Como tirar fotos a noite (dicas para não burrar)

Algumas dicas valiosas de como tirar fotos durante a noite e aproveitar tudo ao redor: câmera, cenário, luzes e tudo mais.
Avatar de Redação
29/05/2020 às 16:22 | Atualizado há 4 anos
Como tirar fotos a noite (dicas para não burrar) 1

Tirar fotos à noite é muito mais difícil do que tirar fotos durante o dia. Quanto menos luz você tem na hora de fotografar, mais configurações você precisa alterar na sua câmera ou celular; e isso acaba virando uma bola de neve, pois cada configuração que você muda, outra também precisará ser alterada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fotografar à noite cobre muitas situações diferentes, desde fotografar retratos dentro de casa à luz de lâmpadas até capturar paisagens ao ar livre apenas usando a bela luz da lua. As dicas e técnicas que iremos mencionar hoje funcionarão em uma ampla gama de circunstâncias. Claro, caberá a você adaptar as dicas, as suas circunstâncias e equipamento, seja um celular ou uma câmera.

Por que fotos noturnas são difíceis

A maioria das fotos noturnas falham porque a velocidade do obturador é muito lenta quando o fotógrafo tira a foto. Se for mais que cerca de 1/50 de segundo e você estiver usando as mãos, a imagem vai ficar embaçada e tremida; não é possível manter suas mãos perfeitamente firmes o suficiente. A imagem abaixo foi tirada com uma velocidade de obturador de 1/13 de segundo, e você pode ver o problema claramente.

Como tirar fotos a noite (dicas para não burrar) 5

Mesmo quando a velocidade do obturador é rápida o suficiente para que não haja tremor na câmera, pode ser muito lento para capturar o assunto principal da foto. Se você quer congelar algo que está se movendo, você precisa estar usando velocidades do obturador bem nos centésimos de segundos.

O foco perdido também pode ser um problema. A maioria das câmeras luta para se concentrar automaticamente no foco durante à noite, já que o sistema que elas usam depende de detectar o contraste — o que eles não podem fazer no escuro, afinal, sem luz não há muito constraste.

Então, em suma, fotos noturnas ruins são geralmente embaçadas por uma das três razões. Então o principal segredo na hora de tirar uma foto durante a noite, é não deixar elas tremidas ou embaçadas.

Quais configurações da câmera precisam ser alteradas durante a noite

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Na maioria das situações, a primeira coisa a fazer e deixar sua câmera no modo prioridade de abertura ao fotografar à noite; quanto mais aberta a lente, mais luz entra no sensor. Defina a abertura para algum lugar entre f/1.8 e f/4. Aqui um detalhe, quanto maior o número, menor a abertura (pior para fotos noturnas); quanto menor o número maior abertura e melhor será a lente para fotos noturnas.

Qual o valor exato que você deva escolher depende de quão grande a lente pode ir e quanta profundidade de campo você deseja. Aberturas maiores permitirão mais luz, mas também diminuirão a quantidade da imagem que está em foco (é como se você desse um zoom na imagem); é um pouco de um ato de equilíbrio. Aberturas a partir de f/4 são normalmente inutilizáveis sem um tripé durante a noite, pois praticamente não entra luz nelas.

Como tirar fotos a noite (dicas para não burrar) 6

A velocidade do obturador é a configuração mais importante à noite. Você precisa conseguir algo entre 1/50 de segundo e cerca de 1/200 de segundo. Mais lento é melhor porque deixa entrar mais luz, mas você precisará ir um pouco mais rápido se o seu assunto está se movendo. No entanto, no modo de prioridade de abertura, você não está controlando diretamente a velocidade do obturador. Em vez disso, você está controlando a abertura e o ISO. Nós já definimos abertura para um bom valor amplo que vai deixar entrar muita luz, então a única coisa que resta para gerenciar é ISO.  É aqui que entra o verdadeiro segredo.

Defina seu ISO com o menor valor que lhe dá a velocidade necessária para o obturador. Seu ISO provavelmente será muito mais alto do que o ideal, mas esse é a única coisa que você pode fazer. Faço regularmente retratos à noite com um ISO entre 3200 ou 6400, que é muito mais alto do que eu jamais consideraria usar em qualquer outra circunstância durante o dia. Se a velocidade do seu obturador for mais rápida que 1/200º de segundo sem uma razão muito boa, seu ISO é muito alto. Quanto maio o ISO, mais ruído a foto terá, por isso é necessário o equilíbrio.

Outras Dicas e Truques

Quando você está fotografando à noite, as circunstâncias mudam rapidamente. Em um momento você está com uma luz de rua, no outro é quase um breu total. Se você estiver fotografando em algum lugar que os níveis de luz são constantes, mude sua câmera para o modo manual e configure em uma abertura, velocidade do obturador e ISO que funcionem.

Sua câmera assume que você está filmando durante o dia quando ele muda uma cena. Defina sua compensação de exposição em uma ou duas configurações padrões. Isso não só lhe dará uma velocidade mais rápida do obturador, mas também fará com que suas fotos pareçam melhores.

Acertar as cores à noite é complicado. Muitas fotos ficam com um tom alaranjado desagradável que é quase impossível de corrigir, mesmo no Photoshop. Se você não está feliz com a aparência das cores em suas imagens, converta-as em preto e branco. Por isso é normal você ver fotos noturnas em preto e branco.Como tirar fotos a noite (dicas para não burrar) 7

Se sua lente tiver estabilização ótica de imagem, use-a. Esse recurso permitirá que você use velocidades um pouco mais lentas do obturador que irá compensar os tremores naturais de suas mãos. Mas tenha em mente que a estabilização ótica (OIS) só ajuda no tremor das mãos, se o assunto da foto estiver em movimento, de nada adiantará.

 

Fotografar à noite também envolve dominar o uso de luzes artificiais. Se você está filmando em uma cidade, use as luzes de rua, vitrines, faróis de carro, ou qualquer outra fonte de iluminação que você possa encontrar.

Como tirar fotos a noite (dicas para não burrar) 8
Usando as luzes da cidade

Se você está filmando paisagens, a vida será muito mais fácil. Use um tripé e uma velocidade do obturador com o tempo que você precisar. Na foto abaixo, foi usada um tempo de exposição de oito segundos de duração, com uma abertura de f/5.6 e um ISO de 400. Ou seja, algo impossível com as mãos, mas que em um tripé fica perfeito.

Como tirar fotos a noite (dicas para não burrar) 9

Se sua câmera está lutando para encontrar o foco, a melhor coisa a fazer é tentar focar automaticamente na área do assunto que tem mais contraste. Depois de focar, mude para o foco manual ou use o bloqueio de foco que a maioria das câmeras possui e, em seguida, tire sua foto.

Só use o flash acoplado na sua câmera em último caso,  o geral, eles crias imagens muito feias. Aumentando o ISO e convertendo para preto e branco você conseguirá resultados melhores.

Se, no entanto, você tiver acesso a flashes portáteis que de para mudar a localização, não tenha medo de usá-los. Eles são mais uma fonte de luz para você trabalhar.

Fotos: Pinterest

SUGESTÕES PARA VOCÊ