Início » Por que minha Internet está tão lenta? Dicas fáceis para corrigir o problema

Por que minha Internet está tão lenta? Dicas fáceis para corrigir o problema

Problemas com sua internet lenta? Vejam dicas de como resolver, seja no sua conexão Wi-Fi, seja com a conexão móvel do seu celular.
Por | 9 de janeiro de 2020 às 17:31
porque minha internet é tão lenta

Uma conexão lenta pode te deixar muito nervoso, especialmente agora que há opções de velocidades de internet na faixa de 100-200 Mbps em várias localidades. Pode haver várias razões pelas quais sua internet está lenta, além disso, são inúmeras as dicas que você irá achar pesquisando no GooglePor que minha Internet está tão lenta“. Uma das melhores opções é identificar o culpado por trás do problema e assim solucionar a razão da lentidão. Nesse artigo, mostraremos dicas de como resolver o problema com internet lenta no Wi-Fi, bem como na conexão móvel do seu celular.

Leiam também:

Como verificar a velocidade da Internet?

Se você não conseguir carregar um site, isso não significa que sua Internet está lenta. É possível que o site tenha problemas e esteja enfrentando um aumento no tráfego. Você não pode ter certeza de que sua Internet está lenta até verificar a velocidade da Internet. Para ver os números, você pode usar sites que oferecem ferramentas de teste de velocidade da Internet. Alguns dos sites populares para verificar a velocidade da Internet on-line são:

Antes de chegarmos à identificação e correção do problema, precisamos saber se você está enfrentando internet lenta nos dados móveis ou no Wi-Fi, pois, as dicas de solução de problemas são diferentes para às duas opções.

Internet lenta no celular (dados móveis)

Internet lenta

A velocidade da Internet no seu telefone celular depende de muitos fatores, como as especificações de hardware do seu smartphone, incluindo processador, recursos de recepção de rede e os sinais das operadoras que você está usando.

A internet pode funcionar lentamente no seu smartphone devido aos seguintes motivos:

  1. Você está em um local movimentado, como em um evento esportivo ou em uma estação ferroviária, onde milhares de pessoas estão tentando se conectar à torre de celular nas proximidades ao mesmo tempo.
  2. Má recepção de sinais móveis em áreas remotas que, por sua vez, são culpa da sua operadora e não há muito o que fazer.
  3. A internet lenta em smartphones também pode ser devido a más condições climáticas.
  4. A largura de banda limitada oferecida pelas operadoras também pode ser um motivo pelo qual você não está obtendo grande velocidade de Internet, apesar de pagar pelos dados móveis 4G.
  5. Pode haver vários aplicativos baixados em segundo plano ou uma grande quantidade de dados sendo sincronizada em segundo plano.
  6. Um dispositivo desatualizado também pode ser a razão da baixa velocidade da Internet nos dados móveis.

Como corrigir a velocidade lenta da Internet no celular?

Como já dissemos, não há uma dica ou correção principal que você possa usar para acelerar a velocidade da Internet, mas você pode aplicar as seguintes correções para aumentar a velocidade da Internet no seu celular:

  • Redefina as configurações de rede no seu smartphone e escolha a opção 3G / 4G em vez de 2G.
  • Limpe o cache do navegador que você mais usa, pois, pode obstruir a velocidade da Internet.
  • Aumente a velocidade da Internet evitando instalar aplicativos desnecessários, pois aplicativos indesejados podem sugar seus dados executando processos em segundo plano.
  • Use navegadores móveis leves e que economizam dados, como o Opera Mini e o Chrome Lite (apenas para Android).

Se essas dicas de solução de problemas da Internet não estiverem funcionando para você, é possível que haja um “elefante branco” que você não consiga identificar. Você pode ligar para sua operadora para reclamar sobre a velocidade lenta da Internet no seu smartphone.

Internet lenta na rede Wi-Fi

Agora que a rede Wi-Fi se tornou o meio preferido para conectar-se à Internet, se funcionar lentamente, você ficará irritado. Se você também está enfrentando o problema da velocidade lenta do Wi-Fi, primeiro precisa analisar o motivo por trás. Compreender o problema pode ajudar a resolvê-lo de maneira eficaz.

Antes de encontrar o problema por trás da decepcionante velocidade da Internet, verifique a velocidade que você está recebendo do seu ISP. Você pode visitar sites de teste de velocidade on-line para ver a velocidade de upload, velocidade de download e tempo de ping. Recomendamos o uso do teste de velocidade da Internet de Cox ou do Fast.com para verificar os pontos vitais da Internet.

A seguir, podem ser os motivos por trás da velocidade lenta do wi-fi:

1. Obstrução nos sinais do seu roteador Wi-Fi

Se você colocou o Wi-Fi em um local como um espaço fechado, onde os sinais podem ser obstruídos, é recomendável mudar o roteador e o modem para algum lugar sem nada que interfira nos sinais. A remoção de qualquer obstrução entre seus dispositivos e o roteador Wi-Fi é um ótimo método para enterrar o problema da Internet lenta. Alguns dos dispositivos que podem obstruir sinais e levar a más velocidades da Internet incluem telefones sem fio, monitores de bebê, microondas e abridores de portas de garagem.

Para sua alegria, segue um artigo completo onde damos dicas de como resolver problemas com seu roteador: 10 dicas para turbinar sua rede Wi-Fi e aumentar o seu alcance.

2. Você está usando um roteador Wi-Fi de 2,5 GHz

Você pode estar pedindo demais ao seu roteador Wi-Fi quando ele não é capaz. Para aumentar a velocidade da Internet, use roteadores de 5 GHz, pois são melhores que o roteador de 2,5 GHz, embora não tenham o mesmo alcance.

3. Vários dispositivos conectados à mesma rede Wi-Fi

Se a conexão da Internet em sua casa for compartilhada por muitas pessoas, você experimentará uma velocidade lenta da Internet. Se o seu irmão na outra sala estiver baixando um filme via torrent e sua mãe estiver assistindo algo no Netflix, sua conexão à internet poderá ficar saturada. Você pode atualizar seu pacote da Internet para aumentar a largura de banda ou usar um roteador que tenha a funcionalidade Qualidade de Serviço (QoS). Os roteadores com recurso de QoS alocam de forma inteligente a largura de banda para que você não tenha velocidade lenta da Internet, apesar de vários dispositivos usando a mesma rede Wi-Fi.

4. Aplicativos e software estão consumindo sua largura de banda em segundo plano

Se você acha que seu roteador Wi-Fi está funcionando bem, pode haver um problema com seu computador ou smartphone. Tente desativar os aplicativos que monopolizam a largura de banda e executam processos em segundo plano para limitar a velocidade da Internet. Você pode parar de sincronizar os processos de serviços de sincronização de arquivos como o Google Drive e o Dropbox.

Para acelerar a Internet, você pode desativar o download automático de atualizações. Usa torrents, pense bem antes de deixar seus arquivos sendo baixados em segundo plano, isso consome muita banda de internet.

5. Cabos baratos e vagabundos

Cabos coaxiais vagabundos, ou divisores coaxiais são usados ​​para dividir as conexões dos cabos e pode ser a razão pela qual a Internet está lenta. Evite usar divisores coaxiais sempre que possível. Se souber o que está fazendo, você pode tentar fazer uma emenda de maneira profissional. Você pode tentar usar a Internet sem um divisor coaxial para verificar se o divisor está prejudicando a velocidade da Internet.

6. Senhas Wi-Fi fracas

Verifique se você não está fazendo uma instituição de caridade não intencional compartilhando sua conexão Wi-Fi com seus vizinhos. Use uma senha forte para sua conexão Wi-Fi.

7. Malware e Adware

Seu computador pode ser afetado por malware ou adware que você utiliza na largura de banda ao fazer o download de arquivos desnecessários. Verifique se há vírus e malware no seu PC usando softwares antivírus.

Se os métodos acima para corrigir a Internet lenta não funcionarem, você pode ligar para o seu provedor e reclamar.

Aproveitando o assunto assunto, existem algumas perguntas frequentes  (FAQ) sobre o assunto:

Perguntas frequentes sobre a Internet lenta

1. O que é uma boa velocidade de internet?

Uma boa velocidade de internet depende apenas do seu uso. Se você deseja navegar na Internet, enviar e-mails e transmitir músicas compactadas, velocidades até 10 Mbps são suficiente. Se você deseja transmitir vídeos e assistir conteúdo em qualidade HD, pode fazer isso com uma conexão de até 50 Mbps tranquilamente. Portanto, não há exatamente um número fixo para obter uma boa velocidade da Internet.

Agora, para uso profissional, como no caso de Youtubers, considere velocidades acima dessas.

2. Por que minha velocidade de internet é tão lenta?

Mencionamos as razões pelas quais você pode estar tendo velocidades lentas da Internet. Você pode verificar o motivo e solucionar problemas de internet lenta aplicando nossas dicas.

3. Como acelerar a internet?

Para aumentar a velocidade da Internet, você pode tentar os métodos mencionados acima de acordo com o problema que está enfrentando no seu roteador Wi-Fi ou nos dados móveis. Você pode usar dicas simples para corrigir a Internet lenta e, se as dicas não funcionarem, ligue para o seu provedor de Internet para reclamar.

4. Por que minha Internet está lenta no computador?

Se a sua internet estiver funcionando bem em todos os outros dispositivos, exceto no computador, você pode tentar redefinir o adaptador de rede do computador, desativar aplicativos que possam estar atrapalhando sua largura de banda ou verificar o seu PC em busca de qualquer malware ou adware em potencial. Consumir recursos em segundo plano pode ser a razão por trás da internet lenta no PC.

5. Por que minha internet fica mais lenta à noite?

Muitas pessoas reclamam que sua internet está lenta durante a noite; isso pode ser devido ao fato de muitas pessoas acessarem a internet à noite e isso pode levar ao congestionamento. Você pode evitar fazer downloads de arquivos e o streaming de conteúdo durante a “hora do rush da Internet”.

6. Por que minha internet fica lenta de repente?

Às vezes acontece que a velocidade da Internet cai repentinamente. O motivo por trás disso pode ser o site que você está tentando acessar ou um problema com sua conexão Wi-Fi. Para corrigir a Internet lenta, tente aplicar as dicas básicas de solução de problemas mencionadas neste artigo.

A velocidade lenta da internet é irritante e às vezes pode ser frustrante, especialmente quando você está assistindo a um filme ou fazendo um importante trabalho. Com as dicas acima, você pode resolver problemas da Internet. Se nada funcionar, considere ligar para seu provedor, ou quem sabe esteja na hora de mudar de empresa.

Mais sobre: Capa, Wi-Fi,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
cancelar planos e promoces oi

Cancelar Oi: veja como cancelar planos e promoções (2020)

por Dicas de tecnologia
Veja como cancelar qualquer plano da Oi facilmente com nosso passo a passo para solicitar o cancelamento através de meios ...
Leia Mais
CANCELAR NETFLIX

Cancelar Netflix: veja como fazer passo a passo (2020)

por Dicas de tecnologia
Para cancelar sua assinatura Netflix, basta seguir o passo a passo que descreveremos abaixo. O processo para efetuar o cancelamento ...
Leia Mais
cancelar planos e promocoes tim

Cancelar planos e promoções TIM; vejam como (2020)

por Dicas de tecnologia, Especial, Planos
Realizar o cancelamento de um plano TIM pode ser mais fácil do que parece. O usuário ao invés de passar ...
Leia Mais
como cancelar vivo planos e promocoes

Tutorial: como cancelar meu plano Vivo em 2020

por Dicas de tecnologia, Planos
Nesse artigo iremos ensinar passo a passo como cancelar um plano da Vivo facilmente. Como ninguém gosta de recorrer à ...
Leia Mais
como cancelar claro planos e promocoes

Cancelar Claro: vejam as opções de cancelamento de planos (2020)

por Dicas de tecnologia, Tutoriais
Abaixo, iremos mostrar os diversos métodos de como cancelar qualquer plano da Claro. Sabendo o quão estressante pode ser enfrentar ...
Leia Mais