10 dicas para turbinar sua rede Wi-Fi e aumentar o seu alcance

Saiba as possíveis soluções quando sua rede Wi-Fi não alcança todos os cômodos de sua casa, sem gastar muito para isso. Imperdível.
Avatar de André Luiz
08/01/2020 às 15:14 | Atualizado há 4 anos
roteador wifi

Navegação na internet extremamente lenta, problemas com download, quedas de sinais, cômodos sem sinal… todos esses problemas são enlouquecedores em um mundo em que ficar on-line se tornou, para alguns, tão necessário quanto a respiração. Se você sente que seu Wi-Fi ficou lento, te deixando com vontade de quebrar tudo, há muitas ferramentas e dicas que podem resolver seu problema, seja ele qual for.

Se você está sentindo que sua internet está lenta, que você só consegue navegar quando está do lado do roteador, ou mesmo que a velocidade indicada do Speed Test está bem abaixo do contratado junto as operadoras, abaixo, daremos 10 dicas de como turbinar ou resolver os problemas com sua conexão Wi-Fi.

10 dicas para turbinar sua rede Wi-Fi e aumentar o seu alcance 4

1. Atualize o firmware do roteador

Talvez o seu roteador precise apenas de uma atualização. Os fabricantes de roteadores estão sempre aprimorando o software para obter um pouco mais de velocidade. O quão fácil – ou difícil – é atualizar o firmware depende inteiramente da operadora, do fabricante e modelo do dispositivo.

A maioria dos roteadores atuais possuem o processo de atualização embutido na interface de administração, por isso é apenas uma questão de pressionar um botão de atualização de firmware. Outros modelos, principalmente se forem mais antigos, ainda exigem que você acesse o site do fabricante, faça o download de um arquivo de firmware na página de suporte do roteador e faça o upload para a interface de administração. É tedioso, mas ainda é uma coisa boa a ser feita, pois seria uma solução tão simples.

Porém, ainda existem operadoras que acabam bloqueando o acesso a essas ferramentas através de firmwares alterados para eles. Nesse caso, o melhor caminho é contatar o suporte. Agora, se você se sente seguro em modificar ou desbloquear o firmware, com certerza achará como fazer no Google.

De fato, mesmo que sua rede sem fio não esteja ruim, você deve atualizar regularmente o firmware para obter melhorias de desempenho, melhores recursos e atualizações de segurança.

2. Repense o posicionamento do roteador

Nem todos os quartos e espaços são criados iguais. O fato é que a localização do roteador pode afetar a cobertura do seu modem/ roteador sem fio. Pode parecer lógico ter o roteador dentro de um gabinete fora do seu caminho, ou do lado do furo ou caixa de tomada que o cabo da operadora chega, mas nem sempre é o melhor. Em vez de relegar o roteador para um lugar sozinho e sombrio, em um canto extremo da sua casa; posicione o roteador em um lugar estratégico, o mais próximo possível dos locias que você mais usa a internet.

Além disso, os roteadores sem fio precisam de espaços abertos, longe de paredes ou outras obstruções. Portanto, embora seja tentador colocar essa feia caixa preta em um armário ou atrás de um monte de livros, você obterá um sinal melhor se estiver cercado por ar livre (o que também deve evitar o superaquecimento do roteador). Mantenha-o longe de eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos pesados, pois eles podem gerar interferência no sinal de Wi-Fi.

Se o seu roteador tiver antenas externas, oriente-as verticalmente para aumentar a cobertura, resista a tentação de apontar a antena para onde você estar, isso só vai piorar a situação (detalhes mais abaixo). Se você puder, eleve o roteador ou fixe-o no alto de uma parede, o sinal ficará mais livre. Existem muitas ferramentas para ajudá-lo a visualizar sua cobertura de rede. Vários aplicativos na App Store e Google Play são destinados a esse fim.

3. Se atente a frequência utilizada

Dê uma olhada na interface de administrador da sua rede e verifique se você a configurou para obter o melhor desempenho. Se você possui um roteador de banda dupla, provavelmente obterá uma melhor taxa de transferência alternando para a banda de 5 GHz em vez de usar a banda de 2,4 GHz mais comum.

rede wifi bandas

Não apenas os 5GHz oferecem velocidades mais rápidas, mas você provavelmente encontrará menos interferência de outras redes e dispositivos sem fio, porque a frequência de 5 GHz não é tão comumente usada. Por outro lado, se seu problema for com alcance do sinal, a banda 5G não lida bem com obstruções ao sinal, ou seja, ela não chega na mesma distância do 2,4 GHz.

A maioria dos roteadores de banda dupla modernos devem oferecer a opção de usar o mesmo nome de rede ou SSID (nome da rede) nas duas bandas. Verifique a interface de administração do seu roteador, procure a opção de rede de 5 GHz e forneça o mesmo SSID e senha da sua rede de 2,4 GHz. Dessa forma, seus dispositivos escolherão automaticamente o melhor sinal sempre que possível.

4. Altere o canal

Essa dica vale ouro, e poucos fazem. A interferência é um grande problema nas conexões, especialmente para aqueles que vivem em áreas densamente povoadas. Os sinais de outras redes sem fio podem afetar a velocidade, sem mencionar alguns sistemas de telefone sem fio, microondas e outros dispositivos eletrônicos.

Já brincou com walkie-talkies quando criança? Você pode se lembrar de como as unidades precisavam estar no mesmo “canal” para que você pudesse se ouvir. E se você estivesse no mesmo canal que seus vizinhos, poderia ouvir a conversa de outra pessoa, mesmo que ela estivesse usando um modelo completamente diferente.

Da mesma forma, todos os roteadores modernos podem alternar entre canais diferentes ao se comunicar com seus dispositivos. A maioria dos roteadores escolherá o canal para você, mas se as redes sem fio vizinhas também estiverem usando o mesmo canal, você encontrará um congestionamento de sinal. Um bom roteador definido como Automático tentará escolher o canal menos congestionado, mas muitos roteadores mais baratos escolherão apenas um canal predefinido, mesmo que não seja o melhor. Isso pode ser um problema.

Nos PCs com Windows, você pode ver quais canais as redes Wi-Fi vizinhas estão usando. No prompt de comando, digite netsh wlan show all, e você verá uma lista de todas as redes sem fio e seus respectivos canais usados ​​nas proximidades do seu computador. Feito isso, basta escolher o que menos esteja sendo usado, de preferência não use as que os sinais estão bem próximos de você.

5. Controle de Qualidade

A maioria dos roteadores modernos vem com ferramentas de Qualidade de Serviço (QoS) para limitar a quantidade de largura de banda que os aplicativos usam. Por exemplo, você pode usar a QoS para priorizar chamadas de vídeo em vez de downloads de arquivos – assim, sua ligação com sua avó não será interrompida apenas porque outra pessoa na sua casa esteja fazendo um download no Piratebay. Algumas configurações de QoS permitem que você priorize aplicativos diferentes em diferentes momentos do dia.

As configurações de QoS geralmente podem ser encontradas em configurações avançadas na interface do administrador do roteador. Alguns roteadores podem até facilitar, oferecendo uma configuração de multimídia ou jogos com um clique, para que você saiba que esses aplicativos serão priorizados.

6. Cuidado com roteadores antigos

É uma boa idéia tirar o máximo proveito do seu equipamento existente, mas se você estiver usando um hardware muito antigo, desculpe, não existe milagres. Temos a tendência de ter a mentalidade de que “se não está quebrado, não conserte”, especialmente com equipamentos de rede. No entanto, se você comprou seu roteador anos atrás, ainda pode estar usando o padrão 802.11n mais antigo e mais lento (ou, Deus te proteja, o padrão 802.11g).

Esses padrões sem fio limitam a larguras de banda. Portanto, todos os ajustes descritos acima apenas o levarão até o linite das tecnologias- a taxa de transferência máxima para 802.11g é de 54 Mbps, enquanto a 802.11n atinge os 300 Mbps. O mais recente 802.11ac suporta 1 Gbps, enquanto os roteadores Wi-Fi 6 de última geração podem teoricamente atingir 10 Gbps, mas ainda é cedo para isso.

7. Substitua sua antena

Se o seu roteador usa uma antena interna, adicionar uma externa seria uma boa ideia, pois o último tende a enviar um sinal mais forte, claro, se ele tiver essa possibilidade.

10 dicas para turbinar sua rede Wi-Fi e aumentar o seu alcance 5

Em muitos casos, você pode escolher entre antenas omnidirecionais, que enviam um sinal para todas as direções, ou direcionais, que enviam um sinal em uma direção específica. A maioria das antenas embutidas tende a ser omnidirecional; portanto, se você estiver comprando uma externa, compre uma que seja especifíca para aumentar o sinal.

Uma antena direcional tende a ser uma opção melhor, pois é provável que você não esteja enfrentando pontos fracos em sua rede em todas as direções. Aponte sua antena externa na direção do seu ponto fraco, e ele transmitirá o sinal de acordo.

8. Compre um repetidor de sinal ou, talvez, um segundo roteador

Como existem muitos cantos a percorrer e paredes a penetrar, o desempenho sempre será afetado. Se todas as opções acima falharem, é possível que sua casa seja grande demais para um único roteador enviar um bom sinal para todos comôdos. Todos os roteadores só são capazes de transmitir de maneira confiável até uma certa distância antes que o sinal fique fraco. Se você deseja estender seu sinal além disso, precisará de um repetidor de sinal, ou algo semelhante.

Os repetidores de Wi-Fi são semelhantes aos roteadores padrão, mas funcionam de maneira diferente. Para iniciantes, eles captam o sinal Wi-Fi existente no seu roteador sem fio e simplesmente retransmitem-no para outro lugar, sem que o usuário faça configurações novas. No que diz respeito ao seu roteador de rede, o repetidor é apenas mais um cliente com um endereço IP, como um laptop ou smartphone conectado.

Mesmo que não seja um roteador, você ainda deve usar as mesmas regras para descobrir o posicionamento; o repetidor deve estar próximo o suficiente do roteador principal da rede para captar um sinal sólido, mas também próximo do ponto fraco que você deseje aumentar o sinal, ou seja, provavelmente no meio do caminho dos dois.

Mas que fique claro: o sinal repetido nunca será tão bom quanto o original, mas é melhor do que nada. Uma opção melhor ainda, é conectar o repetidor via cabo, ai o sinal será praticamente igual ao original.

Você não precisa de um repetidor da mesma marca ou modelo do seu roteador existente, embora, em alguns casos, os repetidores da mesma marca possam oferecer recursos extras.

Acima de tudo, escolha um que possa transmitir um sinal equivalente: não compre um extensor 802.11n se o seu roteador estiver no 802.11ac.

9. Atualize para um sistema de Wi-Fi Mesh

Os repetidores de alcance ajudam a levar a conectividade a zonas mortas, mas geralmente fornecem cerca da metade da largura de banda que você obtém do seu roteador principal. Além disso, eles geralmente exigem gerenciamento separado de duas páginas de administração, o que pode até forçá-lo a usar dois SSIDs diferentes em alguns casos, o que é uma grande dor de cabeça. Se você deseja conectividade perfeita em qualquer lugar da sua casa, gerenciável a partir de um simples aplicativo para smartphone, considere atualizar toda a sua rede em um sistema Wi-Fi Mesh.

Sistema Wi-Fi Mesh

Projetado para cobrir todos os cantos da sua casa, os sistemas Mesh visam substituir o roteador em vez de apenas estendê-lo. Você conectará um nó diretamente ao seu modem e colocará um ou mais nós de sinais em sua casa. O aplicativo incluído o guiará pela configuração, garantindo que cada nó seja colocado no local ideal para o melhor sinal. Resumindo, você terá vários roteadores operando juntos, com apenas uma configuração.

A configuração resultante cobre sua casa com uma única rede sem fio, que usa uma única interface de administração (na forma de um aplicativo móvel amigável) e muitas vezes dedica pelo menos uma banda sem fio, oferecendo melhor desempenho do que qualquer repetidor. Muitos sistemas Mesh até atualizam seu firmware automaticamente, para que você tenha sempre os mais recentes aprimoramentos de desempenho e segurança – não é mais necessário fazer o download do firmware no site do fabricante.

A desvantagem: eles não são baratos, especialmente se você tem uma casa grande, o que exigirá vários nós (roteadores).

10. Firmwares alternativos

Se você realmente deseja tirar o máximo proveito do seu roteador atual, os aventureiros devem procurar firmware alternativos, de longe o mais indicado é o sistema operacional para roteadores DD-WRT, um Linux feito só para isso. Muitos fabricantes importantes de roteadores, como Linksys, Netgear e outros, oferecem roteadores que são compatíveis com o DD-WRT. Ou você pode simplesmente baixar o DD-WRT para seu roteador, mesmo sem ser oficialmente compatível, e instalá-lo em qualquer roteador que seja “não oficialmente” compatível.

O DD-WRT pode aumentar o desempenho e fornecer acesso a recursos de rede mais avançados, incluindo rede virtual privada (VPN), segurança e outras personalizações. Você pode até instalar um diretamente no seu roteador.

SUGESTÕES PARA VOCÊ