Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Como desinstalar apps da MIUI sem root (e desativar propagandas)

Como desinstalar apps da MIUI sem root (e desativar propagandas)

Passo a passo para remover propagandas da Xiaomi e também para desinstalar aplicativos bloqueados pela MIUI (Bloatwares) facilmente.
Por | 21 de janeiro de 2020 às 12:15
xiaomi dobravel

A Xiaomi está rapidamente conquistando o mundo dos smartphones com seus dispositivos bons, bonitos e baratos. No Brasil a marca tem crescido muito, principalmente depois de começar a atuar oficialmente no país. O sistema que seus smartphones rodam, a MIUI, é amada e odiada por muitos. Além disso, o excesso de aplicativos inúteis, os chamados Bloatware, acabam manchando sua imagem. Mas há como desinstalar eles, facilmente e sem root.

Leiam também:

O que são os Bloatwares nos dispositivos Xiaomi?

O termo Bloatware é usado para aplicativos de smartphones que são bloqueados pelo fabricante, onde não é possível desinstalar os mesmos. Para tornar a interface do usuário do dispositivo única, eles usam essa técnica incômoda de bloquear aplicativos, forçando os usuários a usarem seus aplicativos que normalmente estampam suas marcas.

A menos que você faça root no dispositivo, o que é uma tarefa tediosa por si só, não é possível desinstalar ou desativar um bloatware. Mas, pelo menos nos smartphones da Xiaomi, há como contornar isso. Iremos mostrar aqui três métodos para desinstalar aplicativos da MIUI.

Como desinstalar / desativar os aplicativos MIUI nos dispositivos Xiaomi sem fazer root?

1. App Hidden Settings for MIUI

O aplicativo Hidden Settings for MIUI facilita para os desenvolvedores executarem tarefas anteriormente complexas com apenas alguns toques. Por exemplo, você pode acessar o log de notificação, o que era difícil de acessar antes.

O aplicativo possui guias para diferentes versões do Android, incluindo Android 7, Android 8 e Android 9. Você pode optar por qualquer uma das versões do Android, dependendo da versão MIUI instalada no seu dispositivo Xiaomi. Com a ajuda dos recursos ocultos do MIUI, você pode se livrar de alguns aplicativos (não todos) pré-instalados (também é possível desinstalar os aplicativos do Google).

  1. Baixe e abra o aplicativo MIUI Hidden Settings.
  2. Escolha a versão do Android.
  3. Toque em Gerenciar aplicativos.
  4. Role a tela e toque no aplicativo que você deseja remover do seu dispositivo.remover anuncios xiaomi
  5. Toque na opção “Desativar” ou “Desinstalar”.
  6. Em seguida, toque no botão “Desativar aplicativo” no pop-up.

Dessa forma, você pode se livrar da maioria dos aplicativos não utilizados que antes eram impossíveis de remover.

2. ADB e Fastboot

A remoção de bloatwares usando o ADB/Fastboot é um método universal e funciona com praticamente todos os dispositivos com Android.

O problema é que é um pouco técnico. Para obtê-lo, você precisa seguir as etapas com precisão ou conhecer previamente o ADB e Fastboot. Portanto, recomendo que você tente seguir a primeira opção.

Para desinstalar os aplicativos MIUI do seu dispositivo Xiaomi, clique neste link e siga as etapas para “Remover bloatware de qualquer dispositivo Android”.

Se você encontrar algum erro ou falha no sistema, basta reiniciar o telefone e o dispositivo Xiaomi voltará ao normal.

Como desativar os anúncios dos smartphones Xiaomi

Não apenas o bloatware, você também pode se livrar de alguns dos anúncios exibidos no software MIUI, aquelas propagandas chatas que aparecem do nada quando você está usando o smartphone. É bem simples: Vá para Configurações> Configurações adicionais> Autorização e revogação.

remover anuncios xiaomi

Aqui, você precisa revogar a autorização para MIUI System Ads (msa) que coleta dados para publicidade. Então, toque no botão ao lado de msa e toque em Revogar no pop-up que aparece.

É seguro remover Bloatwares da Xiaomi?

Bem, isso depende! Primeiro, a própria Xiaomi recomenda não seguir essas práticas, então, seguindo isso, não é seguro. Mas, novamente, eles são os principais culpados, então vamos pular o aviso por enquanto.

Fora isso, a remoção do bloatware da Xiaomi também pode ser alcançada fazendo o root do smartphone. Agora, esse é, de fato, um método complicado.

Também é o caso de muitos usuários considerar qualquer coisa que não seja do Google como bloatware, independentemente do fato de esses aplicativos serem bons ou ruins. Às vezes, esses aplicativos oferecem uma experiência melhor que os aplicativos do Google.

Até o momento, não recebi nenhuma informação de problemas ocorrendo no dispositivo usando os métodos acima. Portanto, se você  não precisa de fato fazer root no seu aparelho, aconselho fortemente os métodos acima para desinstalar os blotwares, aplicativos da MIUI bloqueados.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

por Especial
O Dia do orgulho Nerd, ou Dia do orgulho Geek, é um dia comemorado todo dia 25 de maio no mundo ...
Leia Mais
Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

por Especial
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho Nerd, e uma das maiores referências para a data, ...
Leia Mais
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais