Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » O que é uma Hashtag? Como usar ela #? Para que serve?

O que é uma Hashtag? Como usar ela #? Para que serve?

Por | 1 de janeiro de 2020 às 19:02
hashtag manjubas

Uma hashtag ou o símbolo “#”, como é mais conhecido, tornou-se parte integrante das mídias sociais. Se você nunca o usou e se perguntou o que é uma hashtag e o que significa hashtag, aqui está uma excelente cartilha para você entender e saber usar esse recurso tão valioso hoje em dia para quem buscas resultados digitais.

Este artigo foi em parte inspirado por alguém que comentou aqui no Tekimobile dizendo: “Ainda não tenho certeza de como as hashtags estão sendo usadas, ou como usá-las, ou quando usá-las, ou qual o significado de usar elas ”. Ouvimos você, Tiago Santos – as hashtags são uma incógnita para aqueles que não passam muito tempo online ou que são novos nas mídias sociais.

Hoje, vamos abordar a questão “O que é uma hashtag?” Em linguagem clara. Também abordaremos o significado comercial das hashtags e como as hashtags podem ajudá-lo no marketing digital.

O que é um hashtag?

Uma hashtag é um rótulo, ou uma etiqueta de identificação para o conteúdo. Ajuda outras pessoas interessadas em um determinado tópico a encontrar rapidamente conteúdo sobre o mesmo tópico. Uma hashtag é mais ou menos assim: #GalaxyS11 ou #trendtopics, ou seja, é quando o sinal de jogo da velha vem antes de um termo que várias pessoas estão falando a respeito.

Hashtags são usadas principalmente em sites de mídia social. Eles dispararam para a fama no Twitter. Mas agora você pode usar hashtags em outras plataformas sociais, como Instagram, Facebook, Pinterest e outras.

hashtag facebook

Qualquer pessoa que compartilhe conteúdo em um tópico relevante pode adicionar o rótulo da hashtag à sua mensagem. Outros que pesquisam esse tópico podem procurar esse marcador para encontrar outras mensagens na mesma plataforma de mídia social.

Por exemplo, durante os horríveis atentados à Maratona de Boston na primavera de 2013, várias hashtags foram usadas. Eles se mostraram inestimáveis ​​por fornecer e acompanhar notícias de última hora sobre os atentados. De fato, várias grandes notícias nos últimos anos foram ampliadas e adicionadas a relatórios de cidadãos, vídeos e fotografias amadores.

Hashtags para essas situações também fornecem uma maneira de o público expressar seu sentimento – algo que muitos de nós nos sentimos compelidos a fazer no caso de um desastre. Quando se trata de desastres naturais, uma hashtag é como um compilado de informações sobre o assunto. Nós nos apegamos a ele, para aprender mais sobre o evento e fornecer uma saída emocional.
Hashtags, no entanto, não se limitam a grandes notícias. Os profissionais de marketing de pequenas empresas também decifraram o código e descobriram maneiras inventivas de usar hashtags. Discutiremos os usos de marketing das hashtags mais abaixo.

Hashtags são coisas simples. Existem apenas alguns requisitos técnicos para saber:

Não são permitidos espaços

Uma hashtag pode ser uma única palavra, uma abreviação, uma combinação inventada de letras e números ou uma frase. Se for uma frase, não pode haver espaços entre as palavras. Todas as letras e números devem ser executados juntos sem espaços em uma hashtag. Você não pode ter pontuação ou símbolos em sua hashtag (exceto o símbolo # no começo). Os números estão corretos, mas você também deve ter pelo menos uma letra com os números – as hashtags não podem consistir inteiramente em números.

Comece com o símbolo #

Para criar uma, comece com um símbolo de jogo da velha sempre (#) e siga-o diretamente com letras e, às vezes, números.

A origem de usar o jogo da velha é interessante, esse sinal tem nome diferente dependedo do país, porém, no Reino Unido e Irlanda ele é chamado de Hash. Então uniram a palavra hash + tag (etiqueta).

Qualquer pessoa pode criar uma hashtag. Eu criei várias hashtags ao longo dos anos. Você pode criar uma ou várias, se desejar.

Tudo o que você faz para criar uma hashtag é pensar nisso. Então comece a usá-lo em suas mensagens.
Geralmente, você a adiciona ao final das mensagens. Mas você pode adicioná-lo em qualquer lugar da mensagem que faça sentido, desde que seja legível.

Você não é obrigado a registrar uma hashtag em nenhum lugar. Existem alguns diretórios de hashtag por aí, mas eles não são oficiais, desatualizados e geralmente não valem a pena.

Torne as hashtags únicas

Se você acha que inventou uma hashtag completamente nova, faça uma pesquisa primeiro na plataforma social em que pretende usá-la. Descobrimos que, cerca de 25% do tempo, a hashtag que queremos usar já está sendo usada para algum outro propósito.

Agora, não há polícia de hashtag. Portanto, tecnicamente, não há nada que o impeça de usar uma hashtag já em uso. Mas fazer isso causará confusão, ou pior, será vista como uma tentativa de seqüestrar uma discussão apenas para chamar a atenção. Se a hashtag desejada estiver em uso, é melhor voltar à prancheta.

Não se esqueça de verificar também os nomes de usuário. Verifique se a hashtag pretendida não é igual a um nome de usuário existente em uma rede social. Aqui, novamente, pode causar confusão o uso de uma hashtag como #DellSMB se houver um usuário @DellSMB. Além disso, o usuário provavelmente o interpretaria como uma tentativa de seqüestrar sua marca.

Uma exceção ao conceito de exclusividade: algumas pessoas usam tópicos gerais como hashtags, como #Marketing ou #Sales. Discutimos o uso de tópicos gerais abaixo – em essência, ninguém “possui” uma hashtag de tópico geral.

Faça Hashtags fáceis de lembrar e entender

Mantenha as hashtags o mais curtas possível. Isso é especialmente importante para o Twitter, onde você tem uma contagem limitada de caracteres. É melhor que uma hashtag seja uma palavra, frase ou abreviação compreensível.

Hashtags longas, difíceis de pronunciar ou difíceis de lembrar, também serão difíceis de usar para as pessoas. Você não pode errar com algo curto e fácil de lembrar.

Como usar uma Hashtag que já existe

Em vez de criar sua própria hashtag, às vezes você deseja entrar em uma discussão sobre um tópico em que uma hashtag já exista. Você simplesmente adicionaria essa hashtag em algum lugar (geralmente no final) do seu tweet no Twitter ou outras atualizações de mídia social.

Ao fazer isso, você está compartilhando seu conteúdo relacionado ao mesmo tópico. Ao adicionar a hashtag ao seu conteúdo, você está dizendo “Ei, eu quero falar sobre essa discussão”. Outros interessados ​​nesse tópico verão o seu conteúdo.

Quando não usar um hashtag

Evite a poluição por hashtag. Isso está usando várias hashtags em uma única mensagem. Mais de duas hashtags em uma mensagem dificultam a leitura.

É considerado má etiqueta adicionar uma hashtag a uma mensagem não relacionada apenas para obter atenção. Sempre verifique se o seu conteúdo é relevante para a hashtag usada. Caso contrário, as pessoas poderão denunciá-lo por ser um spammer ou responder irritadamente.

Se utilizadas com moderação, hashtags são boas aliadas da sua estratégia de Marketing Digital, pois ajudam a melhorar o alcance dos posts, a interagir com seus seguidores e a divulgar sua empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais
melhores editores de video 2020

24 melhores aplicativos de edição de vídeos em 2020 (Computador e celular)

por Especial, Listas
Encontrar o melhor software gratuito de edição de vídeo deve ser uma parte central do sucesso de qualquer empreendedor de ...
Leia Mais
O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

por Especial
O Wi-Fi está prestes a ficar mais rápido. Essa é uma ótima notícia: uma internet mais rápida está se tornando ...
Leia Mais