Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Como resolver problemas com iPhone que não carrega

Como resolver problemas com iPhone que não carrega

Seu iPhone não está carregando? Vejam nossas dicas de como resolver esse problema antes de levar para uma assistência técnica.
Por | 2 de março de 2020 às 19:55

Você conecta seu iPhone ou o coloca em um carregador sem fio para carregar a bateria, volta mais tarde e ele ainda não carregou. Essa cena te parece familiar? Existem diversos motivos que podem levar um iPhone a não carregar; seja não carregar nada, seja carregar lentamente (mais que o normal). Vamos dar uma olhada em alguns dos problemas que podem ocasionar isso antes de correr para uma assistência técnica.

Nesse artigo, você verá essas dicas:

Dica geral para solução de problemas

Uma das técnicas mais fundamentais na solução de problemas é simplesmente trocar o acessório que você está usando por outro igual. Por exemplo: você conecta seu carregador original e mesmo assim não funciona, tente testar o iPhone com outro carregador original e veja se o problema persiste. Ou mesmo tente outro cabo, e assim por diante.

Você pode replicar o processo com todos os componentes da instalação, incluindo o próprio iPhone (peça emprestado o iPhone de um amigo e verifique se ele é carregado com o carregador) e qualquer fonte de energia USB que você estiver usando. Experimente um adaptador de parede, hub USB, porta USB ou tomada diferente.

Além dessa técnica básica, veja algumas outras coisas que você pode tentar.

Reinicie seu iPhone

O software do iPhone da Apple às vezes fica confuso sobre as operações de carregamento devido a erros ou bugs na programação. Às vezes, esse software trava e não está funcionando corretamente. A melhor maneira de corrigir isso temporariamente é reiniciando o telefone.

No iPhone X ou iPhone 11 , mantenha pressionado o botão lateral e um dos botões do volume ao mesmo tempo até que a tela “Deslize para desligar” apareça. Solte os botões e deslize o dedo na tela para desligar o telefone.

No iPhone 8 ou anterior , mantenha pressionado o botão lateral até que a tela “Deslize para desligar” seja exibida. Solte o botão lateral e deslize o dedo na tela para desligar o telefone.

No iPhone SE, 5 ou anterior , mantenha pressionado o botão superior até que a tela “Deslize para desligar” seja exibida. Solte o botão e deslize o dedo na tela para desligar o telefone.

Quando a tela ficar preta, mantenha o botão lateral pressionado até ver o logotipo da Apple no meio da tela.

Depois que o telefone terminar de iniciar, tente carregar o telefone e veja se ele funciona.

Após reiniciar, é uma boa ideia verificar se há atualizações disponíveis para o sistema operacional do seu iPhone (chamado iOS) que possam corrigir o problema de cobrança. Para fazer isso, veja a etapa abaixo.

Atualize o iOS

O software que controla o carregamento no seu iPhone pode conter erros. Às vezes, a Apple pega esses erros e os corrige com atualizações.

Existe um problema: a bateria do seu iPhone deve estar em 60% ou mais para atualizar. A Apple exige isso porque, se a bateria descarregar durante a atualização, pode danificar o telefone.

Se você estiver bem com a duração da bateria, veja como atualizar seu iPhone: Navegue para Configurações> Geral> Atualização de software para verificar se uma atualização de software para iOS está disponível. Nesse caso, execute a atualização, aguarde o telefone reiniciar e tente carregar o telefone novamente.

Verifique seu cabo lightning

Se reiniciar e atualizar o telefone não ajudou, é hora de começar a analisar possíveis problemas de hardware.

A Apple possui uma marca especial para o conector de carregamento na parte inferior do iPhone: Lightning. Dê uma olhada no seu cabo de carregamento nas duas extremidades.

  • Os conectores do cabo estão desgastados ou quebrados?
  • Existem fios expostos saindo do isolamento plástico em algum lugar ao longo do cabo?
  • O cabo está torcido ou dobrado em um ângulo agudo?

Se a resposta for “Sim” a alguma dessas perguntas, troque de cabo.

Quando os fios dentro do cabo Lightning se rompem, ele interrompe o circuito de carregamento e impede o carregamento correto do iPhone. Esse é um problema comum nos cabos de carregamento Lightning fabricados pela Apple, feitos de um tipo macio de plástico emborrachado que se separa com o tempo.

Além disso, observe os contatos dourados no conector Lightning do cabo. Eles estão sujos ou descoloridos? Nesse caso, você pode esfregar uma borracha comum sobre eles para limpar os detritos. A borracha é abrasiva o suficiente para remover a sujeira sem danificar os contatos de metal. Limpe todos os pedaços de borracha da borracha antes de inserir o conector no iPhone para testar.

Verifique o conector Lightning do seu iPhone

O fiapo e a poeira do bolso geralmente se acumulam na porta Lightning na parte inferior de um iPhone através do uso diário, especialmente se o telefone é frequentemente mantido no bolso da calça. O fiapo se acumula e bloqueia fisicamente o cabo Lightning de ser totalmente inserido e fazer uma conexão sólida.

É possível remover o fiapo do conector de raio do iPhone com um pequeno objeto não metálico, como um palito de madeira ou plástico. Essa técnica funciona bem, mas é um tanto arriscada e pode danificar os pequenos pinos do conector dentro do iPhone. Se você estiver nervoso com isso, leve o iPhone a uma Apple Store para fazer a manutenção.

Não pulverize ar comprimido no conector Lightning para remover o fiapo. Empurrará a poeira e fiapos para o telefone. Soprar poeira no telefone pode prendê-lo na câmera e criar fotos borradas.

Verifique a fonte de alimentação USB

Os iPhones precisam de uma certa quantidade de energia de uma fonte USB para carregar dentro de um período de tempo razoável (algumas horas). A fonte de energia mais confiável é o adaptador de parede incluído, fabricado pela Apple.

Para ser mais técnico, um carregador de iPhone deve fornecer pelo menos 1 ampere de corrente para carregar um iPhone com eficiência. Muitas portas USB de computadores, teclados, hubs ou carregadores antigos não fornecem corrente suficiente (muitas fornecem 0,5 A ou menos, também conhecidas como 500 mA); portanto, os iPhones conectados a essas fontes carregam muito lentamente. Se a tela do iPhone estiver acesa ou o iPhone estiver sendo usado enquanto estiver conectado a uma dessas fontes de baixa corrente, ele poderá não fornecer energia suficiente para carregar a bateria.

O carregador incluído em um iPad funciona bem para carregar um iPhone – na verdade, ele carrega até um iPhone mais rápido que o carregador de iPhone fabricado pela Apple. Isso ocorre porque o adaptador de parede do iPad gera 2,1 A de corrente, mais alta que a maioria dos carregadores de iPhone. Os componentes eletrônicos no iPhone sabem como lidar com a energia adicional; portanto, em geral, os usuários não precisam se preocupar em sobrecarregar o iPhone a partir de uma fonte de energia USB.

Verifique seu dispositivo de carregamento sem fio

Todo iPhone desde 2017 (incluindo o iPhone 8 e iPhone X) suporta carregamento sem fio. Para usar o carregamento sem fio, é necessário ter uma superfície ou bloco de carregamento sem fio especial projetado para funcionar com o padrão de carregamento sem fio Qi.

Essa pode ser uma ótima solução temporária para carregar o iPhone se você estiver com problemas para carregar com um cabo Lightning e se tiver um dispositivo de carregamento sem fio disponível.

Para carregar corretamente com um teclado ou base sem fio, o iPhone precisa estar centralizado no meio da área de carregamento, que pode variar de acordo com o dispositivo.

Se o carregamento sem fio não funcionar, tente carregar com um cabo USB-para-Lightning (consulte as seções acima) ou com um bloco de carregamento sem fio diferente.

Se todo o resto falhar

Se nenhuma das dicas acima ajudar, é hora de entrar em contato com o Suporte Apple ou marcar uma consulta para obter suporte em uma Apple Store . Boa sorte – espero que você descubra.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

por Especial
O Dia do orgulho Nerd, ou Dia do orgulho Geek, é um dia comemorado todo dia 25 de maio no mundo ...
Leia Mais
Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

por Especial
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho Nerd, e uma das maiores referências para a data, ...
Leia Mais
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais