Início » Como mover aplicativos para o cartão micro SD no Android

Como mover aplicativos para o cartão micro SD no Android

Sem espaço no seu celular para instalar aplicativos? Instale ou mova eles para seu cartão micro SD facilmente. Veja como.
Por | 11 de março de 2020 às 11:28
mover aplicativos para o cartao sd

Você tenta instalar um novo aplicativo e o aviso Espaço insuficiente é exibido, isso é muito chato, só quem passou pela situação sabe. Os jogos pesados e avançados de hoje, vídeos em 4K, câmeras com centenas de megapixels e etc, tudo isso exige espaço, muito espaço.

Se você estiver sem grana para comprar um celular com mais memória e se seu smartphone tiver um slot para cartão de memória, a solução é fácil. Um cartão microSD é uma maneira barata de expandir o armazenamento do seu celular e você pode mover aplicativos para ele e liberar espaço em vez de remover aplicativos no seu dispositivo Android. Claro que a solução tem seus pontos negativos como a velocidade menor, mas na emergência vale a pena.

Mas como fazer o procedimento? Como você faz isso depende da versão do Android que você está usando. Vamos dar uma olhada.

Antes de tudo, conheçam os pontos negativos

Os cartões de memória são mais lentos que o armazenamento interno; portanto, você pode notar um desempenho um pouco pior em aplicativos com mais recursos. Ao escolher um cartão, escolha o mais rápido e o maior que seu telefone possa suportar – verifique as especificações do telefone para ver com quais cartões ele é compatível

Esse artigo irá te ajudar: 3 dicas de como escolher um MicroSD para seu smartphone

Não é possível mover aplicativos pré-instalados sem fazer o root, e mesmo alguns aplicativos de terceiros podem não suportá-lo. Além disso, nas versões mais antigas do Android, talvez você não consiga usar os widgets associados aos aplicativos que você mudou para o cartão de memória.

Com tudo isso em mente, vamos ver como mover aplicativos para um cartão SD.

Use um cartão SD como armazenamento interno

O Android  Marshmallow introduziu alterações na maneira como os telefones podem lidar com cartões de memória, e essas alterações continuaram nas versões posteriores do Android.

Agora você pode configurar os cartões microSD para funcionarem como armazenamento interno. Em vez de ter armazenamento interno e externo existente como espaços separados, o Android vê o cartão como uma extensão da memória interna.

Leiam também: 5 modos de enviar arquivos do Android para o computador

Dados e aplicativos podem gravar conforme necessário, e tudo acontece sem problemas. Como resultado, você não precisa se preocupar com o local em que seus aplicativos estão armazenados.

Você precisa configurá-lo primeiro. Seu cartão será apagado (formatado) no processo, portanto, faça backup de todos os dados necessários:

  1. Insira o cartão no seu telefone. Quando a notificação Novo cartão SD aparecer, toque em Configurar .
  2. Em seguida, você precisa escolher como o telefone deve usar o cartão.Selecione Armazenamento por telefone no Android 9 ou Usar como armazenamento interno em versões mais antigas. Como alternativa, vá para Configurações> Armazenamento , toque no cartão, toque no botão de menu e selecione Configurações de armazenamento . Toque em Formatar como interno .
  3. Na próxima tela, toque em Formatar cartão SDou Apagar e formatar . Isso limpará seu cartão.
  4. No Android 9, você tem a chance de mover seu conteúdo, incluindo aplicativos, para o cartão.Também mostra quanto espaço você economizará. Pressione Mover conteúdo para concluir.

formatar cartão SD

Esse recurso é chamado de armazenamento adotável e exige que você mantenha seu cartão no telefone permanentemente. O cartão também é criptografado, portanto você não pode colocá-lo em outro dispositivo para copiar os dados.

A grande desvantagem do armazenamento adotável é que alguns fabricantes optam por não oferecê-lo em seus dispositivos. Se você não o tiver, precisará continuar movendo seus aplicativos para o cartão SD manualmente.

Como mover aplicativos para um cartão SD no Android 9.0 Pie

Se o seu telefone não suportar armazenamento adotável, é rápido e fácil transferir aplicativos para um cartão SD no Android Pie manualmente. Lembre-se de que você não pode fazer isso para todos os aplicativos e nem para os aplicativos pré-instalados.

  1. Vá para Configurações> Aplicativos e notificações> Informações do aplicativo.
  2. Encontre o aplicativo que você deseja mover na lista e toque nele.
  3. Selecione armazenamento. Se o aplicativo suportar a transferência para um cartão, você verá um botão aqui chamado Alterar . Toque aqui.
  4. Selecione o cartão SDna caixa de diálogo Alterar armazenamento . Isso abre uma tela de confirmação. Toque em Mover para começar.

Android 9 pie

Para mover o aplicativo de volta ao armazenamento interno, repita as etapas acima, mas selecione Armazenamento compartilhado interno na etapa final. Você sempre deve fazer isso quando quiser trocar ou remover seu cartão de memória.

Como mover aplicativos para um cartão SD no Android 8.0 Oreo

O processo para mover um aplicativo para o cartão SD no Android 8 é basicamente o mesmo do Android 9:

  1. Vá para Configurações> Aplicativos e notificações> Informações do aplicativo.
  2. Role para baixo para encontrar o aplicativo que você deseja mover para o cartão e toque nele.
  3. Selecione armazenamento. Se o aplicativo suportar a transferência para um cartão, você verá uma seção chamada Armazenamento usada . Aperte o botão marcado Alterar .
  4. Selecione o cartão para o qual deseja mover o aplicativo, seguido de Mover.

Como mover aplicativos para um cartão SD no Android 7.0 Nougat

Você pode mover aplicativos para um cartão de memória no Android 7.0 Nougat através de Configurações . No entanto, você não pode mover todos os aplicativos e, onde eles não o suportam, não verá o botão Alterar na Etapa 3.

  1. Vá para Configurações> Aplicativos.
  2. Localize o aplicativo que você deseja mover para o seu cartão microSD e toque nele.
  3. Vá para Armazenamento> Alterare escolha seu cartão na caixa de prompt que é aberta.
  4. Toque em Moverpara concluir o processo.

Dependendo do tamanho do aplicativo, pode levar alguns instantes para ser concluído (especialmente no caso de jogos grandes), portanto, não toque no telefone até que ele esteja pronto. Para voltar o aplicativo, repita as etapas e escolha Armazenamento compartilhado interno na Etapa 3.

Como mover aplicativos para um cartão SD no Android 6.0 Marshmallow

Mover aplicativos para um cartão microSD é o mesmo no Marshmallow e no Nougat.

  1. Vá para Configurações> Aplicativose toque no aplicativo escolhido.
  2. Toque em Armazenamento> Alterare escolha o cartão quando solicitado.
  3. Pressione Moverpara concluir o processo.

Como mover aplicativos para um cartão SD no Android 5.0 Lollipop

O Lollipop tem suporte menos robusto para cartões de memória do que as versões posteriores do Android, mas você ainda pode mover aplicativos de dentro das Configurações .

Você está limitado em quais aplicativos você pode colocar em seu armazenamento externo; depende do desenvolvedor que suporta a opção. Além disso, o aplicativo inteiro também não passa para o cartão – apenas parte dele.

Você pode ver quais aplicativos possui no seu cartão deslizando para a guia à direita na tela do aplicativo , rotulada No cartão SD . Isso facilita a identificação de qualquer um que você deseje voltar no futuro.

Para mover aplicativos:

  1. Vá para Configurações> Aplicativose toque no aplicativo que você deseja mover para o seu cartão SD.
  2. Em seguida, na seção Armazenamento, toque em Mover para cartão SD . O botão ficará acinzentado enquanto o aplicativo se move, portanto, não interfira até que esteja pronto.
  3. Se não houver aopção Mover para cartão SD , o aplicativo não poderá ser movido.

Uma vez feito, a seção Armazenamento será atualizada para mostrar quanto do aplicativo está armazenado no cartão (e quanto ainda resta no armazenamento interno). O botão Mover agora exibirá Mover para telefone ou Mover para armazenamento do dispositivo . Tocar neste botão permite remover o aplicativo do cartão.

Como mover aplicativos para um cartão SD no Android 4.xe versões anteriores

O suporte para cartões microSD era extremamente limitado em todas as versões do Android 4.x (incluindo KitKat, Jelly Bean e Ice Cream Sandwich). O Stock Android não suportava a capacidade de mover aplicativos para um cartão externo, pois o Google parecia ter a intenção de eliminar totalmente os cartões. No entanto, alguns fabricantes optaram por incluir o recurso em suas próprias versões do sistema operacional.

Se o seu dispositivo antigo suportar, o processo é direto:

  1. Vá para Configurações> Aplicativos.
  2. Em seguida, localize e toque no aplicativo que você deseja mover para o cartão.
  3. Selecione Mover para cartão SD. Se esse botão não estiver disponível, você não poderá mover o aplicativo (ou o telefone não suporta isso).

No caso improvável de você ainda estar usando um dispositivo Android 2.x, essas etapas são aproximadamente as mesmas que você encontrará. Os widgets da tela inicial não são suportados nessas versões antigas – você precisará manter um aplicativo no armazenamento interno se quiser usar um widget.

Se você não tiver a opção no seu telefone, precisará procurar um aplicativo de terceiros.

Como mover aplicativos para um cartão SD usando o Link2SD

Se o seu telefone não suporta mover aplicativos para o cartão SD ou se você deseja mover um aplicativo que não seja compatível individualmente, existem alguns aplicativos de terceiros que podem ajudá-lo. O Apps2SD é uma opção popular, assim como o FolderMount . Ambos exigem um telefone Android com acesso root.

Vamos ver outra opção, o Link2SD , que possui recursos para celulares com root e sem root. Você pode usá-lo para mover aplicativos para o seu cartão em massa, para “forçar a movimentação” de aplicativos que normalmente não o permitem e para descarregar pastas de dados de aplicativos e jogos maiores para o armazenamento externo.

Primeiro, inicie o aplicativo e conceda permissões de root se o celular estiver “rooteado”. Em seguida, toque no aplicativo que você deseja mover e selecione uma opção:

  • Link para o cartão SD.Isso requer raiz e move o aplicativo inteiro e seus dados para o seu cartão.
  • Mova para o cartão SD.Isso não requer raiz e só funciona se o seu telefone suportar a movimentação de aplicativos para armazenamento externo. Se você possui root, também pode forçar a movimentação de aplicativos que não o suportam.
  • Link para o cartão SD (dados e cache).Move arquivos de dados e requer raiz.

Para mover mais de um aplicativo por vez, toque no botão de menu no canto superior direito e escolha Seleção múltipla . Agora toque em todos os aplicativos que deseja mover, pressione o botão de menu novamente e escolha Vincular ao cartão SD ou Mover para o cartão SD . Essas são as mesmas opções descritas acima.

O Link2SD é gratuito, com uma atualização paga. Funciona no Android 2.3 e superior.

Download: Download: Link2SD (grátis) | Link2SD Plus ($2,35)

A melhor maneira de mover aplicativos para um cartão SD no Android

A melhor maneira de instalar aplicativos no seu cartão SD depende de qual versão do Android você está usando, se o fabricante do telefone implementou todos os recursos e qual aplicativo você deseja mover.

Em suma:

  • Em celular compatíveis com armazenamento adotável, essa é a melhor escolha. Isso elimina qualquer necessidade de gerenciar seu cartão manualmente.
  • Para smartphones que suportam a movimentação manual de aplicativos para o cartão, esse método é melhor e mais limpo.
  • Se o seu telefone não suportar nada disso ou se você tiver requisitos específicos, considere fazer o root e usar o Link2SD.

Se seus aplicativos estão ocupando muito espaço, outra boa solução é usar a nova gama de aplicativos do Android Go. Não são apenas menores e ocupam menos espaço, mas também são mais rápidos em telefones mais antigos ou menos potentes.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
skype vs zoom destaque

Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras

por Especial
Depois de compararmos o Zoom com o Google Hangout meet, chegou a hora de colocar ele lado a lado com ...
Leia Mais
Zoom vs Google Meet

Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência?

por Comparativo, Especial
Com mais e mais pessoas trabalhando em casa devido à pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando qual a ...
Leia Mais
iphone 9 plus design

3 smartphones poderosos que chegam em abril; vejam quais

por Especial
Mesmo em plena pandemia mundial do Coronavírus, os fabricantes lançaram vários smartphones durante o mês de março, principalmente os topos ...
Leia Mais
Huawei P40 Pro

10 melhores câmeras em smartphone de março

por Especial
A indústria de tecnologia está em constante evolução e os fabricantes de smartphones estão fazendo tudo o que podem para ...
Leia Mais
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais