DMSs. Eles se conectam ao DMP e reproduzem o conteúdo que eles encontram, podemos dizer que são uma “terceira pessoa” no conjunto. Há nesse grupo alto falantes sem fios, PCs, notebooks, TVS, DVRs, receivers e outros. Um DMP é um DMR, porém um DMR nem sempre é um DMP.
  • Digital Media Controller (DMC) – Controladores de Mídia Digital: São dispositivos que possibilitam encontrar conteúdos nos Servidores de Mídia Digital (DMS) e controlar sua reprodução nos Processadores de Mídia Digital (DMR). Exemplos incluem Tablets, câmeras digitais, PDAs, PCs e Notebooks.
  • Digital Media Printer (DMPr) – Impressora de Mídia Digital: É uma subdivisão do DMP, porém só podem fornecer serviços de impressão.

Equipamentos Móveis

Isso mesmo, existem categorias exclusivas de equipamentos com DLNA especificos para equipamentos moveis como smartphones e tablet dentre outros. Reparem que os smartphones atuais, normalmente se encaixam em quase todas as categorias . O que é dlna?
  • Mobile Digital Media Server (M-DMS) – Servidores Móvel de Mídia Digital:  São servidores de conteúdo. Outros equipamentos podem se conectar a eles e executar o conteúdo. São smartphones, celulares e alguns tocadores de mídia
  • Mobile Digital Media Player (M-DMP) – Tocadores Móvel de Mídia Digital: São aparelhos que se conectam aos M-DMS executando os conteúdos armazenados nele. Exemplos: smartphones, celulares, tablets e tocadores de mídia portáteis.
  • Mobile Digital Media Uploader (M-DMU) – Uploaderes móvel de mídia digital: Esses enviam o seu cpnteúdo (upload) para outro aparelho que servirá de M-DMS. Exemplos: câmeras digitais, celulares, smartphones e tablets.
  • Mobile Digital Media Downloader (M-DMD) – Downloaderes Móvel de mídia digital: Estes dispositivos encontram e baixam (download) o conteúdo de um servidor de mídia digital (DMS ou M-DMS).
  • Mobile Digital Media Controller (M-DMC) – Controladores Móvel de mídia digital: Estes equipamentos pegam conteúdos de servidores de mídia e enviam para processadores de mídia digital (DMR).

Smartphones e DLNA, quais são compatíveis? O que é dlna?

Da Sony Ericsson temos o Smartphone Vivaz, um bom Smartphone que roda o sistema SymbianS60v5 (e que ainda estou esperando eles me mandarem para review):). Acho que a função cabe como uma luva nesse aparelho já que ele filma com qualidade em HD, sendo assim caso você tenha um TV certificada pelo DLNA você pode acessar o Vivaz pelo WiFi e assistir o vídeo em HD na sua TV sem conexões de fio! O Vivaz pode ser encontrado a venda no Submarino clique aqui e confira. Você pode transformar o seu Vivaz em um Servidor multimédia digital móvel, concentrando várias mídias nele, um verdadeiro Media Center portátil!

Outros Smartphones da Nokia com Symbian também possuem certificação DLNA, aliás o Nokia N95 8GB foi o primeiro smartphone do mundo a receber esta certificação, outro da Nokia bastante famoso é o Nokia N82.

Atualmente há diversos smartphones que possuem suporte a tecnologia DLNA. Falando especificamente do sistema Android, atualmente vários smartphones tops de linha possuem tal suporte. A LG se destaca, já que praticamente toda a sua linha Android possue suporte ao DLNA. Podemos citar o LG optimus Black, o Optimus Dual, o Optimus 2X e também o Optimus 3D, dentre outros. Mas outros gigantes também possui certificação DLNA como o Samsung Galaxy S2 e o Motorola RAZR. Resumindo, muitos Androids possuem certificações DLNA. Além de tablets como o Motorola XOOM e os Galaxys, dentre outros. Mas antes que pergunte: iPhone e iPad não possuem suporte ao DLNA.

Leia também

Aplicativos para Android para usar o DLNA
Como dissemos acima, atualmente existem simplesmente vários aplicativos que utilizam o DLNA e fazem ponte entre o Android e outros equipamentos que utilizam a tecnologia. Abaixo alguns exemplos de aplicativos:
  • 2player (http://two-play.com/2player.htm): Este player transforma o Android num controle remoto, sendo possível tocar músicas dos, ou nos, outros dispositivos de mídia ligados na rede doméstica. Controla remotamente o Windows 7 Media Play, Windows 7 Media Center e Xbox 360 media Center. Acessa a maioria dos dispositivos DLNA, como servidores de mídia, TVs e outros. Aplicativo disponível no Android Market.
  • Skifta (www.skifta.com): Primeiro aplicativo Android com certificação DLNA (a maioria dos aplicativos não é certificada), permite reproduzir músicas digitais, fotos e vídeos dos/nos demais dispositivos conectados à rede. Aplicativo disponível no Android Market.
  • AllShare, marca registrada Samsung Electronics, que inclui DLNA, bem como outros recursos relacionados. Com o AllShare é possível compartilhar conteúdo entre dispositivos Samsung (como o smartphone Samsung Galaxy S e tablet Galaxy Tab, por exemplo) e outros dispositivos DLNA. O aplicativo vem instalado nos produtos Samsung com certificação DLNA.
  • iMediaShare http://www.bianor.com/ims/]: Permite a transmissão e controle de conteúdos multimídia a partir do smartphone para a os demais sistemas DLNA, usando a conexão Wi-Fi. Aplicativo disponível no Android Market.
  • TwonkyMobile: (http://www.twonkymedia.com/): este aplicativo permite o compartilhamento de mídia online e llocal entre uma grande variedade de dispositivos. Aplicativo disponível no Android Market.
  • aMedia Control: Controla arquivos de mídia como filmes, fotos ou músicas a partir do Android, procurando conteúdo nos servidores DLNA e reproduzindo no dispositivo Android ou em outro reprodutor compatível. Aplicativo disponível no Android Market.
  • DLNA Product Search: Este aplicativo permite que você consulte informações sobre produtos com certificação DLNA. Baixe pelo Android Market.

 

Como podemos ver as possibilidades que o DLNA nos traz são incontáveis e o futuro com certeza é interconectar todos os equipamentos, sejam computadores, TVs, Smartphones, Home theater…

Agora você já sabe o que fazer: sempre que for comprar um novo equipamento eletrônico, procure pela certificação DLNA e aos poucos acabe com todos os fios que tanto te incomodam!

Não sabe se seu aparelho é certificado pelo DLNA? lá mesmo no site oficial você consegue saber todos os aparelhos certificados no mundo!

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ