O que é deep learning e como as empresas usam a tecnologia?

O Deep Learning se desenvolveu muito com o tempo, e hoje é principal base de muitas coisas que usamos no dia a dia
Avatar de Nalbert Gomes
16/05/2022 às 21:04 | Atualizado há 2 anos
Entenda o que é o deep learning

Hoje em dia, existem muitas tendências que quando menos se espera, já se torna total realidade. Uma dessas tendências tecnológicas foi o deep learning, que é muito importante hoje e para o futuro de todos.

Para entender deep learning é necessário mais

O deep learning é um método de machine learning, então para entender um deve se entender o outro. No tempo que vivemos o mundo de ficção científica cinematográfica tecnológico é bem atual.

Tudo isso é possível graças a inteligência artificial, que existem em grandes variedades e sistemas bem diferentes. Hoje a IA é aplicada em diversas áreas diferentes do mercado, começando no nosso dia a dia, até o setor empresarial.

O machine learning de maneira bem resumida, se trata de aprendizado de máquina. Ou seja, é a possibilidade de inteligência artificial aprender coisas diferentes, para facilitar a rotina diária de várias pessoas.

Grandes computadores fizeram parte da história para que a inteligência artificial se desenvolvesse, entre eles grandes máquinas como o ENIAC e a ELIZA. Essa última foi o primeiro sistema capaz de realizar interações dialógicas com seres humanos.

Mesmo que estejamos falando bastante aqui de machine learning e inteligência artificial, é necessário entender a diferenças das duas, para entender o que é o deep learning.

Qual é a diferença entre machine learning e inteligência artificial?

O machine learning está presente em muitas coisas
O machine learning está presente em muitas coisas (Imagem: Wikimedia)

A inteligência artificial é algo que se expandiu e se falou muito recentemente. A inteligência artificial nãop é nada mais do que uma combinação de algoritmos e outros elementos capazes de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de um sistema autônomo.

Ou seja, por meio de vários cálculos e processos, você dá vida a um sistema que pode fazer algo configurado previamente. Então até aqui conseguimos entender o que é a inteligência artificial em si.

O Machine Learning é algo integrado a inteligência artificial. Ele é um sistema desenvolvido com o intuito de proporcionar resultados extremamente melhores e rápidos para a própria IA.

O Machine Learning ajuda a máquina a desenvolver uma capacidade de analisar, em fração de segundos, um elevado volume de dados. A máquina prepara as próximas ações com base na qualidade dos resultados anteriores.

O que é deep learning?

O deep learning é um método do machine learning
O deep learning é um método do machine learning (Imagem: Icarus)

O deep learning é um modelo de redes neurais artificiais, ou seja o sistema é quase tão complexo e perfeito quanto o funcionamento do cérebro humano. Os progressos realizados em torno do deep learning já são visíveis por qualquer usuário da internet

Então o deep learning, é um processo bem avançado do machine learning, que faz com que o sistema receba e aprenda com uma grande quantidade de dados. Isso ajuda a criar máquinas totalmente desenvolvidas.

Mesmo com a tecnologia bem presente em nossa vida, por meio de nossos dispositivos, as empresas também tiram grande proveito do recurso.

Qual a importância dele para as empresas?

Não precisa pensar muito para ver o uso do deep learning nas empresas e em nossa vida, os corretores automáticos de textos dos aplicativos de mensagens usam isso. O Waze também usa a tecnologia ao recomendar rotas para o usuário.

Todas essas coisas que podem parecer básicas, são levadas em conta por grandes empresas. Por isso, recentemente foi possível perceber um grande investimento e crescimento principalmente em startups tecnológicas.

A criação de rotas é um exemplo do uso da tecnologia
A criação de rotas é um exemplo do uso da tecnologia (Imagem: Flickr)

O machine learning, de um modo geral, já está presente no horizonte de um número expansivo de empresas. As multinacionais, como era de se esperar, estão totalmente atentas às novidades proporcionadas por diversas startups especializadas em IA.

Vamos ver mais alguns exemplos da utilização do deep learning pelas empresas. As recomendações feitas pelo Spotify e Netflix, utilizam o processo se baseando nos dados do seu uso.

A Amazon também utiliza o recurso por meio das assistentes virtuais, como a própria Alexa. Do lado automotivo, a Ford está investindo pesado nos carros autônomos. 

No caso do Uber, a empresa utiliza o machine learning para oferecer motoristas teoricamente alinhados com as preferências de cada usuário do app.

Além dessas utilizações, muito mais é prometido para um futuro mais tecnológico que traga conforto aos usuários.

Agora que você aprendeu mais sobre a tecnologia e muito mais, diga para nós, você conseguiu entender tudo o que vimos sobre deep learning? Teve dúvidas ou dificuldade? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

SUGESTÕES PARA VOCÊ