Início » Como limpar e o celular para proteger contra o Coronavírus

Como limpar e o celular para proteger contra o Coronavírus

Veja o passo a passo de como desifentar e limpar um celular e proteger ele assim de doenças como o coronavírus e outras bacterias.
Por | 16 de março de 2020 às 11:28
limpar smartphone destaque

Você provavelmente não limpa seu celular tanto quanto deveria. Embora fazer isso deva ser considerado um algo comum, com a pandemia do Coronavírus, a procurar por métodos corretos de como limpar o celular, aumentou muito. Nesse artigo iremos ensinar como desinfetar seu aparelho de um modo que elimine o coronavírus, afinal, estamos falando do local que você mais pega durante o dia.

Nesse artigo abordaremos os tópicos abaixo, clique caso queira ir direto ao assunto.

Mãos a obra então, quer dizer, mãos no gel.

Você deve usar produtos de limpeza ou não?

Fabricantes de smartphones como Samsung e Apple, possuem instruções para ajudá-lo a limpar seu smartphone com segurança. Isso geralmente envolve limpá-lo com um pano úmido e sem fiapos e evitar produtos químicos agressivos, produtos de limpeza abrasivos e ar-pressurizado.

Produtos de limpeza agressivos podem acelerar a taxa de desgaste do revestimento oleofóbico (repelente de óleo) na tela. Esse revestimento será degradado gradualmente à medida que você utiliza o dispositivo por vários anos. O uso de álcool e sprays domésticos pode acelerar o processo. O uso de água sanitária e outros produtos químicos agressivos a removerão completamente.

A Apple atualizou recentemente seu conselho de limpeza oficial. De acordo com ela, agora é seguro limpar seu iPhone com toalhetes desinfetantes (algo não muito comum no Brasil). Você ainda não deve borrifar seu dispositivo diretamente com um spray de limpeza. Aqui está o que a Apple diz:

“Usando uma limpeza com álcool isopropílico 70% ou toalhetes desinfetantes Clorox, você pode limpar suavemente as superfícies duras e não porosas do seu produto Apple, como a tela, o teclado ou outras superfícies externas. Não use alvejante. Evite a umidade em qualquer abertura e não mergulhe um produto Apple em nenhum produto de limpeza. Não use em superfícies de tecido, ou couro. ”

O CDC americano (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) recomenda que todos “limpem todas as superfícies” que toquem regularmente para se proteger contra a propagação do COVID-19. Essas superfícies incluem smartphones, tablets, teclados e outros itens de tecnologia usados ​​com frequência. Mostraremos como fazer isso com segurança, usando as recomendações do CDC de usar “soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool” para matar micróbios sem danificar o dispositivo.

O álcool comum vendido no Brasil, o etílico, possui 30% de água, o que significa que você jamais deve despejar ele no seu celular. Hoje, na internet, é fácil encontrar o álcool 70% para limpeza, vendido em saches com pequenos lenços humedecidos, essa é uma boa opção. Há ainda o álcool isopropílico normalmente vendido no Brasil (o comum aqui é o 99%, mas existe um com 70% como a Apple diz, mas é raro por aqui, vejam as diferenças), esse mesmo se cair no celular não causa dano, pois evapora instantaneamente.

Não use álcool em gel. Além de conter água, contém emolientes e produtos para hidratar a pele, eles deixarão resíduos de óleo no celular, o que não é muito legal.

Nota 2: o álcool Isopropílico 99%, é usado para limpar placas eletrônicas e etc, não é recomendado para limpar as mãos ou qualquer parte do corpo.

Primeiro, limpe e desinfete sua capinha

Primeiro você deve limpar a capinha normalmente, com água morna e sabão. Após isso, use o álcool comum para limpar, ou algum spray de limpeza baseado em álcool

  • Usando álcool 70%: mergulhe um pano macio e sem fiapos no álcool e aplique-o no estojo do smartphone. Entre em todos os cantos e recantos e limpe toda a capinha. Deixe o álcool evaporar. Não deixará marcas de manchas como a água.
  • Usando um spray de limpeza à base de álcool: Pegue um pano macio sem fiapos e pulverize-o com o seu spray de limpeza de sua escolha. Aplique o spray de limpeza nos cantos e recantos e limpe as superfícies lisas. Deixe o spray evaporar.

Com sua capinha esteja limpa, você pode agora limpar o próprio smartphone.

Como limpar e desinfetar seu celular

Nem todos smartphones modernos são resistentes à água, mesmo assim não é a melhor das ideias mantê-los sob uma torneira. Por exemplo, todos os iPhones desde o iPhone 7 são “resistentes à água”, mas a Apple ainda recomenda apenas que você limpe o iPhone com um pano úmido, em vez de submergir completamente. A resistência à água existe apenas por precaução . Muitos fatores podem comprometer a resistência à água do seu dispositivo, incluindo danos causados ​​por uma queda.

Para o seu smartphone, use o álcool 70% ou spray desinfetante à base de álcool para limpar a parte traseira e as laterais do dispositivo. Não use alvejante. Pegue um pano macio sem fiapos e mergulhe-o em álcool ou borrife-o bem com spray de limpeza, depois limpe o dispositivo e deixe secar. Você também pode usar um lenço de desinfecção que vem pré-embebido em uma solução de limpeza – como a Apple diz, “um lenço de álcool isopropílico a 70% ou toalhetes desinfetantes Clorox”. Na Amazon Brasil vende lenços semelhantes, ou basta digitar no Google, várias lojas vendem.

Para a tela é a mesma coisa, use o mesmo álcool, porém, depois use um pano seco e sem fiapos para remover o excesso de solução de limpeza para minimizar os efeitos adversos no revestimento oleofóbico.

A películas de tela de vidro também usam um revestimento oleofóbico. Como eles podem ser substituídos de forma relativamente barata e fácil, você provavelmente pode ser um pouco mais despreocupado com o seu desinfetante.

Depois de limpar o smartphone, lave bem as mãos por pelo menos 20 segundos, conforme recomendações médicas.

Mantenha seu celular limpo

A OMS (Organização mundial da saúde) ainda não anunciou que a limpeza do seu smartphone é vital para conter a propagação de um surto como o SARS-CoV-2, mas é do conhecimento geral que nossos dispositivos móveis são imãs de bactérias e outras ameaças invisíveis.

A University of Arizona’s College of Agriculture and Life Sciences  concluiu em 2012 que os smartphones transportam dez vezes mais bactérias do que “a maioria dos assentos sanitários”. Isso se deve à frequência com que tocamos em nossos dispositivos e ao pouco tempo que gastamos para limpá-los.

Tomar precauções básicas como lavar as mãos e evitar tocar no rosto ajudará a reduzir a chance de adoecer devido a uma ampla variedade de doenças. Evitar tocar no smartphone com as mãos sujas também ajudará. Não devemos esquecer que, em geral, atender uma ligação exige que você faça contato entre a tela sensível ao toque e o rosto.

Você também deve evitar mandar mensagens no banheiro. Como o recente surto de coronavírus (e muitos outros males) pode se espalhar pela transmissão fecal, é uma boa ideia evitar o uso do telefone em banheiros públicos.

Desinfete seu smartphone regularmente

Se você tocar no telefone após tocar em uma superfície impura, bactérias e outros micróbios serão transferidos para ele. Mesmo que você vá para casa e lave bem as mãos, quando tocar no telefone, esses micróbios serão transferidos novamente.

Isso não significa que você deve limpar obsessivamente o telefone várias vezes ao dia, mas é uma boa ideia fazê-lo quando chegar em casa e sair em público.

Você pode tomar todas as precauções do mundo e ainda ficar doente. Tudo o que você pode realmente fazer é ajudar a limitar sua exposição, tomando algumas precauções básicas: lave as mãos regularmente, não toque no rosto e desinfecte os objetos pessoais que podem abrigar bactérias e outros micróbios.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
skype vs zoom destaque

Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras

por Especial
Depois de compararmos o Zoom com o Google Hangout meet, chegou a hora de colocar ele lado a lado com ...
Leia Mais
Zoom vs Google Meet

Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência?

por Comparativo, Especial
Com mais e mais pessoas trabalhando em casa devido à pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando qual a ...
Leia Mais
iphone 9 plus design

3 smartphones poderosos que chegam em abril; vejam quais

por Especial
Mesmo em plena pandemia mundial do Coronavírus, os fabricantes lançaram vários smartphones durante o mês de março, principalmente os topos ...
Leia Mais
Huawei P40 Pro

10 melhores câmeras em smartphone de março

por Especial
A indústria de tecnologia está em constante evolução e os fabricantes de smartphones estão fazendo tudo o que podem para ...
Leia Mais
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais